NEWS!

A Sensação PUBG Em Sua Versão Game Preview

A Sensação PUBG Em Sua Versão Game Preview

O aguardado game PlayerUnknown Battlegrounds (ou simplesmente PUBG) fez sua estreia nos consoles quando chegou ao programa de testes Xbox Game Preview em Dezembro passado. Este eu não joguei na versão para PC, então fui um dos inúmeros jogadores que tiveram que esperar para testar o game no Xbox One. Antes disso, minha única experiência com o modo “Battle Royale” fora o game Fortnite.

Este é um post contendo minha opinião do game em sua versão de testes para o Xbox Game Preview.

pubg figura 1 834x1024 - A Sensação PUBG Em Sua Versão Game Preview

O aguardado PUBG

O gane foi um dos mais falados de 2017, principalmente no final do ano. Dito isto, entrei para testar o jogo com uma atitude de certa forma indecisa. Por um lado, você sempre quer experimentar o jogo que todo mundo está falando… mas, por outro lado, eu me queimei um pouco contra os atiradores militares em Call of Duty e Battlefield e não estava ansioso para mais um game com esse tipo de ambientação. Fortnite, por outro lado, tem uma sensação de mais descontração e pensava que preferia um pouco mais esse tipo de game. Pois bem… fiquei surpreso ao descobrir que eu realmente gostei de PUBG mais do que Fortnite.

Para quem não conhece o gênero, PUBG é classificado como um game “Battle Royale”. Isso significa que personagens saem de algum lugar inicial e ficam livres em um mundo aberto onde devem encontrar itens para sobreviver. No caso de PUBG, temos 100 personagens que saltam de um avião para um grande mundo aberto onde devem buscar armas, armaduras e suprimentos de saúde para sobreviver aos outros combatentes. O interessante deste jogo é quando a tensão aumenta, pois uma área demarcada diminui cada vez mais e mais rápido forçando os jogadores a se juntarem e se enfrentarem sem ficar se escondendo demais.

A questão aqui é ser o último sobrevivente… e não é uma tarefa nada fácil!

pubg xbox one game previewjpg - A Sensação PUBG Em Sua Versão Game Preview

E o visual do game é de bater palmas, principalmente por se tratar ainda de uma versão em desenvolvimento.

Um pouco da imersão sem comprometer a diversão

Antes vamos deixar algumas informações bem claras, pois PUBG está no programa Xbox Game Preview e portanto, em desenvolvimento. Ainda não é um jogo acabado e isso mostra todo seu potencial e grande momento. Como nem tudo são “flores” em games no estágio do desenvolvimento (e não é por acaso), às vezes me sinto correndo como se fosse uma pessoa mais obesa ou alcoólatra. A taxa de quadros às vezes cai bastante, especialmente quando o jogo inicia. Mas brincadeiras à parte, para compensar, o tamanho da área que o jogo tem para carregar quando você estiver no céu mostra o potencial desta franquia, mesmo ainda aparecendo algumas texturas com baixa resolução no chão. Existem alguns atrasos, em momentos no solo, que parece algo “estúpido” e que provavelmente será corrigido para a versão final.

Fiquei feliz em descobrir que, embora existam muitos itens militares espalhados pelo mundo aberto, o game não exagera e muito menos força uma “atitude militar” a respeito disso. Na verdade, existem momentos que me senti num vazio que nem imaginava que teria. Apesar de haver outras 99 pessoas controlando seus personagens no mesmo mundo que você quando a partida se inicia, não é nada compllicado passar um bom tempo sem encontrar outros jogadores. Entretanto, dependendo de onde pousar de paraquedas no início…

… Poderá ter seu personagem “nocauteado” em poucos segundos após chegar no solo.

pubg figura 3 - A Sensação PUBG Em Sua Versão Game Preview

A sensação de sobrevivência e com perigo constante é a “cereja do bolo” para a imersão deste game.

