NEWS!

Dungeon Rushers, O Descontraido E Divertido RPG Em Rodadas

Dungeon Rushers, O Descontraido E Divertido RPG Em Rodadas

Dungeon Rushers: Crawler RPG está chegando aos consoles e, se é um RPG em rodadas com tom de zueira e leve que está procurando, este jogo é para você. Mas se a tipologia em rodadas não é tão para ti, como não era para mim, dê uma chance, pois vou contar neste artigo a minha nobre aventura e caça de riquezas neste jogo!

Dungeon Rushers: Crawler RPG

Eu costumo jogar quase todas as tipologias de jogos, para não ficar muito vinculado a um só estilo. Os jogos em rodadas não são a minha primeira escolha e na minha lista são poucos que possuem mais de 2 horas de jogo, muito menos os que acabaram na minha pessoal “wall of fame”. Entretanto, a desenvolvedora GoblinzStudio aceitou que nós testássemos o gameDungeon Rushers“, sua mais nova produção e que será lançado para Xbox One, Nintendo Switch e PlayStation 4 em 25 de Maio 2018.

Então, aproveitei e dei uma chance para esta tipologia!

Desde os primeiros diálogos no jogo, é possível perceber o tom descontraído e divertido que a nossa aventura (ou melhor, a do nosso herói Elian e os seus parceiros) terá, começando e deixando o trabalho de “limpador de banheiros” em uma taverna para se aventurar de dungeon em dungeon em busca de…

… glória, riqueza e… mulheres, muitas mulheres.

O jogo pode parecer simples, mas muitas vezes não é, pois os inimigos se tornam fortes rapidamente, os dungeons apresentam armadilhas que irão atrapalhar e enfraquecer os seus heróis (e podem ser desativadas), mas fiquem sempre de olho na quantidade de pontos energia disponíveis e às vezes, é melhor enfraquecer um ou dois dos seus heróis e ter mais chances de adormecer os inimigos antes de uma luta. Não confie nos altares, podem dar vantagens ao ser inspecionados (ou equipamento caso seja um baú, pilha de ossos ou barril) mas podem também dar maldições ou emboscadas e isso pode mudar o destino de todo o time, aumentando ou diminuindo as chances de vitória!

Um altar que pode ajudar ou atrapalhar seu time presente nas masmorras.

Mas não desespere, isso virá ainda pior na modalidade que se desbloqueia, se respeitar os 3 objetivos da masmorra (por exemplo, não utilizar habilidades ou matar todos os monstros). Esta versão mais difícil da masmorra pode ser “formada” sem limites, ganhando equipamento, ouro e XP, mas não é tão simples, pois para chegar no baú final, irá precisar achar a chave que randomicamente vai pertencer a um ou outro “empregado” do masmorra! Ah, verdade, não esqueça que não pode usar nenhuma poção nesta modalidade!

Agora, se avançar no mapa, pior vai ficar, pois saber utilizar as habilidades de exploração fora da batalha, como revelar quartos escondidos que podem ser saqueados ou restaurar a mana de toda a equipe será sempre mais importante, se quer chegar no fim da masmorra vivo e ganhar a sua recompensa… morrer (vai acontecer bastante, seriamente… acontece muito) irá fechar o mapa e tudo terá que ser explorado de novo do zero. Por sorte, a masmorra será estruturada da mesma maneira, com um pouco de esforço mental (ou screenshot), poderá decorar ele para as próximas jogadas, mas existe exceção, como as masmorras multinível, pois são geradas randomicamente.

Neste caso, não tem como decorar nada, apenas tática e sorte irão te levar até o fim… ou não!

Mapa do jogo, que pouco por vez se vá enchendo de masmorras.

Como todos os bons RPG, matar significa ganhar XP! A árvore de habilidades e melhorias é bem ampla, não tanto como um Fallout ou um Monster Hunter, mas dá para brincar direitinho com todos os updates deste game, melhorar uma habilidade ou outra para adaptar o jogo e seus heróis ao seu estilo. Gosta de mais facadas? Ou quer mais resistência? O que acha de mais possibilidade de sangramento? A escolha é sua!

Árvore das habilidades de Elian, o seu primeiro herói.

Os combates são basicamente standard, os seus heróis do lado esquerdo e os inimigos na direita, e os primeiros a começar o jogo são os que possuem mais velocidade nas estatísticas. A posição dos seus heróis é decidida antes de entrar em combate e faça isso fora da masmorra, pois cada vez que sua estratégia ou os seus heróis mudarem, isso poderá alterar completamente o seu destino!

Obviamente não podia faltar as piores features de todos os jogos, os status dos seus heróis. Desde as armadilhas até os inimigos e os altares, vai acontecer que um deles te adormeça, quebre a armadura, envenene e muito mais. Até as masmorras e os seus empregados querem fazer um bom trabalho e tentam sempre achar um jeito de te matar!

