NEWS!

A Odisseia dos Assassinos

A Odisseia dos Assassinos

Há quem diga que o melhor jogo da geração é o jogo X ou o jogo Y, porém o que ninguém pode contestar é que Assassin’s Creed: Odyssey está entre os melhores.

Depois do pequeno hiato de apenas 1 ano na série principal, logo após a franquia sofrer duras críticas por falta de inovação, a Ubisoft nos presenteou com o maravilhoso AC Origins. O jogo trouxe uma mecânica bastante diferente à franquia, introduzindo principalmente um novo sistema de combate e elementos de RPG, além de um imenso e extenso mundo aberto. AC Odyssey conseguiu nos surpreender e melhorar o que havia no seu antecessor, tanto que concorreu ao prêmio de melhor jogo do ano em 2018.

Agora, vamos conhecer um pouco mais a respeito desse jogo maravilhoso após mais de 100 horas de gameplay completadas desse gamer que vos escreve. Atenção para possíveis pequenos spoilers durante o texto.

3399927 acodyssey e3thumb 7 - A Odisseia dos Assassinos
Arte do Jogo Asssassin’s Creed: Odyssey

Enredo e contexto histórico

Pela primeira vez na franquia principal, temos a possibilidade de jogar a história totalmente com um personagem feminino, no caso, Kassandra. O jogo permite a escolha do personagem logo no seu início, onde podemos optar por jogar com Alexios ou com Kassandra, não podendo trocar o personagem depois de iniciado o game.

Basicamente, o enredo do jogo gira em torno de dois irmãos espartanos que foram separados ainda muito jovens por um evento trágico. O jogo se inicia com seu personagem já adulto em uma região da Grécia, sem saber do paradeiro de sua família e a trama vai se revelando em um bom ritmo no decorrer do jogo. O destino do seu irmão (ou irmã), assim como do restante de sua família é revelado durante o enredo, assim como a verdadeira identidade de um dos vilões principais da história, Deimos.

A história se passa na Grécia Antiga, mais precisamente durante o período da Guerra do Peloponeso, entre os anos de 431-404 AC. Esse conflito armado entre Atenas e Esparta serviu de plano de fundo para a história principal da trama de AC Odyssey. No jogo, temos várias referências à guerra e podemos participar diretamente no conflito, lutando tanto pelo lado de Atenas quanto pelo de Esparta. As conquistas de territórios decorrentes das batalhas ficam mantidas no jogo após o desfecho dos combates, o que torna o mesmo bastante dinâmico.

AC Odyssey Personagens - A Odisseia dos Assassinos
Personagens do AC Odyssey: Kassandra (esquerda) e Alexios (direita)

Personagens, locais históricos e gráficos

Vários personagens e figuras mitológicas são encontrados no decorrer da aventura, tais quais os famosos Pitágoras e Sócrates. Estes que se misturam ao enredo e revelam-se bastante importantes para a história do jogo. Alguns seres mitológicos também são comuns em missões principais ou secundárias, tais quais a Medusa, o Minotauro, o Ciclope, entre outros.

A ambientação do jogo é simplesmente impressionante, desde a superfície, com suas estátuas, templos e monumentos colossais dos deuses gregos, até o fundo do mar, com os naufrágios de navios e templos afundados. Quanto ao fundo do mar, o jogo nos trás um magnífico ecossistema marinho e uma beleza gráfica e visual que não lembro de ter visto em outro jogo. O nível de detalhes da parte aquática é sem precedentes.

A superfície não fica nem um pouco atrás. O jogo está graficamente bastante polido e o mundo grego muito bem representado. Os famosos templos de Atenas, de Afrodite, de Zeus e de tantos outros deuses estão todos primorosos, assim como as estátuas que os representam. A paisagem, com seus diversos climas, relevo e vegetação, se mostra absurdamente fabulosa. Os animais e os vegetais encontrados pelo jogo se mostram bastante realistas.

O jogo está todo dublado e legendado em Português do Brasil, sendo que a dublagem, em particular, é de muito boa qualidade. A qualidade dos efeitos sonoros e música é excelente. O sons do ambiente e dos animais são muito bem representados no jogo.

AC Templo de Atena - A Odisseia dos Assassinos
Assassin’s Creed Odyssey: Templo de Atena

Jogabilidade

Desde o AC Origins, a franquia mudou de forma radical o sistema de combate. Os jogos receberam uma pegada mais de “RPG de ação” junto a elementos de stealth (furtividade). Mesmo tendo mudado um pouco de estilo, a essência do estilo “assassino” ainda é bastante forte e tem os talentos mais poderosos do jogo.

O combate naval, implementado lá no saudoso Black Flag, foi aprimorado e também é um ponto forte do jogo, principalmente pelo fato de que o mapa está repleto de áreas marítimas para serem exploradas. As batalhas podem acontecer devido à missões, a cumprimento de contratos ou até mesmo por uma emboscada de navios piratas. O navio e sua tripulação podem ser evoluídos e aprimorados, causando mudanças na jogabilidade e influenciando no combate.

O sistema de upgrade de habilidades está muito bom e amplo, dando a possibilidade de escolha de vários estilos de combate e fornecendo mais opções, como estilos corpo a corpo e à distância, além do tradicional modo furtivo. As armas também dão um toque legal à jogabilidade trazendo diferentes ataques e animações de acordo com o tipo utilizado. A variedade de armas é imensa, desde as simples, até as mais avançadas e com melhores atributos. Alguns NPC’s complementam o upgrade de items diversos a partir do sistema de coleta de recursos do mapa (madeira, pedras preciosas, etc).

14165620180610 110451 1 big - A Odisseia dos Assassinos
Batalha Naval do Assassin’s Creed Odyssey

Veredito e conclusão

Após passar várias horas completando as missões principais e secundárias do jogo posso afirmar que o mesmo tem bastante conteúdo, uma grande variedade de missões e de objetivos para alcançar. Possui um mapa imenso para ser explorado, tanto em superfície quanto em áreas aquáticas e submersas.

Os gráficos do game impressionam bastante, assim como sua jogabilidade. Bugs e defeitos raramente são encontrados e não causam impacto direto no jogo. A história é bem contextualizada com o conflito entre Atenas e Esparta, o que provoca uma grande imersão no jogo e encaixa bem os personagens fictícios com os personagens reais e o desenrolar dos acontecimentos.

Um ponto bastante positivo é que a Ubisoft está mantendo o jogo sempre atualizado e divulgou seu novo sistema de criação de missões por parte dos jogadores. É muito bom saber que um jogo está em constante evolução e com suporte adequado para manter o mesmo vivo. O passe de temporada acrescenta mais horas e horas de gameplay e conteúdo excelente.

Por fim, deixo o trailer para você e meu sentimento de que passei várias horas num jogo que pode ser considerado como um dos melhores da geração atual de consoles. Até a próxima pessoal!!! 

________________________________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Argemiro Lucena Araújo

Químico Industrial, Doutor em Meteorologia e apaixonado por games, séries, filmes, música, quadrinhos e tudo relacionado ao "Universo Nerd". Streamer do Mixer no Canal www.mixer.com/ArgemiroPB.

Postar um comentário