Os momentos de encontro com outros jogadores representam o principal apelo de PUBG. Não importa a situação, pois entrar em um tiroteio é uma das situações mais intensas nos videojogos agora. Dito isto, os controles do jogo ainda precisam ser melhorados para a versão final. Andei conversando com jogadores na Xbox Live e todos sabemos e concordamos que é difícil colocar muitas opções em um controlador com um número limitado de botões para entrada, mas a maioria das pessoas que jogarem de fato, com certeza irão “quebrar a cabeça” para tentar descobrir como fazer as coisas de uma forma mais simples, como curar-se, recarregar ou apontar da maneira que deseja. Além disso, a ausência de assistência no jogo é uma das maiores negligências que eu vi em 2017, mas acredito de que isso ainda acontecerá. 

Quando o personagem do jogador morre no decorrer da partida, uma caixa contendo todos os seus itens cai no chão por perto. Dependendo do jogador e do sucesso dessa partida, o mesmo poderia acumular dezenas de itens, mas infelizmente sem nenhuma ordem específica. Não há classificação para armas ou equipamentos e simplesmente pressionar o botão para pegar um item, equipar ou amarrar uma arma passa a ser cansativo após muito tempo de jogo, além de não ser um processo rápido. Além disso…

… Você poderá gastar mais de 60 segundos para obter itens, ficando vulnerável.

pubg figura 4 - A Sensação PUBG Em Sua Versão Game Preview

E precisará ter muita atenção e cuidado para não ficar distraído durante a partida.

Viva a experiência de PUBG!

Uma das diferenças mais notáveis e interessantes que encontrei entre PUBG e Fortnite são os veículos. Em PUBG, há uma abundância de veículos quebrados, mas você terá boa chance de encontrar um para dirigir. Eu sinto que o jogo atinge a quantidade certa de veículos necessários dentro de uma partida e que são escassos o suficiente para que não haja muitas guerras de veículos, mas na quantidade certa para que você tenha uma boa chance de poder ficar dentro da zona segura se tiver agilidade e sorte. Eu testemunhei momentos em que as “descargas elétricas” me pegaram, pois não consegui escapar a tempo, mas houve situação que me safei justamente por conseguir um carro. Qualquer um que procure entrar em um carro, tenha certeza de ter cautela, pois os veículos normalmente são mais altos, ficam em locais vulneráveis e estão sem combustível.

Antes de brincar em uma partida, PUBG permitirá que você escolha jogar sozinho (modo solo), em dupla ou em equipe de quatro pessoas. Pessoalmente, jogar no modo solo estava tudo bem para mim. Há uma tonelada de momentos tensos, mas na maioria das vezes eu estava correndo de inimigos antes que eu tivesse a chance de conseguir uma arma… Pois bem, a morte veio para mim muitas vezes! Talvez se eu tivesse mais tempo, provavelmente entraria mais, mas gostei de jogar em dupla com um amigo, onde tivemos a experiência de conversar por áudio e testemunhar esses momentos insanos de PUBG, que realmente tornam este jogo tão divertido. Se você tem três amigos para jogar com uma equipe, estou certo de que será diversão garantida, mas saiba que uma equipe muito desigual, irá deixar a missão mais insana e desleal se confrontar uma equipe melhor e bem alinhada. Mesmo assim devemos reconhecer que…

A diversão está em jogar com uma equipe e aprender aos poucos a sobreviver no ambiente de PUBG.

pubg figura 5 - A Sensação PUBG Em Sua Versão Game Preview

Encontre um carro para auxiliar, mas tome muito cuidado ao redor… E o combustível?

Por fim… passei um bom momento jogando e gostei mais do que imaginava. O game continua no Xbox Game Preview, o que significa que haverá atualizações e melhorias, algumas provavelmente em breve para corrigir diversas coisas, além das que comentei neste post. Não há dúvida de que no futuro próximo, quando sair a versão final, o game será obrigatório para todos os gamers que possuem um dos consoles da “Família Xbox One” e gostam do gênero. E mesmo agora, é obrigatório para os jogadores que amam experiências multiplayer online, pois ainda não existe o mesmo sentimento insano de encontrar um oponente em outro game.

Quem comprar, certamente estará investindo para o futuro desta grande experiência!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Gamer desde o Atari 2600, Streamer, Blogueiro e Professor Universitário de profissão e paixão. Sempre informado sobre games, tecnologia, ciência e ensino. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas