NEWS!

Uma Família Da Pesada De “A” À “Z” (Parte 2): Personagens, Curiosidades e Os Griffinsons

Uma Família Da Pesada De “A” À “Z” (Parte 2): Personagens, Curiosidades e Os Griffinsons

Olá, queridos leitores. Estou de volta com Uma Família da Pesada deA” à “Z” e pode ter certeza que este artigo está cheio de novidades e fatos interessantes sobre a série. Falarei sobre mais personagens, curiosidades e apresentarei à vocês os Griffinsons… Ficaram curiosos? Vamos lá!

Como disse no texto anterior, Uma Família da Pesada teve boa parte de sua inspiração na família de Springfield, Os Simpsons. Porém, apesar de suas muitas semelhanças com Os Simpsons…

…esta série tem críticas mais intensas, onde os personagens são mais humanos do que fictícios.

Apenas para ilustrar o quanto é diferente a intensidade das críticas, separei alguns fatos e diferenças entre Uma Família da Pesada (muito mais realista) e Os Simpsons (muito mais utópico). Enquanto “Os Simpsons” tem um humor mais leve, uma crítica com um toque acentuado de sátira, “Uma Família da Pesada” tem um humor mais negro e ácido e é nessa questão que os públicos se dividem, pois a maioria das piadas feitas, necessita de um pouco mais de conhecimento do leitor para entendê-las. Vamos conferir?

Fatos interessantes dos “Griffinsons”

1) As Famílias: a família Simpson possui cinco pessoas, com três mulheres e dois homens, geralmente com a participação de dois animais de estimação. A família Griffin também possui cinco pessoas, mas com duas mulheres e três homens e maior participação de seu animal de estimação.

Figura 1B - Uma Família Da Pesada De "A" À "Z" (Parte 2): Personagens, Curiosidades e Os Griffinsons

A figura acima ilustra as duas famílias conhecidas. Da esquerda para a direita temos “Os Simpsons”, com Lisa, Margie, Meg, Homer e Bart; e “Os Griffin” com Chris, Stewie, Lois, Peter, Brian e Meg).

2) Homer Jay Simpsons/Petter Griffin: Homer é tratado como uma pessoa com deficiências intelectuais, mas nem tanto como Petter Griffin, que foi clinicamente registrado como “uma pessoa com atraso mental”. Homer fica mais estúpido a cada ano que passa, ao passo que Peter fica menos machista e mais tolerante com as mulheres e com os homossexuais. Peter está com seus 40 anos e Homer se manteve na casa dos 30.

Figura2 - Uma Família Da Pesada De "A" À "Z" (Parte 2): Personagens, Curiosidades e Os Griffinsons

Homer e Petter… Parece até que um personagem se fundiu ao outro!

3) Marge Simpson/Lois Griffin: Ambas são esposas de homens gordos e donas de casa. Mas essa é a única semelhança entre elas. Lois já apagou um cigarro em seu braço, coisa que Marge nunca fez, nem faria. Lois começou sua vida como uma mulher politicamente consciente que queria ser diretora de teatro e, de repente, se viu fazendo drogas. Marge teve seus momentos obscuros, mas nada perto disso. Para os telespectadores ela sempre terá a a imagem de uma mãe.

Figura3 - Uma Família Da Pesada De "A" À "Z" (Parte 2): Personagens, Curiosidades e Os Griffinsons

Margie, a perfeita figura materna e Lois, figura materna e ao mesmo tempo de mulher fatal.

4) Bart Simpson/Chris Griffin: A única semelhança é que são filhos do casal principal, cada um de sua respectiva série. Chris pode parecer fraco, mas tem uma inteligência peculiar, muito conhecimento sobre cultura pop e muito pouco sobre meninas. Bart é um bad boy muito simpático, que sempre será visto como um rebelde anarquista que, mesmo com 10 anos, pode dirigir um carro.

