NEWS!

O Mundo Ainda Quer O Superman?

O Mundo Ainda Quer O Superman?

Após uma semana de preparação, o trailer altamente antecipado de James Gunn Superman finalmente chegou, e todos os olhos estão voltados para o céu. Como a primeira parcela live-action do Universo da DC, muito depende do Superman . Não apenas um universo cinematográfico inteiro depende do sucesso deste filme, mas Gunn também deve cortar o cinismo do mundo e entregar uma visão do personagem cuja representação cinematográfica, para muitos públicos, não ressoa desde 1978.

Mas o teaser trailer deixa claro que o novo Superman não é o original. O riff de guitarra do compositor John Murphy sobre o tema clássico de John Williams dá nova vida ao Superman como herói e símbolo, sugerindo que o “Homem de Aço”, embora se apegue aos temas centrais associados ao personagem, é um conceito vivo e em evolução, uma corrente elétrica através do mundo.

Essa é uma questão com a qual James Gunn se debate no primeiro trailer de seu filme, que traz a pressão de lançar um universo e estabelecer o que o herói significa para o mundo de hoje.

Há várias conclusões importantes do trailer. Primeiro, nem tudo são flores. Apesar da sinopse de imprensa da Warner Bros. enfatizar a esperança e o desejo de Gunn de trazer otimismo de volta ao Superman, o trailer mostra uma consciência aguçada da realidade do mundo. Surpreendentemente, não abre com uma cena icônica de um Superman sorridente. Em vez disso, ele abre com o Superman (David Corenswet) despencando do céu e pousando no Ártico, perto de sua Fortaleza da Solidão. Ele está ensanguentado, espancado, ofegante e incapaz de voltar para casa sem a ajuda de Krypto.

Há algo desconfortável, mas nem um pouco indesejável, em ouvir o Superman lutando para respirar.

O momento nos fundamenta no fato de que o Superman sente dor. Uma das reclamações frequentes sobre o Superman do público em geral que não lê quadrinhos (e aqueles que perderam Superman: The Animated Series e outras várias adaptações) é que ele é poderoso demais e raramente enfrenta desafios físicos difíceis. Este teaser corta isso pela raiz, mostrando que o Superman é muito falível fisicamente.

Não vemos apenas o Superman fisicamente espancado, mas também emocionalmente espancado, pois ele anda por uma multidão furiosa que joga garrafas e latas nele enquanto é escoltado pela polícia até a Stagg Industries, onde ele fica com uma sensação do peso do mundo sobre seus ombros. É claro que o Superman não é universalmente amado e, como um reflexo da América contemporânea, o vemos em seu pior momento. Embora pareça haver desvios tonais significativos dos filmes anteriores do Superman, tanto no estilo quanto nos elementos de história em quadrinhos introduzidos, é irônico que, após uma década de reclamações sobre um Superman sem sorrisos e sua percepção controversa no cenário global, esses temas permaneçam presentes na opinião de Gunn.

Isso levanta a questão de se esses temas se tornaram essenciais para estabelecer qualquer versão cinematográfica contemporânea do Superman. Em 2006, Superman Returns abordou “Por que o mundo não precisa de um Superman” e em 2016, Batman Vs Superman: Dawn of Justice perguntou “Deve haver um Superman?” As respectivas respostas foram que o mundo precisa de um Superman e “existe”. O que Gunn parece estar enfrentando não é a necessidade de um Superman ou a aceitação resignada de que existe um, mas a questão de “como fazemos o mundo querer um Superman?”

E essa questão não se aplica apenas ao mundo do filme, mas também ao público. Com todos os filmes de super-heróis por aí, o que nos faz querer outro filme do Superman?

Apesar das realidades de um Superman machucado e derrotado, há também um desejo por fantasia, por imaginar o mundo como ele poderia ser. Agora mais do que nunca. Com base nos vislumbres que vemos no trailer, Superman salvando uma garotinha, e o símbolo do Superman sendo usado como uma bandeira no país fictício de Boravia (que apareceu em Superman No. 2 em 1939), há a sugestão de que a esperança reside nas gerações mais jovens. Precisou ser adaptado para os tempos atuais!

Há algo convincente sobre um personagem que foi criado para um público infantil que atrai crianças novamente, especialmente porque os filmes do Superman do milênio mudaram para públicos mais velhos. O slogan do Superman, “Look Up” encoraja o mesmo tipo de admiração e inocência infantil.

O Superman de Gunn também é um mundo que apresenta uma miríade de outras maravilhas, como o teaser mostra. Enquanto o filme parece lotado de personagens, o suficiente para criar alguma trepidação sobre se ele pode manter o foco em Clark, eles definitivamente dão ao filme um sabor distinto de história em quadrinhos que não vimos em filmes anteriores do Superman.

O teaser também mostra vislumbres rápidos dos super-heróis Guy Gardner (Nathan Fillion), Hawkgirl (Isabela Merced), Mister Terrific (Edi Gathegi) e Metamorpho (Anthony Carrigan).

Nossa primeira olhada nos vilões do filme inclui um breve vislumbre de um misterioso gigante vestido de preto com uma máscara facial, e o sempre tortuoso Lex Luthor (Nicholas Hoult) que parece estar transbordando de emoção. Há também um monstro gigante, que pode estar conectado ao orbe roxo e verde gigante no céu, com cores associadas a um vilão que os fãs esperam há décadas: Brainiac.

Por mais emocionantes que esses blocos de construção e batalhas em potencial pareçam ser, o que pareceu mais atraente no trailer foi Clark, de Corenswet, cuja representação toma uma página de All-Star Superman , de Grant Morrison e Frank Quitely , que viu Clark vestido com roupas grandes e definido por uma postura desleixada e cabelo bagunçado. Vemos Clark compartilhar um momento de lágrimas com seu pai, Jonathan (Pruitt Taylor Vince), e ter inúmeras interações com Lois Lane (Rachel Brosnahan).

A química deles é imediatamente aparente!

Por fim, para todas as grandes ideias, perguntas e esperanças para o futuro que o teaser circula, a conclusão definitiva da nossa primeira olhada no Superman de James Gunn é que ele é apenas um cara com um cachorro, administrando dois empregos e um relacionamento romântico, pois ele tem dias bons e ruins, alguns que o deixam fisicamente e emocionalmente abatido, alguns que o deixam choroso e outros que podem estar entre os melhores dias de sua vida. Por que queremos um Superman?

Ele é o que somos e o que poderíamos ser – o homem de amanhã, de hoje!

______________________________________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Streamer, Parceiro do Facebook Gaming e ArenaXbox.com.br, Idealizador do UniversoNERD.Net, integrante do Podcast GameMania e Xbox Ambassador. Jogador de PlayStation e Xbox!

Postar um comentário