Com um pouco de tática, poderá gerenciar a estrutura do seu esquadrão da maneira que mais achar justa como, por exemplo, os defensores na frente e os outros por trás, mas tudo depende da sua estratégia de combate, o uso das poções (vida, mana, estatísticas e “limpeza”) podem mudar tudo, salvando da morte os seus personagens e o seu time… ou não e, às vezes, um herói em combate conseguirá matar 3 inimigos, outros 3 heróis morrerão por causa de 1 inimigo. Escolher o que fazer no momento certo é a chave para ganhar!

Estrutura da batalha e status dos seus heróis.

Os seus 3 golpes podem ser contra os inimigos ou para ajudar o seu time, mas não esqueça que fortalecer a armadura, por exemplo, poderá ser mais que um dano pequeno!

A cada batalha, como previsível, vai ter ouro e, às vezes, recompensas como armas, equipamento ou materiais para o crafting, e sim, o seu companheiro anão-contábil é um ótimo ferreiro e a cada elemento que desejar construir, ele ganhará XP e níveis para poder criar equipamento e materiais sempre melhores! Mas se um material não está na sua mochila? A bruxa do mercado tem à venda sempre novos materiais e equipamentos. Não deixe de comprar o que precisa, ela tem muitos clientes e a mercadoria muda rapidamente!

A bruxa do mercado.

O anão contábil ferreiro.

Depois de masmorras grandes e pequenas, o cenário muda junto aos adversários, a trilha sonora também e são adicionados eventos de batalha, neblina, caída de pedras e inimigos disfarçados são uns dos eventos que vai encontrar na sua aventura, isso só para fazer o jogo virar mais imprevisível e, às vezes, ficar frustrado de não conseguir passar uma fase com todos os requerimentos. Se no começo fazia questão de chegar ao fim com todos os requerimentos, pouco por vez, irá deixar esta tarefa para uma rodada futura!

Uma tipologia de masmorras que vai achar na aventura.

Outra tipologia de masmorras que vai achar na aventura.

A nossa aventura vai durar bastante e você não vai estar sozinho, explorando as áreas amplas do mapa que vão se enchendo de masmorras a serem exploradas, o seu team vai crescendo, você poderá ter até 5 heróis ativos, mas fora das masmorras, poderá mudar eles com outros que estão participando da aventura de conquista e de rebelião contra a empresa que está comprando todas estas masmorras e transformando esses lugares em iscas-de-aventureiros! Não deixe de achar uma maneira de finalizar a masmorra, pois a causa precisa do seus heróis e eles precisam de você!

Falando um pouco sobre os aspectos visuais e sonoros, temos um jogo completamente 2D com desenhos bem curados, a ambientação da batalha muda entre zonas do mapa diferentes e se adapta ao ambiente externo juntamente com a trilha sonora que, dentro e fora da batalha, muda por cada região dando um vestido novo à uma gameplay que parece repetitiva, mas que afinal é umas das características dos jogos de rodadas!

O gerenciamento das posições e dos componentes da sua equipe.

Como nos explicou o fundador da GoblinzStudio, este porting fica fiel em tudo à sua versão para Steam, com controles simples e UI (interface usuário) bem construída, dá para navegar nos menus e abas do jogo facilmente com o controle, tanto que a minha noob-esposa conseguiu jogar ele sem ficar maluca e mexer no jogo sem se perder… só as vezes, fica um pouco complicado se mover no meio do mapa cheio de masmorras por causa da extrema sensibilidade que o controle possui.

Na versão pre-release que testamos, encontramos alguns bugs que afetam características do jogo e da interface, mas as atualizações para resolver tudo isso já estão a caminho e perto de chegar. Com certeza, estarão disponíveis antes do lançamento!

Concluindo

Este jogo não tem que ser levado a sério, não como jogo em si, pois vale a pena ser jogado, mas pelo que é, muito leve e casual, apesar de ser difícil em algumas masmorras, vai te levar a uma aventura em maneira descontraída e com diversão, um jogo bem simpático nas conversas, bem feito e polido contendo dinâmicas simples que podem te fazer apaixonar por esta tipologia e abrirá as portas para outros jogos do mesmo estilo!

Esta é a minha opinião, pois joguei e gostei bastante e como sempre, aconselho a deixar os preconceitos de lado e dar uma chance. Se tiver a possibilidade, jogue-o e terá boas horas de diversão!

_________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Daigor Landi

É Autor/Colaborador do UniversoNERD.Net. Gringo trabalhando como desenvolvedor software, obcecado por videogames e tecnologia. Passo o tempo entre Xbox, trabalho e ouvir os xingamentos de quem revisa os meus artigos!

Postar um comentário