NEWS!

A Onda Battle Royale Em Tetris 99

A Onda Battle Royale Em Tetris 99

A tendência de algumas franquias a se adaptarem ao mercado é um fator interessante. Os produtores de Tetris mudaram a conversa em torno do clássico conceito de quebra-cabeça no ano ao vincular diretamente suas ações e o fluxo de fases ao ritmo flutuante de uma trilha sonora incrível. No caso do exclusivo Tetris 99, para Nintendo Switch, uma ótima jogabilidade é reconhecível imediatamente, mas uma nova reviravolta ajuda-o a destacar-se dos jogos de Tetris de antigamente: uma competição de 99 jogadores no melhor do estilo Battle Royale e com um multiplayer viciante.

É caótico, podendo funcionar a seu favor ou levar a momentos injustos. Felizmente, com a jogabilidade sólida em sua fundação e um meio rápido de entrar em um novo jogo, nenhuma experiência com Tetris 99 parece um desperdício de tempo.

Um foco competitivo diferente de Tetris 99

O aspecto competitivo do Tetris 99 é algo com que a maioria das pessoas está familiarizada, embora baseada em configurações menos ambiciosas. De modo geral, “limpe” algumas linhas e um lote de lixo aparecerá em uma fila ao lado do espaço do quebra-cabeça do seu oponente. Se eles puderem limpar suas próprias linhas, o lixo na espera pode ser negado; se nenhuma nova linha for completada, o peso de seu sucesso diminuirá em sua prancha e reduzirá sua chance drasticamente e sem dó.

Esta configuração direta foi, no passado, utilizada em cenários de dois jogadores, mas agora com 99 jogadores competindo de uma só vez, todos visíveis ao lado do seu espaço de quebra-cabeça com linhas aparecendo e desaparecendo entre os jogadores a cada poucos segundos, seus primeiros jogos serão um pouco confusos, mas sua experiência será renovada.

Tetris 99 Figura 1 - A Onda Battle Royale Em Tetris 99

De maneira um pouco frustrante, Tetris 99 não oferece nenhuma explicação sobre seu funcionamento interno nem sobre a função de vários modos de ataque que você pode escolher durante uma partida. Você pode ir muito longe simplesmente jogando Tetris do jeito que você sempre fez, mas um jogador desinformado sempre estará em grande desvantagem. Mesmo que algumas informações estejam numa rápida busca na internet, é decepcionante não ter mais detalhes ou explicações.

Além disso, você pode influenciar os padrões de ataque automatizados usando o analógico direito, determinando se suas linhas ofensivas são enviadas para os randoms, jogadores atacando você, pessoas próximas à morte ou jogadores que mataram mais na partida. Jogando handheld, você também pode usar a tela sensível ao toque para direcionar os jogadores manualmente. De maneira menos intuitiva, o analógico esquerdo pode ser usado para percorrer a falange de jogadores em ambos os lados da tela.

O controle pode ser usado de maneiras estratégicas, mas existe a opção “badges“. É nomeado assim porque matar um jogador te dá uma porção de um distintivo e, melhor ainda, qualquer pertencente do jogador derrotado. Estes emblemas aumentam a saída dos seus ataques, lançando mais linhas por combinação e tornando os momentos finais de uma partida um inferno para os seus adversários. Com a velocidade crescente de um típico Tetris, escolher manualmente seus alvos com base em pequenos ícones é um jogo de especialistas, então esses perfis de ataque automatizados são em última análise para o seu benefício, mesmo que não sejam bem explicados e possam ser uma fonte de confusão para novos jogadores.

A beleza de Tetris 99 está em testar e comparar o game com os anteriores, pois Tetris é um “deus” entre os games, e um novo Tetris competitivo apenas aumenta a tensão crescente de uma partida. Tetris 99, sendo um jogo com tantos competidores e um padrão de ataque “aleatório”, significa que você inevitavelmente entrará em partidas em que as probabilidades se sentem contra você desde o início, sem motivo ou razão.

Tetris 99 Figura 3 - A Onda Battle Royale Em Tetris 99

Mesmo que cada perda nem sempre seja uma lição aprendida, também é apenas um pequeno obstáculo, já que uma nova partida pode durar segundos, e não minutos. Basta pressionar um botão para iniciar uma busca por novos jogadores e assistir a tela se encher de oponentes em um piscar de olhos. Pode chegar um momento em que o relógio de contagem regressiva expira e os jogos têm menos de 99 jogadores, mas no lançamento, isso é uma ocorrência muito rara.

Por fim, Tetris 99 pode não ser um ótimo game de batalha real, mas bate no mesmo estado emocional, onde um grande número de jogadores que competem pela supremacia cria uma intensidade sempre presente que é difícil de abalar. Adicione essa “camada” a um game que é capaz de instigar a tensão por si só e você terá uma experiência que, mesmo no pior dos cenários, ainda é um game que vale muito a pena ser jogado.

Segue vídeo de lançamento:

______________________________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Colunista do Arena Xbox e XPGG, Idealizador do http://UniversoNERD.Net e Streamer do #TeamSparkers na MIXER. Curte Games, Tech e Ciência.. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas

Postar um comentário