NEWS!

O Aumento do Hiato nos Animes

O Aumento do Hiato nos Animes

Saudações, meus jovens ansiosos nerds de plantão! Tudo bom convosco? Estava eu fazendo minha organização e conjunto de rituais para por em dia os filmes, séries e jogos com os quais pretendo me entreter por esses dias, quando reparei que, entre eles, faltava uma nerdice que há muito tempo não tenho tido o prazer de acompanhar: animes!

Pesquisando em minhas anotações, constatei, infelizmente, que os animes que costumava acompanhar entraram todos num profundo e interminável hiato. Para quem desconhece o termo, aqui, neste contexto, não significa a separação silábica de vogais que estão juntas em uma palavra, mas sim, de um jargão televisivo que denota “pausa”, “interrupção”.

03 2 1024x574 - O Aumento do Hiato nos Animes

Entre os fãs de anime, é consenso que o hiato é a pior coisa de toda a Via Láctea! Nada é mais frustrante do que terminar de assistir a uma temporada de um título, ficar ansioso para ver o prosseguimento daquela trama, mas ter que aguardar sem ter nenhuma indicação de previsão de quando ocorrerão novos lançamentos. É bem verdade que isso também acontece com filmes e séries, porém, assim que a direção e a produtora acertam os termos e firmam os contratos com os atores, a imprensa fica sabendo; assim, é anunciado uma nova continuação, geralmente, até com sua data de estreia.

Já com os animes, é bem diferente! O processo é muito mais demorado e imprevisível porque a criação do roteiro depende, via de regra, da publicação de um determinado número de mangás. A maior parte dos animes que conhecemos derivam dos quadrinhos japoneses. Mesmo que sejam lançados periodicamente, são necessários mais do que um número dessas revistinhas para fazer um simples episódio de 20 minutos. É aí que mora o problema, meu caro nerd…

02 2 1024x576 - O Aumento do Hiato nos Animes

Primeiramente, os estúdios precisam esperar o lançamento de dezenas de números de um mesmo título. Depois disso, é feita a adaptação do enredo contado nesses mangás para que sejam separados por episódios. Só depois de todos esses processos é que ocorrem o desenvolvimento da animação, dublagem, legendas (muitas vezes, feitas pelos fansub’s) e demais procedimentos até que o anime esteja pronto para ser distribuído, seja por canais de televisão ou via streaming.

Percebes, meu lamentoso nerd, o quanto é trabalhoso e demorado para que tudo isso esteja perfeito? Já não bastasse tudo isso, temos uma pandemia ocorrendo em nível global que atrapalha e atrasa boa parte das formas de criação, desenvolvimento e produção de conteúdos artísticos, limitando essas etapas ao que é possível de ser feito por meios remotos.

01 2 1024x576 - O Aumento do Hiato nos Animes

Por conta disso, dezenas de animes entraram em hiato durante a pandemia. Até títulos famosos por produção massiva de episódios, tais como One Piece, Boruto, Pokemon e Digimon, não escaparam deste infortúnio! Imagine então aqueles que, costumeiramente, fazem os fãs morrerem de agonia com seus longos intervalos de lançamento…

E é justamente por animes nessa condição que anseio, meu azarado nerd! Confidenciarei dois deles para ti: o primeiro é Hajime no Ippo. Bem quando o atrapalhado Ippo Makunouchi vira um boxeador notável e campeão do seu país, mas conhece a diferença entre suas técnicas e a do campeão mundial, o anime travou!

E o mais aguardado por mim é, sem dúvida alguma, Hunter x Hunter, cujos últimos episódios datam de 2012. O anime entrou em hiato logo quando Gon encontra seu pai e está para desbravar o Continente Sombrio. Infelizmente, é triste saber que seu criador, Yoshihiro Togashi (também criador de Yu Yu Hakusho), – ao contrário dos memes que o zoam, associando-o a preguiçoso – não produz mangás há mais de 82 semanas devido a seríssimos problemas de coluna que o impossibilitam de manter uma postura confortável.

Portanto, meus nobres nerds, só nos resta torcer e aguardar. Abraços e até breve!

______________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Lukas Melo

É Editor e Autor do UniversoNERD.Net. Profissional da área de EaD, aficionado por RPG, hardware e cinema. Porém, não nega outras nerdices.

Postar um comentário