NEWS!

Você Sabe Qual A Origem da Língua Portuguesa?

Você Sabe Qual A Origem da Língua Portuguesa?

Olá, Queridos leitores… Hoje gostaria de contar para vocês sobre a origem da história da nossa língua portuguesa, tão complexa, mas tão bela ao mesmo tempo. Sua complexidade vem da mistura de muitas línguas em sua formação, mas daí também vem sua beleza. Vamos lá?

A origem da língua portuguesa

A Língua Portuguesa vem da junção do latim vulgar e do galego, falado na Galícia, atualmente em território espanhol. Claro que teve outras influências com o passar dos anos, até que tomasse a forma como a conhecemos hoje, mas ainda sofre influências atualmente. Podemos dizer que nosso idioma, acredito que não só ele, mas principalmente, sofre mudanças constantemente para se adaptar aos “modismos” mundiais.

Os idiomas que serviram de origem para nossa língua sofreram alterações com o passar dos anos, mas somente no século XIII foi publicado um texto com uma linguagem mais próxima da que conhecemos.

Veja alguns fatos interessantes, com relação ao surgimento e desenvolvimento do nosso idioma:

  •  Por volta de 3500 a.C., ninguém sabe ao certo qual era o idioma falado na região da Galícia, mas acredita-se que era uma língua de origem celta. Para quem não sabe, “celta” era o nome dado aos habitantes da Europa Ocidental;
  • No ano 200, a Península Ibérica sofre a invasão dos romanos, que impõem o latim vulgar. Dessa mistura, celta versus latim vulgar, surge o galego-português;
  • O ano agora é 400 e a Península Ibérica sofre invasões dos germânicos, eslavos e iranianos. A influência na língua foi pequena, mesmo assim foram mudanças significativas;
  • Ano de 711: os mulçumanos invadem a Península Ibérica, menos a Galícia. Surgem os dialetos moçárabes;
  • Século XI, na Peninsula Ibérica: os povos do norte expulsam os povos do Sul. Dessa forma, o galego-português se funde com os dialetos moçárabes, se espalhando por todo o território;
  • Século XIII: Mais especificamente no ano de 1249, com todas as fronteiras definidas e com autonomia política, Portugal estabelece o galego como língua oficial, passando a chamá-lo de português;
  • Século XIII a XVII: o português fica aberto à influência italiana, grega, chinesa e malaia, graças ao período do Renascimento.

Um fato curioso é que o português surgiu a partir da mesma língua que a maioria dos idiomas europeus e asiáticos. Devido às inúmeras imigrações, a língua inicial acabou sendo subdividida em cinco ramos: helênico (originou o grego), o românico (originou o português, o italiano, o francês e uma série de línguas denominadas latinas, o germânico (originou o inglês e o alemão), o céltico (originou o irlandês e o gaélico) e o eslavo (originou as línguas da Europa Oriental).

O latim, denominada língua oficial do Império Romano, tinha duas vertentes. A primeira delas, o latim clássico, era usada por filósofos, poetas, senadores e as pessoas de classe alta. A segunda, conhecida como latim vulgar, era utilizada pelas pessoas comum, ou seja, o povo. Dessas vertentes, podemos citar o surgimento do galego-português, o castelhano e o catalão.

É daí que nasce o português ou língua neolatina (toda língua moderna que se originou do latim vulgar).

Com as grandes navegações, a partir do século XV, Portugal teve seus domínios ampliados e levou a Língua Portuguesa às recém descobertas terras da África: Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe; ilhas próximas da costa africana, como Açores e Madeira; Ásia, como Macau, Goa, Damão e Diú; Oceania (Timor) e América (Brasil).

Existem três períodos que se destacam na evolução da Língua Portuguesa:

1) Proto-histórico: antes do século XII, caracterizado com textos escritos em latim bárbaro (usado somente para documentos);

2) Português Arcaico: do século XII ao XVI, sendo que do século XIV ao XVI, houve a separação o galego e o português;

3) Português Moderno: a partir do século XVI, onde a língua se uniformiza, adquirindo as características do português atual. Camões, com a literatura renascentista, teve um papel fundamental nesse processo.

E aqui no Brasil, como ocorreu a difusão da língua?

O processo de expansão territorial português, levou o idioma a quatro continentes. Claro que onde chegou, o idioma sofreu influências regionais e alterações foram feitas e são realizadas até hoje.

Aqui, no Brasil, existem palavras que são de origem indígena ou negra, graças a imensa diversidade cultural que temos. Vários dialetos surgiram e foram classificados de acordo com sua região. Por exemplo: na Amazônia, o dialeto é amazônico; no Nordeste, nordestino; Rio de Janeiro, Espírito Santo e nas regiões que fazem limites com os estados vizinhos, dialeto fluminense; Minas Gerais (região central), dialeto mineiro e por fim, o dialeto sulista, que abrange os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Sul de Goiás, Sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro e do atual Mato Grosso do Sul.

Em 12 de outubro de 1990, os países lusófonos (que partilham a língua portuguesa), assinaram um acordo ortográfico para tentar unificar as regras gramaticais e diminuir as variáveis da língua portuguesa. Brasil e Portugal tiveram que se adaptar até 2015 e Cabo Verde tem até 2019 para fazer a adaptação.

c9b906be755ab2080ee4d04aae248a40 - Você Sabe Qual A Origem da Língua Portuguesa?

A brincadeira ilustra a língua que deu origem ao nosso idioma, em forma de ditado popular, como prova da identificação do povo com ela.

Na figura acima, a frase Repetitium est mater studiorum, traduzida de maneira crua ficaria: “A repetição é a mãe da aprendizagem, mas em uma tradução com coerência e adaptada à linguagem popular passa a ser “A prática leva à perfeição”. Viram só?

Algumas curiosidades…

  • A primeira gramática da Língua Portuguesa foi publicada em 1536, pelo padre Fernão de Oliveira, a “Grammatica de Lingoagem Portuguesa”. O estilo era baseado na gramática como “a arte de falar e escrever corretamente”;
  • A Língua Portuguesa é adotada por cerca de 230 milhões de pessoas e é o oitavo idioma mais falado do planeta;
  • Desde 1986, a Língua Portuguesa é uma das línguas oficiais da União Europeia.

A Língua Portuguesa evoluiu de maneira rápida e se tornou um idioma tão versátil que até os dias de hoje se adapta à qualquer lugar onde chegar. Já ouvi muitas pessoas falarem que é um dos idiomas mais difíceis do mundo. Eu não acredito nisso. Acho uma das línguas mais belas e ricas. E você, o que acha?

_________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net. Data Quality Specialist e Editora da empresa Bare Internacional, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.