NEWS!

Cuphead É Um Sonho E Também O Pesadelo

Cuphead É Um Sonho E Também O Pesadelo

Quando se faz parte de um Blog e tem a oportunidade de testar um game antes de seu lançamento, mesmo sendo uma breve demonstração (demo), com certeza não pode perder a oportunidade de publicar algo a respeito… mas lógico, sem divulgar informações que não foram autorizadas. E feliz estou de poder trazer este agradável post para vocês e contar um pouco sobre o sensacional game “Cuphead“, do “Studio MDHR“.

Após “degustar” cerca de 30 minutos do game Cuphead, fiquei hipnotizado… mas também me senti derrotado. O sucesso clássico inspirado nos desenhos animados antigos é algo que sempre sonhei em jogar, principalmente nos consoles da atual geração. Cuphead imita o estilo e o espírito das animações clássicas. Há uma qualidade “granulada” para os gráficos e os desenhos de personagens são instantaneamente familiares. Posso dizer, sem medo, que é um dos jogos mais lindos que eu já presenciei.

O game parece mesmo um desenho feito à mão, muito bonito e que dá vontade de ficar segurando o controle com a sensação real de que você está interagindo e alterando o curso da história de um desenho, ao melhor estilo Mickey Mouse. E quando olhei pela primeira vez o mapa do mundo de Cuphead com um enorme sorriso, percebi realmente que tudo parece ter um movimento harmonioso, fluido e elástico… Foi uma visão fantástica!

Mas então, eu morri… e morri de novo… e novamente, e novamente, e novamente… perdi a conta! 🙁

cuphead promo - Cuphead É Um Sonho E Também O Pesadelo

O game é deslumbrante, mas realmente difícil… Como o próprio dilema se refere: “não lide com o diabo”!

Antes de continuarmos… que tal assistir ao TRAILER de anúncio?

Para entender melhor o restante do conteúdo deste post, sugiro que assista ao Trailer (abaixo) de anúncio oficial para o lançamento do game que ocorrerá em 29 de Setembro. O vídeo possui apenas 50 segundos e pertence ao canal oficial do estúdio MDHR no YouTube. Vamos conferir?

Não se preocupe com legendas, pois o trailer é totalmente visual e sonoro!

Um pouco mais sobre Cuphead…

Cuphead não é necessariamente um game do tipo plataforma como conhecemos! A pegada é diferente e não dá para jogar esta criação frenética como normalmente joga-se Mario, pois está mais para uma mistura de Metal Slug. E sinceramente, a sensação que me deu foi sair da partida derrotado, cansado e suando! Só porque possui um design no estilo clássico dos games não significa que deva pertencer a esse gênero. Cuphead é um jogo de “corrida e arma” em uma terra de desenhos animados da década de 1930.

Nosso herói com cabeça de copo e seu amigo podem derrubar os inimigos atirando com o próprio dedo, saltando e correndo no ar e até se transformando em pequenos e amigáveis aviões.

Os jogadores possuem uma barra de saúde limitada, mas um arsenal ilimitado para combater constantemente os inimigos (que se regeneram após serem “derrotados”) enquanto correm sempre para o lado direito da tela. Parece que as probabilidades são empilhadas perpetuamente contra o jogador, especialmente quando os inimigos exigem vários números de hits para conseguir superá-los e avançar na história.

O game é mesmo frenético e deverá se tornar uma marca especial e bastante difícil. Quando eu e os jogadores que estavam na minha sessão de demonstração lutamos para terminar o único nível inicial disponível, mesmo na configuração fácil, o game te pune sem dó nenhuma. Imagina então em dificuldade superior!

E será um grande equívoco dizer que este game é infantil ou foi criado para crianças!

cuphead imagem 2 - Cuphead É Um Sonho E Também O Pesadelo

Atire a vontade para sobreviver e corra para a direita para avançar senão irá morrer rapidamente!

Tão boa quanto a animação, a jogabilidade está precisa e confortável… Mesmo em situações em que não há chance de “mergulhar” nos ambientes; por exemplo, quando você está a poucos segundos de uma morte iminente. Eu fiquei nervoso algumas vezes durante a breve jogatina, embora isso não atrapalhou de maneira nenhuma a imersão e diversão… Mas nunca desistirei de tentar alcançar o fim! Inclusive, já comprei, há certo tempo, minha versão para o Xbox One (assim que iniciou a pre-order), está instalado no console, e somente aguardando a chegada do esperado dia para poder curtir, enfim, a versão completa. E faltam poucos dias!

É um game que merece ser jogado, principalmente para quem curte desenhos animados clássicos!

Se você curte o game Metal Slug, outros games similares, de pegada mais frenética e assim por diante, então Cuphead valerá muito a pena. Eu vou acabar demorando para pegar um grau de habilidade sem morrer rapidamente e adoraria assistir a alguém excepcionalmente habilidoso nesse quesito. Mas eu imagino que Cuphead é o tipo de desafio extenuante que pode nos deixar menos pacientes. Além disso, tenho certeza de que aqueles que se sentem satisfeitos de conquistar seus maiores pesadelos no universo dos games, provavelmente encontrarão muito para se apaixonar e viciar neste excelente e original jogo eletrônico.

Talvez eu ainda irei demorar para me adaptar à pegada do game e conseguir cumprir a missão, mas está tudo bem… rs. Eu fico feliz em curtir as animações do game, assim como de outros em que a temática aborda desenhos animados do passado, mesmo sem me dedicar em terminar todos os jogos deste tipo.

O game chega daqui exatos cinco dias, em 29 de Setembro, para Xbox One, Windows 10 e Steam (PC)!

cuphead imagem 3 - Cuphead É Um Sonho E Também O Pesadelo

Cuphead está disponível para compra em versões digitais tanto na loja do Xbox One quanto do Windows 10 por R$77,45!

Uma ótima semana e até o próximo post!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções!

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Professor Universitário e gamer nas horas vagas. Sempre informado sobre ensino, ciência, tecnologia e games.