NEWS!

Spoiler ao Molho Contexto: A Justiça “Verdadeira” Em Psycho-Pass 1×1

Spoiler ao Molho Contexto: A Justiça “Verdadeira” Em Psycho-Pass 1×1

Olá novamente, meus caros amigos nerds! Já estava morrendo de saudade dessa série e resolvi contextualizar para vocês um episódio de um excelente anime que se encaixa perfeitamente com o momento político que vivenciamos atualmente que, indiscutivelmente, reflete na dita imparcialidade da justiça brasileira nas decisões de crimes que envolvem casos de corrupção teoricamente praticados por pessoas que ocupam (ou ocuparam) cargos públicos de destaque.

Como política é um assunto extremamente delicado, não venho aqui para defender lado algum, tampouco político “A”, “B”, ou “C”. Pretendo apenas chamar vossa atenção à visível parcialidade do nosso judiciário e, também, da respectiva reação do povo brasileiro acerca de suas decisões. Seja qual for o seu posicionamento político, meu nobre leitor nerd, você há de convir comigo que, enquanto alguns casos que possuem provas contundentes (inclusive gravações visuais e sonoras dos envolvidos) são simplesmente perdoados e isso não provoca reação alguma na população, outros, com provas polêmicas e não conclusivas, acabam em punição para os “infratores” e causam um grande alvoroço popular.

Sendo tão inteligente quanto és, meu amigo… Isso não te assusta? Pois a mim, sim!

Encucado com essa situação, encontrei a solução ideal enquanto copiava alguns animes que possuo em mídia para meu novo hd. Como não tinha pensado nisso antes?! Para acabar com todos esses julgamentos polêmicos e imparciais, basta que a justiça nacional adira ao sistema Sibyl (em algumas fontes consta como “Sybil”) e deixe que as dominators profiram a sentença. Sabe do que estou falando, caro nerd? Isso é explicado no episódio de estreia do magnífico anime “Psycho-Pass“.

capa 1 - Spoiler ao Molho Contexto: A Justiça “Verdadeira” Em Psycho-Pass 1x1

Num futuro não muito distante, cansados da parcialidade da justiça e da ineficácia da polícia em coibir a criminalidade (alguma coincidência com o Brasil?), adotou-se, em grande parte do mundo, o Sistema Sibyl, que por meio de chips, chamados de psycho-pass, instalados nos cidadãos, consegue medir a intenção de um indivíduo em praticar qualquer tipo de crime. Então, antes que isso aconteça, a pessoa é detida por um agente da SIC (Seção de Investigação Criminal) com a ajuda de seus coatores.

O episódio começa com a chegada da novata Akane Tsunemori se apresentando ao inspetor Ginoza para seu primeiro dia de trabalho em campo.

Akane se apresenta - Spoiler ao Molho Contexto: A Justiça “Verdadeira” Em Psycho-Pass 1x1

Para seu azar, a nova inspetora recebe, logo de cara, uma complicada missão: deter Okura Nobuo, um criminoso em potencial que mantém uma moça como refém. O Sistema Sibyl o flagrou com 126.3 pontos em seu psycho-pass (onde o máximo considerado normal é 100) e, quando ele percebeu que agora era procurado pela SIC, sequestrou uma jovem e fugiu para um local isolado, dificultando que a força policial utilizasse robôs ou outras tecnologias para efetuar a prisão.

126 de psycho pass - Spoiler ao Molho Contexto: A Justiça “Verdadeira” Em Psycho-Pass 1x1

Akane teria que agir pessoalmente, valendo-se, para isso, da ajuda de quatro coatores sob sua supervisão. A novata é advertida pelo experiente inspetor para que tenha cuidado com os seus subordinados, tendo em vista que todos eles eram criminosos latentes e extremamente perigosos:

Não considere as pessoas que conhecerá agora agentes como nós. O coeficiente criminal do psycho-pass de todos eles supera o valor especificado. São pessoas do pior caráter! Normalmente, eles seriam isolados como criminosos latentes, porém, eles são permitidos a ficar no mundo externo pelo único propósito: de caçar criminosos como eles. São cães de caça! Bestas usadas para caçar bestas!

coatores em forma - Spoiler ao Molho Contexto: A Justiça “Verdadeira” Em Psycho-Pass 1x1

Os coatores foram divididos em duplas, onde uma ficou sob responsabilidade do inspetor Ginosa, e a outra, composta pelo misterioso Shinya Kougami e o já idoso Tomomi Masaoka, a mando de Akane. Tomomi, demonstrando muita experiência e paciência para orientar a nova inspetora, apresenta à ela as poderosíssimas dominators e sugere que ela apenas siga as sentenças proferidas pela arma.

dominator 1 - Spoiler ao Molho Contexto: A Justiça “Verdadeira” Em Psycho-Pass 1x1

A arma em questão reflete os julgamentos efetuados pelo sistema Sibyl. Podendo ser utilizada apenas pelos inspetores e coatores (via leitura biométrica), as dominators entram no modo “Paralisador Não-Letal” se o sistema decidir incapacitar o criminoso latente, a fim de levá-lo para tratamento, ou no modo “Eliminador Letal”, se achar que a solução está na eliminação do alvo. A arma se comunica diretamente e exclusivamente com o seu operador, cabendo a ele executar, ou não, a ação proposta.

