NEWS!

A Magia de Pokémon Let’s Go, Pikachu! / Eevee!

A Magia de Pokémon Let’s Go, Pikachu! / Eevee!

Os novos gamesPokemon Let’s Go, Pikachu!” e “Let’s Go, Eevee!” são deslumbrantes e mágicas produções de uma das mais amadas aventuras da série. Apesar de alguns recursos que os fãs consideram que estão faltando, como habilidades, criação de animais e itens retidos, Let’s Go tem uma quantidade admirável de profundidade para um game voltado para um público mais jovem que nunca jogou um RPG Pokémon.

Ambos os games podem não ter o mesmo apelo duradouro dos anteriores, mas revisitar Kanto e pegar algumas das criaturas mais icônicas da série faz a viagem valer a pena!

Sobre Pokémon Let’s Go, Pikachu!

Pokémon Let’s Go, Pikachu! / Eevee! leva você de volta para Kanto, a casa dos Pokémons Red, Blue e Yellow. De fato, não mudou muito estruturalmente, mas a região anterior de 8 bits foi revitalizada em detalhes vibrantes. Revisitar alguns dos locais mais memoráveis da série como a Floresta de Viridian e a Cidade de Saffron em uma tela grande é uma alegria absoluta. Áreas que já foram compostas de linhas e formas simples são agora florestas coloridas e cidades detalhadas. Os Pokémons, grandes e pequenos, percorrem as regiões, dando personalidade. A trilha sonora original cativante também foi remasterizada e soa melhor do que nunca.

Quem está familiarizado com os originais ou seus remakes, FireRed e LeafGreen, não deve ter problemas para navegar pelo mundo. Depois que você for apresentado ao seu parceiro Pokémon (Pikachu ou Eevee, dependendo da versão), você parte em uma aventura para colecionar insígnias de academia, derrotar a “Elite Quatro” e acabar com a “Equipe Rocket”. Embora existam algumas surpresas, o layout das regiões e sua progressão é quase idêntico aos originais. Felizmente, Let’s Go lança alguns dos designs mais arcaicos do Vermelho, Azul e Amarelo. Por exemplo, os HMs, conhecidos como “movimentos ocultos”, e que permitiram ultrapassar certos obstáculos, são substituídos por “técnicas secretas” que cumprem o mesmo propósito sem ocupar um dos slots de movimento de um Pokémon. Como resultado, você pode se concentrar na equipe e conjuntos de movimentos em vez de descobrir como dividir HMs entre os Pokémons.

E Let’s Go também faz um trabalho muito melhor em guiá-lo através do mundo e da história. Depois que você fez o seu caminho através do “Rock Tunnel” nos originais, você tinha pouca direção através de Lavender, Celadon, Fuschia e Saffron e poderia fazer certas batalhas e eventos de ginástica fora de ordem. Foi fácil perder os principais itens e acabar lutando com um Pokémon muito mais forte do que o seu próprio, o que levou a frustrante backtracking com pouca ideia do que fazer a seguir. Enquanto você ainda pode completar certas batidas fora de ordem, Let’s Go garante que não perca nada de crucial.

Anteriormente, você tinha que comprar uma bebida de uma máquina de vendas discreta no telhado da loja de departamentos e entregá-la a um guarda da cidade, e se não o fizesse, não seria capaz de lutar contra o sexto Líder de Ginásio.

Pokémon Lets Go Pikachu figura 1b - A Magia de Pokémon Let's Go, Pikachu! / Eevee!

Uma das mudanças mais fundamentais de Let’s Go é como você pega os Pokémons. Em vez dos encontros aleatórios e batalhas envolvendo Pokémons selvagens. como os games anteriores, o novo Let’s Go adota a mesma mecânica de captura de Pokémon Go e com um capricho especial. Os Pokémons percorrem os cenários em tempo real, e você tem que andar, explorar e ir atrás de todos eles.

Os novos mecanismos de captura são uma mudança bem-vinda na fórmula que quebra o ritmo do treinador tradicional e das batalhas no ginásio. Embora pegar Pokémons selvagens não exija tanta estratégia quanto antes, o ato de capturar é muito mais envolvente. Você não precisa se preocupar em derrotar acidentalmente e, portanto, não conseguir pegar um Pokémon raro ou de uma só vez, e se há um Pokemon que você não quer pegar, você simplesmente desvia e evita. A ausência de encontros aleatórios também torna as cavernas que atravessam muito menos tediosas. Sim, isso significa que você pode até evitar Zubats!

Let’s Go incentiva você a capturar Pokémons mais do que qualquer outro game da franquia, e é muito melhor assim! Claro, pegar todas as espécies sempre foi o objetivo primordial, mas nunca me senti mais inclinado a completar meu Pokedex. Capturar Pokémons é a maneira mais eficiente de subir de nível; com cada captura bem-sucedida, toda a sua equipe receberá uma generosa dose de experiência.

Alivia gastar quantidades significativas de tempo e facilita a experiência!

Pokémon Lets Go Pikachu figura1final - A Magia de Pokémon Let's Go, Pikachu! / Eevee!

