NEWS!

Xbox One X É A Aposta Certa?

Xbox One X É A Aposta Certa?

A ideia de escrever este post veio em decorrência de tudo que ando acompanhando pela internet, seja em sites da chamada mídia “especializada”, em blogs e nas redes sociais de modo geral. Cada pessoa possui seus gostos e isso não se discute… Entretanto, devem ser respeitadas as opiniões, desde que sejam imparciais e com embasamento coerente. É relativo quando um jogador escolhe sua plataforma preferida, seja pelos games, pelo hardware ou por quaisquer outros motivos. Por tudo isso… e dentro deste contexto, que trago a minha opinião sobre a escolha do Xbox One X e os principais motivos que justificam essa decisão.

Mas se você também está pensando em adquirir o Xbox One X ou se deseja saber se vale mesmo a pena… Leia este texto e depois me escreva a sua opinião a respeito se desejar saber mais ou apenas conversar sobre. O console ainda não foi lançado oficialmente no Brasil, pois seu lançamento será no dia 15 de Dezembro, mas já é conhecido por ser o mais poderoso de todos os tempos! No entanto, possui qualidades que considero grandes diferenciais e que me ajudaram a definir como console principal na minha rotina gamer e de entusiasta de bom conteúdo e entretenimento, pois além de rodar diversos games de diferentes gerações, transmite conteúdo 4K dos aplicativos Netflix e Hulu, suporta Ultra HD Blue-Ray, além de suportar HDR (alta faixa dinâmica), o que significa que os gráficos dos jogos serão mais nítidos e com cores mais “vivas”.

Mas considero 3 características essenciais: games em 4K nativo, um ecossistema com jogos de gerações diferentes e a reprodução de filmes e conteúdos de alguns aplicativos também em 4K!

1º motivo: reproduz games em 4K nativo

Embora, tecnicamente, o PlayStation 4 Pro (ou PS4 Pro) reproduza games em 4K, o console da Sony nem sempre atinge 3840 x 2160 pixels. Em vez disso, usa uma técnica conhecida como upscaling para formar imagens com resoluções mais altas do que seu hardware é capaz. Do outro lado, os games exclusivos do console Xbox, como Gears Of War 4, Halo 5: Guardians e Forza Motorsport 7, além de outros games de estúdios externos, receberam tratamento 4K nativo. Em outras palavras, mesmo que você não possua uma TV 4K, o Xbox One X irá rodar os games em uma resolução maior e deixar o visual mais bonito.

É bom destacar que de forma nenhuma estou dizendo que o PS4 Pro é ruim… Muito pelo contrário! O console da fabricante japonesa é muito bom e satisfaz seu propósito. Entretanto, neste trecho do texto é importante deixar bem claro o que cada console é capaz, principalmente se o seu objetivo é adquirir uma TV 4K HDR, QLED ou OLED e qual hardware acabará sendo mais adequado a longo prazo para acompanhar os games e conteúdos que estão em desenvolvimento e serão lançados nos próximos anos.

Se você faz questão de jogar na melhor resolução, este critério pode ser o diferencial!

xbox one x enhanced - Xbox One X É A Aposta Certa?

E atualmente, uma enorme quantidade de games já estão sendo preparados para rodarem em sua melhor capacidade no Xbox One X!

2º motivo: um ecossistema crescente de games

Esse fator é um dos mais importantes do novo console da Microsoft! Não somente mais games serão executados em 4K nativos no Xbox One X, mas títulos como Minecraft e Rocket League permitem que você jogue com o pessoal do PC (com Windows 10) e também do Nintendo Switch. Essa novidade é algo que pode mudar completamente o mercado de games no futuro próximo. Outro aspecto muito legal que já acontece no Xbox One é poder comprar apenas uma vez o game e jogar tanto no console como também no PC.

Além disso, os consoles da “Família Xbox One” (Xbox One, Xbox One S e Xbox One X) são os únicos que oferecem suporte para games de várias gerações sem ter que pagar uma taxa como o serviço PlayStation Now. E com o Xbox One X, você poderá  ter o melhor poder visual entre os consoles, mas também ter vários benefícios adicionais que tornam a experiência de jogar mais aberta e social como um todo.

Esse é definitivamente um sistema em que todos os fãs de games deveriam fazer parte!

xbox retrocompatibilidades - Xbox One X É A Aposta Certa?

Primeiro chegou a retrocompatibilidade com games do Xbox 360 (esquerda) e mais recentemente com o primeiro Xbox (direita)!

3º motivo: a reprodução de Blu-rays 4K

Algumas pessoas gostam de ter uma cópia física de seus games ou filmes favoritos. Os fãs de Blu-ray podem atualizar a sua coleção para 4K, isso porque o Xbox One X suporta Ultra HD Blu-rays. E acredite se quiser, mas essa função é algo que faz falta no PS4 Pro e irá fazer mais falta à medida que o console for envelhecendo.

Até este ponto do texto, posso dizer que esses são apenas alguns dos motivos que fariam você decidir comprar o Xbox One X, em vez do PlayStation 4 Pro ou do Nintendo Switch, se a principal variável que define sua escolha não for a exclusividade de algumas franquias da Sony ou Nintendo, respectivamente. No entanto, há outras razões para você definir a compra pelo console da Microsoft. Atualmente, você pode encontrar o console Xbox One X em diversos varejistas brasileiros, na pré-venda, com o preço de R$ 3.519,99.

O preço é um ponto contra, mas se aguardar alguns meses, certamente estará em terno de R$ 2.500,00!

O lançamento mundial ocorreu em 7 de Novembro, mas podemos conferir um vídeo (abaixo) contendo alguns dos melhores momentos da chegada do console em várias partes do mundo. Para conferir com legendas, clique na engrenagem, depois em “Legendas/CC”, em “Traduzir automaticamente” e em Português.

 x

Considerações finais

Bom, caros leitores… Como este post é direcionado nos 3 motivos decisivos que me fizeram continuar na “Família Xbox” e investir no Xbox One X (e consegui a edição “Project Scorpio Edition”), não irei me estender demais, até em função desta leitura ficar mais rápida e agradável. Entretanto, quero destacar que existem mais motivos para me segurar no Xbox além dos citados e que se estendem a games que gosto, serviços de qualidade (Xbox Live, Xbox Live Rewards, EA Access, Xbox Play Anywhere e Xbox Game Pass) e interação e colaboração com uma comunidade única e apaixonada por games acima de tudo.

Após o dever cumprido de trazer o melhor hardware e prestar os melhores serviços, a Microsoft irá investir em novos estúdios internos e externos para criar novos games… Que venha a E3 2018!

xbox game pass e ea access - Xbox One X É A Aposta Certa?

A imagem ilustra 2 dos melhores serviços do Xbox One: o Xbox Game Pass (esquerda) e o EA Access (direita)!

E você, querido leitor… Concorda comigo ou discorda? Fique a vontade para enviar sua opinião!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Professor Universitário e gamer nas horas vagas. Sempre informado sobre ensino, ciência, tecnologia e games.