NEWS!

Anthem e as Novidades do Endgame

Anthem e as Novidades do Endgame

Escrevo como um jogador, apenas. Tenho jogado Anthem desde a versão fechada da demonstração. O jogo tem evoluído desde então, sendo moldado pela comunidade que está curtindo o game. Os fóruns de discussão estão ativos e os devs da BioWare permanecem realizando lives conforme o calendário, interagindo com a galera no chat. O jogo já recebeu três patchs de atualizações para correção de bugs e introdução de novos conteúdos, além de ajustes do lado do servidor (hotfix).

As principais queixas iniciais dos jogadores foram relativas aos servidores, que estavam deixando a desejar, fato inegável. Acredito que posso afirmar que a performance de Anthem no console Xbox One X teve um grande salto qualitativo desde o seu lançamento.

Do que pude observar, as melhorias mais evidentes, são:

  • O tempo de loading melhou bastante (cerca de 40% – conexão de 60 Mbps).
  • Não existe mais o loading da Forja. Isso realmente é algo para agradecer de joelhos!
  •  Crashs já não ocorrem mais. Jogo “crashar” em 2019 é um escândalo mundial.
  • Os jogadores não ficam mais “presos” do lado de fora nas partes das Fortalezas. (Mano… Isso era péssimo).
  • O sistema de loot melhorou nas dificuldades grão-mestre, GM1, GM2 e GM3. A taxa de “chororô” caiu vertiginosamente! Glória a Deux!

O endgame

Após atingir o nível 30, desbloqueando as quatro lanças (Tempestade, Interceptor, Colosso e Patrulheiro) e finalizando as missões da campanha, você chegará ao mundo obscuro do vício! O endgame oferece atividades e cenários repetitivos que possibilitam o grinding, expressão que significa algo como uma escalada permanente em busca da lança perfeita!

No lançamento, as atividades do endgame eram:

  • Modo-livre: mapa aberto pontilhado de eventos do mundo, combate com as 3 facções (Escaras, Dominium e Bandidos), além dos escorpiões, serpes, brutus, ursixs, titans e torretas!
  • 3 Fortalezas: Templo Escara, Mina da Tirana e Cerne da Ira.
  • Contratos diários: missões randômicas normais e lendárias.
  • Missões randômicas de fortaleza e contrato quando jogamos integrando equipes aleatórias.

Novidades do endgame

Depósitos elísios

A atualização de 26/03/2019 introduziu nova atividade na realização das Fortalezas. Agora, no Forte Tarsis, encontramos os Depósitos Elísios. São novos tipos de espólios recebidos ao completar as Fortalezas.

Ao consultar os Depósitos Elísios, você encontra uma lista de 162 itens cosméticos ou materiais de crafting que devem ser recolhidos ao longo de 40 dias corridos. Para coletar, você e seus companheiros de equipe devem ter a chave elísia, coletada em missões diárias.

Quando o boss da Fortaleza morre, surgem 4 baús elísios e cada um da equipe que tiver uma chave poderá abrir um deles. Para quem curte a customização da lança, esse novo tipo de espólios é bem bacana.

Essa nova atividade contribuiu para que os jogadores que normalmente jogam juntos, se organizem para coletar as chaves para abrir os quatros baús, maximizando os espólios. Show!

FIGURA 1 do segundo artigo de Abril 2019 - Anthem e as Novidades do Endgame

Missões lendárias diárias

Também nesta atualização, foram introduzidas as missões lendárias. São repetições aleatórias das missões da campanha. A Fortaleza do Cerne da Ira é, na verdade, a repetição da última missão da campanha.

A novidade foi que os devs introduziram agora a possibilidade de repetir também as outras missões, todas nos níveis grão-mestres (GM1, GM2, GM3). Não se trata de conteúdo novo, mas sim de uma nova atividade de repetição para o grinding. Para quem curte rever cutscene é bem legal!

Melhorias no sistema de loot

A frequência de drop de armas, componentes e dispositivos lendários, aumentou. Sendo essa a questão mais tensa do endgame, pois quem curte looter shooter e jogos de grinding em geral, normalmente joga com foco no drop! A técnica é a mesma para adestrar cães! 🙂

Agora, ocorre também o drop de lendária no boss final das Fortalezas. Nada mais coerente que isso! Eles precisavam fazer isso, pois os cães não completavam as Fortalezas porque não tinha chance de ganhar um biscoitinho bom no final! Agora tem!

Síntese da minha experiência

Após aproximadamente 300 horas de jogo, estou com minhas 4 lanças lenda e possuo 10 armas lenda. Eu me sinto motivado a continuar jogando, pois Anthem é sem dúvida, a jogabilidade mais original dos últimos anos.

A movimentação vertical, o voo e combate fluídos, realmente me conquistaram. Acima de tudo, apesar do “chororô”, o jogo é bastante divertido, sozinho ou com os amigos. O grinding também me motiva, pois ainda não tenho todas as armas e minhas lanças não tem todos os dispositivos que eu quero em sua versão lenda.

Também não tenho todos os componentes que permitem otimizar as diferentes opções de dispositivos que oferecem diferentes combinações elementais, de explosão e impacto. Com mais opções de dispositivos lenda, temos novas formas de combinar preparação e detonação dos combos.

A comunidade de Anthem se apropriou do jogo e é numerosa, os servidores estão sempre cheios, praticamente inexiste uma missão que você faça sem a equipe completa. Muito embora, é possível notar que houve uma debandada de gamers Nutella, o que foi ótimo!

A povo que estava na modinha de “hatear” Anthem conseguiu os views que podiam e “flopou”, já passando para o próximo jogo hypado-medíocre para angariar cliques! A galera que eu jogo está ansiosa para a vinda do Primeiro Ato, que será a primeira extensão do enredo da campanha, e que esperamos, traga outros conteúdos para o endgame também.

O que Anthem precisa melhorar?

Na minha opinião, o mais urgente é o desenvolvimento do sistema de crafting, que permita a customização e melhoria das perks dos itens lenda. Isso é um ponto sensível, que inclusive justificaria a coleta de itens de fabricação que até o momento, são praticamente inúteis.

Outra atividade de endgame que seria muito legal é adição de missões temporárias com alto grau de dificuldade, que tivessem como recompensa a certeza de drop de armas, perks e cosméticos específicos! Essa parece ser um desejo da galera que joga Destity e que está curtindo Anthem também!

________________________________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Fábio Pires Gavião

É Autor/Colaborador do UniversoNERD.Net. Professor de História e gamer na plataforma Xbox One nas horas vagas. GT: Gavian Gamer.

Postar um comentário