Figura4 - Uma Família Da Pesada De "A" À "Z" (Parte 2): Personagens, Curiosidades e Os Griffinsons

Chris, o crânio da família, mas ao mesmo tempo ingênuo e sem malícia. Já Bart, tem malandragem de sobra…

5) Lisa Simpson/Meg Griffin: Elas têm duas semelhanças, além de filhas do casal principal: tem pouquíssimos amigos e são incompreendidas por seus pais. Lisa, por ter apenas 8 anos de idade, é um gênio, além de ser budista e vegetariana. Meg, ao contrário, é repreendida e humilhada por seus pais constantemente.

Figura5 - Uma Família Da Pesada De "A" À "Z" (Parte 2): Personagens, Curiosidades e Os Griffinsons

Lisa, solitária, sem amigos e um geniozinho. Meg, solitária, sem amigos e ainda é repreendida constantemente por seus pais.

6) Maggie Simpson/Stewie Griffin: São bebês, capazes de lidar com armas, mas são muito diferentes. Stewie é um bebê malicioso com sotaque britânico e mente diabólica. Planeja matar sua mãe e governar o mundo, quando não está distraído com seu amor por Brian, o cão, ou com sua sexualidade ambígua. Maggie não fala, ninguém sabe explicar o porquê. É raramente usada pelos escritores da série, mas quando a usam, ela é capaz de retirar Homer de enrascadas, usando estratégias dinâmicas.

Figura6 - Uma Família Da Pesada De "A" À "Z" (Parte 2): Personagens, Curiosidades e Os Griffinsons

Stewie é peculiarmente maquiavélico ao passo que Meg é extremamente altruísta.

Algumas polêmicas envolvidas

Mesmo tendo sua inspiração, a maior parte dela, em “Os Simpsons”, Uma Família da Pesada” caminhou com suas próprias pernas e adquiriu características peculiares. Tratando sobre temas sociais pesados, a série se envolveu em várias situações onde foi preciso jogo de cintura dos produtores. Segue os episódios mais polêmicos, 10 no total. Porém, neste artigo colocarei 5 episódios e no próximo (Parte 3), trarei o restante.

1) 420 (7ª temporada, episódio 12): Brian é pego com maconha e decide iniciar uma campanha para a liberação do uso da erva.Tudo isso, claro, com a ajuda do maquiavélico Stewie.

Figura7 - Uma Família Da Pesada De "A" À "Z" (Parte 2): Personagens, Curiosidades e Os Griffinsons

2) Family Gay ou “Um Gay da Pesada” (7ª temporada, episódio 08): Peter participa de um experimento médico para pagar suas dívidas e se torna homossexual por duas semanas. Ele tem um relacionamento com Scott e deixa Lois e sua família decepcionados.

Figura8 - Uma Família Da Pesada De "A" À "Z" (Parte 2): Personagens, Curiosidades e Os Griffinsons

3) I Dream of Jesus ou “Sonho de Jesus” (7ª temporada, episódio 02): Peter fica obcecado por uma canção dos anos 60, “Surfin Bird”. Seus filhos, irritados, decidem destruir todas as cópias existentes. Frustrado, decide sair e procurar uma loja de disco e adivinha quem ele encontra na loja: Jesus! Este episódio recebeu muitas críticas, pois há quem diga que esta série satirize demais questões religiosas. O que vocês acham?

Figura9 - Uma Família Da Pesada De "A" À "Z" (Parte 2): Personagens, Curiosidades e Os Griffinsons

4) You May Now Kiss the… Uh… Guy Who Receives ou “Você Agora Pode Beijar… Hã… Esse Cara” (4ª temporada, episódio 25): O prefeito decide aumentar os impostos da cidade. Após a população se revoltar, ele proíbe o casamento gay, para desviar a atenção. Brian, então, decide iniciar uma luta em “Quahog” para que seu primo possa se casar.

Figura10 - Uma Família Da Pesada De "A" À "Z" (Parte 2): Personagens, Curiosidades e Os Griffinsons

5) The Thin White Line ou “A Tênue Linha Branca” (3ª temporada, episódio 01): Brian consegue emprego de cão farejador na polícia e, ao perseguir alguns indivíduos no aeroporto acaba entrando em confronto. Ao golpear os criminosos, ele acaba inalando a droga e se torna viciado.

