As futuras redes sem fio de 6ª geração (ou 6G) consistirão em uma infinidade de pequenas células de rádio que precisarão ser conectadas por links de comunicação de banda muito larga do que as redes 5G..
Ainda não temos detalhes de como serão esses equipamentos, que substituirão a tecnologia 5G, mas a transmissão sem fio em frequências terahertz (THz) representa um caminho particularmente atrativo e flexível.
Neste contexto, engenheiros do Instituto de Tecnologia Karlsruhe, na Alemanha, apostam nessa solução e acabaram de dar uma demonstração de que as possibilidades de um 6G THz não ficam apenas na teoria.
O pesquisador Tobias Harter e seus colegas desenvolveram um novo conceito para receptores terahertz de baixo custo que consistem em um único diodo combinado com uma técnica de processamento de sinais dedicada. Isso representa uma “célula de rádio” minimalista, capaz de operar com um consumo de energia mínimo e baixa emissão de campos eletromagnéticos. Harter destaca:
Em seu núcleo, o receptor consiste em um único diodo, que retifica o sinal terahertz,
O diodo é do tipo diodo de barreira Schottky, que oferece uma grande largura de banda e é usado como um detector para recuperar a amplitude do sinal em terahertz. A grande dificuldade para a simplificação da tecnologia é que a decodificação correta dos dados exige o aproveitamento da fase dependente do tempo da onda terahertz, que geralmente é perdida durante a retificação.
Para superar esse problema, os psquisadores usaram técnicas de processamento digital de sinais em combinação com uma classe especial de sinais de dados, para os quais a fase pode ser reconstruída a partir da amplitude por meio das chamadas relações de Kramers-Kronig; ou seja, uma relação matemática entre a parte real e a parte imaginária de um sinal analítico.
Em um experimento de prova de conceito, a equipe demonstrou uma transmissão recorde: uma taxa de dados de 115 Gbit/s e uma frequência portadora de 0,3 THz em uma distância de 110 metros.
Ao que tudo indica, e com o andamento das pesquisas, devemos ter uma tecnologia 6G que irá conectar muito mais o Mundo daqui 5 ou 6 anos, além de aumentar a qualidade e estabilidade do sinal de interner. Esperamos!
______________________________________________________________________________
Bibliografia: Inovação Tecnológica e artigo Generalized Kramers-Kronig Receiver for Coherent THz Communications. Revista: Nature Photonics. DOI: 10.1038/s41566-020-0675-0.
Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.
Postar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.