Saudações, meus caros nerds quarentados de plantão! Tudo bom convosco? Ansioso por voltar a jogar um bom título de MMORPG que me prenda por um tempo considerável, tal como foi com Mu Online e Priston Tale, aos quais, diariamente, me dediquei por cerca de nove anos, venho acompanhando três jogos que estão em desenvolvimento e prestes a serem lançados.
Já não bastasse a quantidade enorme de tempo que demanda para que um jogo desse gênero seja desenvolvido e passe pelas fases alpha e beta de testes, ambas em modo “fechado” (apenas com jogadores convidados) e “aberto” (participação de um público maior, porém, ainda limitado) até que seja lançado no mercado, temos um vírus provocando uma pandemia a nível mundial e atrasando ainda mais, sob vários aspectos, os processos necessários à conclusão de um game.
A mais nova vítima dessa situação é o aguardadíssimo New World, da Amazon Game Studios.
No início de julho a empresa anunciou, pela segunda vez no ano, mais um adiamento. Agora, sua previsão de lançamento está estipulada entre os meses de maio e junho de 2021. Segundo o diretor do estúdio, isso foi necessário porque, ao ouvirem as reclamações e sugestões da comunidade que participou dos testes da fase alpha, decidiram adicionar mais conteúdos midi e endgame. Será mais uma desculpa esfarrapada, meu desconfiado nerd? O jeito é esperar para ver…
Outro jogo muito aguardado pelos fãs de MMORPG’s é Blue Protocol, da nipônica Bandai Namco. Em abril deste ano, foram realizados os testes da fase beta fechado e, durante quatro dias, youtubers e outros jogadores convidados puderam jogá-lo.
As considerações finais dos participantes causaram um tremendo hype na comunidade! O jogo foi muito elogiado, principalmente seu gráfico em estilo anime, feito na engine Unreal 4, e a sua lore (história, enredo), que segundo os relatos, é muito bem contada e envolvente. Contudo, meu hypado nerd, se quiser jogar Blue Protocol, sente, espere e reze bastante! Tudo isso porque o jogo – que ainda não tem data oficial de lançamento – será lançado, primeiramente, no Japão. Depois disso, caso assim queira a Bandai, será disponibilizado para o resto do mundo. Portanto, tende fé, meus caros!
Por fim, também estou de olho grande no Crimson Desert, da competentíssima Pearl Abyss. O jogo promete ser um substituto de peso para Black Desert, seu irmão mais velho, lançado em 2015 e funcionando a pleno vapor!
Ainda não se sabe muito bem sobre a proposta de Crimson Desert. O que se tem, por enquanto, é que o jogo se passa antes dos acontecimentos de seu antecessor, tendo, talvez, a função de explicar a chegada do Espírito Negro no mundo, e que seus gráficos serão lindíssimos, graças a sua engine, que é completamente nova e promissora. Porém, o PvE (jogadores contra a inteligência artificial do game) do jogo ainda é muito confuso. O foco será numa campanha, cujo enredo é solo, porém, podendo ser jogado em modo cooperativo. Um dos produtores da empresa, em entrevista, garantiu que terá combate massivo entre jogadores, comércio, entre outros elementos de um típico MMO.
Mas isso não é estranho, tendo em vista que Crimson Desert conta a história de um único protagonista? Como isso é possível com tantos jogadores ao mesmo tempo? Até agora, o funcionamento desse sistema é o maior segredo do jogo. Como a Pearl Abyss prometeu revolucionar o gênero com ele, o jeito é aguardar e ver como funcionará na prática.
Enfim, meus ansiosos nerds, é duro ser fã de um estilo de jogo que possui o desenvolvimento mais complexo entre os games. Em média, um título demora cinco anos – após os primeiros passos de sua criação – para ficar pronto. São muito os fatores que devem ser levados em consideração até que um jogo esteja funcional e jogável para uma quantidade enorme de jogadores que estarão todos conectados ao mesmo tempo.
A única coisa que podemos fazer para ajudar, de modo que seja lançado um jogo decente, é ficar de olho nas novidades, cobrar e interagir com as desenvolvedoras, dando sugestões de melhorias e fazendo críticas construtivas sobre o que, de fato, se tem do jogo. Assim, essas equipes se sentirão na obrigação de entregar um jogo de qualidade e não uma porcaria qualquer, entregada às pressas por causa de uma comunidade que só sabe encher o saco e cobrar o cumprimento de datas!
Abraços e até breve!
_____________________________________________________________________________
Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.
Postar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.