Figura11 - Uma Família Da Pesada De "A" À "Z" (Parte 2): Personagens, Curiosidades e Os Griffinsons

Os personagens de “A” à “Z” (Parte 2)

Desta vez trago informações de algumas famílias que fazem parte da série.

A Família Swanson

Joseph Swanson: é um policial extremamente competente e forte, paraplégico e fã dos filmes de Steven Seagal. Tem uma esposa que ficou grávida por oito anos. Como assim? Leia logo abaixo e vai entender.

Bonnie Swanson: é a esposa de Joe Swanson. Tem dois filhos, um adolescente e uma bebê. E, respondendo a pergunta acima, sim! Ela ficou grávida de Susie por 116 episódios.

Kevin Swanson: filho de Bonnie e Joe, rapaz jovem, atraente, que despertava desejo em Meg Griffin. Foi dado como morto na guerra do Iraque, mas após o dia de Ação de Graças, reapareceu.

Susie Swanson: filha recém-nascida de Bonnie e Joe, que despertou uma paixão em Stewie Griffin, quando este a viu pela primeira vez.

A Família Brown

Cleveland Brown: é outro amigo de Peter e companheiro de bar. É afro-americano e totalmente passivo. É pai de Cleveland Jr. Sua esposa o traiu com Glenn Quagmire.

Loretta Brown: ex-mulher de Cleveland Brown e traiu o ex-marido com Glenn Quagmire. É a mãe de Cleveland Jr. e vizinha de Lois e Bonnie. Ela morre, caindo de sua banheira.

Cleveland Brown Junior: nas suas aparições em “Uma Família da Pesada”, ele é o filho hiperativo de Loretta e Cleveland. Ele deixa Quahog com seu pai, logo no primeiro episódio de “The Cleveland Show”.

A Família Goldman

Neil Goldman: é filho de Mort e Mjuriel Goldman e nutre uma paixão secreta por Meg. É o desengonçado da série, o qual todos acham chato e desprezam.

Mort Goldman: paranoico farmacêutico judaico, que tem sua própria farmácia.

Muriel Goldman: esposa de Mort, o qual ela conheceu em uma sessão de vídeo. Parece até uma versão feminina de Mort.

Personagens 1 - Uma Família Da Pesada De "A" À "Z" (Parte 2): Personagens, Curiosidades e Os Griffinsons

Da esquerda para a direita, na parte superior : Joseph, Bonnie, Kevin, Susie e Cleveland; na parte inferior, Loretta, Cleveland Jr, Neil, Mort e Muriel.

A Família Quagmire

Glenn Quagmire: um dos melhores amigos de Peter e seu companheiro de bebedeiras. É um personagem um tanto quanto pervertido, mostrando interesse em Lois.

Dan “Ida” Quagmire: é o pai de Glenn e um herói de guerra da marinha, durante a guerra do Vietnã. Faz uma cirurgia para trocar de sexo, se tornando “Ida” Quagmire e tem um affair com Brian.

A Família Tucker

Tom Tucker: jornalista no “Quahog 5”, extremamente narcisista e vive depreciando sua colega de trabalho.

Jake Tucker: é o filho problemático de Tom Tucker e colega de Chris.

Stacy Tucker: ex-mulher de Tom que, após se divorciar dele, torna-se prostituta.

Personagens 2 - Uma Família Da Pesada De "A" À "Z" (Parte 2): Personagens, Curiosidades e Os Griffinsons

Da esquerda para à direita: Glen, Dan (Ira), Tom, Jake e Stacy.

Mais algumas curiosidades

Existem especulações de que o pequeno e maquiavélico Stewie seja gay, mas ninguém soube confirmar essa informação até hoje. Além disso:

  • Todos os personagens tem quatro dedos;
  • Empresas como a Microsoft, deixaram de patrocinar a série devido aos temas polêmicos abordados: incesto, aborto, violência doméstica, porte de armas e até o Holocausto.
  • A oitava temporada começa com o personagem Cleveland deixando a cidade de Quahog, para iniciar sua própria série: The Cleveland Show.

E oor hoje é só… Até a próxima!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net. Data Quality Specialist e Editora da empresa Bare Internacional, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.