Antes de entrarem em ação, Shinya lembra a Akane:

Você é a responsável por nossas ações, inspetora. Então, quando meu jeito de agir te desagradar, atire em mim com isso aí… a dominator funcionará em nós.

E assim, começa a caçada. No caminho, Tomomi adverte Akane sobre as contrariedades da profissão que acabara de assumir, pois mesmo com a implantação do sistema Sibyl, ainda havia muita maldade no mundo:

Vivemos em uma era onde a tecnologia pode ler tudo em sua mente e mesmo assim o mundo está infestado de gente que odeia, mente e tenta ferir os outros. Se isso não é ilógico, o que é?

Pouco depois e ao mesmo tempo que a outra equipe, encontram Okura, que abusava e batia na moça que mantinha como refém. Todas as dominators entram no modo não-letal e um dos coatores acerta o criminoso latente que, devido a efeito de várias drogas, não sucumbe à potência da arma e acaba fugindo, ainda mais furioso e carregando sua vítima.

não funfa - Spoiler ao Molho Contexto: A Justiça “Verdadeira” Em Psycho-Pass 1x1

As equipes se separam novamente e partem atrás de Okura. Antes disso, comentam que precisam agir rápido, tendo em vista que o stress que a vítima passava certamente afetaria o psycho-pass dela, tornando-a, também, uma criminosa em potencial. Mal sabiam eles que já era tarde demais…

fudeu pánóis - Spoiler ao Molho Contexto: A Justiça “Verdadeira” Em Psycho-Pass 1x1

Rapidamente, encurralam o sequestrador em outro local não muito distante. As dominators são ativadas outra vez, porém, agora permitindo a execução de Okura ao entrarem no assustador modo “Eliminador Letal”:

modo eliminador - Spoiler ao Molho Contexto: A Justiça “Verdadeira” Em Psycho-Pass 1x1

Akane, em vão, tenta negociar com o agitado criminoso. Ao mesmo tempo, implora aos seus coatores que tomem outra ação que não seja a utilização da arma em modo letal. Porém, é advertida pelo coator mais experiente que insiste na prerrogativa de que Okura era uma ameaça pelo simples fato do sistema Sibyl assim afirmar. Isso provocou uma frase de efeito e bastante reflexiva por parte da novata:

Não pode ser! Tudo isso por ter sido pego em um scanner de rua?

Nesse exato momento, o coator Shinya não se contém e acerta um tiro certeiro no braço do alvo. O efeito da arma no modo letal? A sequência de imagens diz por si só…

sekência - Spoiler ao Molho Contexto: A Justiça “Verdadeira” Em Psycho-Pass 1x1

Akane fica bastante chocada com a cena. Entretanto, não havia tempo para lamentações, pois o psycho-pass da refém agora passava da casa dos 160 pontos e, sendo assim, o inquestionável Sibyl autorizava que também fosse executada.

mina acima de 160 - Spoiler ao Molho Contexto: A Justiça “Verdadeira” Em Psycho-Pass 1x1

Como superiora imediata dos coatores, a jovem tenta a todo custo impedir que eles atirem na ex-vítima. Seu principal argumento consistia em levar em consideração que a moça não havia praticado crime algum e que a melhor solução seria acalmá-la e conduzi-la para tratamento.

Então você atirará em uma vítima que sequer cometeu um crime? Isso não posso aceitar!

Todavia, os coatores insistiam em seguir o julgamento de Sibyl, inclusive, usando a pena mais pesada. Dessa forma, Akane finalmente percebeu que não conseguiria convencê-los. Quando viu que Shinya realmente atiraria, não pensou duas vezes! Aos gritos, acertou um tiro no coator, usando a dominator no modo não-letal.

pare - Spoiler ao Molho Contexto: A Justiça “Verdadeira” Em Psycho-Pass 1x1

Com a situação controlada, finalmente pôde chegar até a moça e, com muita delicadeza e cuidado, conseguiu tranquilizá-la. Mesmo assim, o inspetor Ginoza chegou de supetão no local e incapacitou-a, furioso com Akane. O episódio termina com o experiente agente exigindo da novata um relatório muito bem feito, onde ela deveria explicar o porquê de ter contrariado as decisões do sistema Sibyl.

explicações - Spoiler ao Molho Contexto: A Justiça “Verdadeira” Em Psycho-Pass 1x1

E você, caro nerd? O que faria no lugar de Akane?

E então? O que achou do sistema Sibyl? Será que ele realmente seria uma solução para os problemas de nossa sociedade atual? Será que valeria a pena confiar em um julgamento eletrônico, feito à base de leitura de chips e cálculos logaritmos complexos demais para nossa compreensão?

Pois então, meu leitores nerds, assistam o anime por inteiro. Eu já spoillei demais por hoje! A resposta virá à tona…

Enquanto essa “solução” ainda está fora de cogitação ao nosso atual poderio tecnológico, resta a nós filtrar as informações que recebemos, checar as fontes que as fornecem e pensar muito bem antes de proferirmos julgamentos ou criar conceitos sobre nossos semelhantes. Assim, como bem disse um dos personagens do referido episódio, há muita mentira e maldade no mundo para que hajamos dessa forma.

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções!

Tags:
Lukas Melo

É Editor e Autor do UniversoNERD.Net. Profissional da área de EaD, aficionado por RPG, hardware e cinema. Porém, não nega outras nerdices.

Postar um comentário