Let’s Go introduz o “Catch Combos”, que ocorre quando você pega a mesma espécie de Pokémon várias vezes seguidas. À medida que você constrói seu combo, suas chances de correr para Pokémons raros e poderosos aumentam. Você pode até encontrar alguns que você normalmente não encontraria. Capturar Pokémons de repetição é útil e satisfatório, pois é ótimo saber que a sorte não é o único fator envolvido, e é muito difícil parar quando você está em um combo, sabendo que algo bom pode aparecer. A ideia é se divertir o tempo todo!

No entanto, a nova mecânica de captura não vem sem problemas. Os controles de movimentos do Joy-Con são imprecisos na melhor das hipóteses e imprevisíveis na pior das hipóteses. Ao longo das minhas jogatinas, nunca encontrei uma maneira confiável de lançar uma Poke Ball para a direita ou para a esquerda. Na maioria dos casos, eu apenas esperaria que o Pokémon selvagem voltasse ao centro da tela antes de jogar a bola, e mesmo assim, a bendita nem sempre iria onde eu gostaria. Mas acredito resolver essa questão ainda!

O Poke Ball Plus, um acessório opcional do tipo Poke Ball, parece ser mais preciso, mas como existem apenas dois botões físicos, navegar pelos menus e interagir com o mundo pode se tornar uma tortura. Tão novo quanto é ver o Kanto em uma tela grande, o modo de mão é a melhor maneira de pegar Pokémons selvagem. Você pode usar o sensor de giroscópio do Nintendo Switch ou o joystick esquerdo para alinhar um lançamento.

É mais preciso do que os outros, mas considere o tamanho e a distância do Pokémon.

Pokémon Lets Go Pikachu figura2final - A Magia de Pokémon Let's Go, Pikachu! / Eevee!

Apesar das mudanças que tornam a experiência mais acessível do que nunca, Let’s Go é profundo, fazendo um excelente trabalho em facilitar a entrada de novos jogadores em algumas das mecânicas mais complexas, sem ser atolado por tutoriais. Cada Pokémon possui seis estatísticas e o game apresenta toda essa informação. Sempre que trocar de Pokemon durante uma batalha, você verá suas estatísticas. Pode passar o game inteiro sem prestar atenção às estatísticas de um Pokémon, mas será útil ver as informações apresentadas com clareza e frequência. Enquanto pode não ser super útil para iniciantes, é apresentado de uma forma que é fácil de entender e dá aos veteranos a oportunidade de checar Pokémon com boas estatísticas desde o início.

Infelizmente, aqueles que investiram no lado competitivo notarão a ausência de habilidades, itens mantidos e criação de animais, percebendo que tudo isso limita o potencial para um game altamente competitivo. Você poderá “cultivar” Pokémons com estatísticas mais altas através dos combos de captura, mas mesmo se conseguir capturar um Pokémon com as estatísticas desejadas, não terá muito o que fazer. Os recursos online são limitados e não há batalhas de matchmaking ou rankeadas nas quais você possa testar suas habilidades.

Os recursos de negociação também são limitados, pois o “Sistema Global de Comércio” é inexistente, mas você pode negociar e lutar online e localmente. Os recursos de troca de barebones podem ser decepcionantes no início, mas dada a lista menor de Pokémons, eu nunca senti realmente que precisaria do chamado GTS ou Wonder Trade para completar o Pokedex. Isto também é verdade para o Go Park compatível com Pokemon Go, que permite transferir qualquer Pokémon de primeira geração que você tenha em Pokémon Go para o Let’s Go.

É um recurso útil, mas você poderá completar o Pokedex sem essa funcionalidade!

Pokemon lets go Pokemon Go - A Magia de Pokémon Let's Go, Pikachu! / Eevee!

Enfim, sem a mecânica competitiva que os fãs estão acostumados e com o limitado Pokedex, pode ser difícil voltar ao Let’s Go após o lançamento dos créditos. Embora certamente haja razões para revisitar o Kanto assim que você terminar o game, como completar o Pokedex e tentar um Pokémon com estatísticas perfeitas, a atração não é tão forte. Não há muitas surpresas e o que está lá não é tão atraente. A última coisa que eu preciso experimentar é a conectividade Pokemon Go, que devo fazer ao longo desta próxima semana.

Apesar das questões que escrevi neste artigo, “Pokemon Let’s Go, Pikachu!” e “Pokémons Let’s Go, Eevee!” são deliciosas produções das origens da série e um profundo RPG, possuindo melhorias inteligentes nos originais Red, Blue e Yellow, enquanto mantém o que os tornou tão especiais em primeiro lugar. Os fãs da série podem ser decepcionados pela falta de recursos que esperam, mas Let’s Go traz à fórmula Pokemon de volta e se seguindo para novas direções excitantes. A magia do universo Pokémon está mais forte do que nunca!

Para terminarmos, que tal acompanhar a seguir o trailer de lançamento!

x

Os games Pokémon Let’s Go, Pikachu! / Eevee! já estão disponíveis na Loja da Nintendo.

________________________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Gamer desde o Atari 2600, Streamer, Blogueiro e Professor Universitário de profissão e paixão. Sempre informado sobre games, tecnologia, ciência e ensino. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas