NEWS!

Sky Force Anniversary, De Volta Ao Passado

Sky Force Anniversary, De Volta Ao Passado

De volta aos anos 1980… os Arcades estavam no auge e todos os jovens rumavam aos fliperamas para passar um tempo (e gastar uma grana), se divertir com os amigos e tentar bater os recordes dos placares finais.

Era uma “vida” mais simples para os videogames, nada de DLC ou jogos vendidos como magníficos à centenas de reais e com duração de apenas meia hora. Tem moedinhas, tem três tentativas! Muito simples!

Mas a tecnologia evoluiu, a preguiça aumentou e assim nasceram PC e consoles, mas alguns jogos e ideias sobreviveram com o passar do tempo e da tecnologia… um destes jogos é Sky Force!

Sky Force Anniversary

De volta ao passado, quando a Capcom decidiu desenvolver um jogo adaptado aos Arcades de “rolagem” vertical, aviões destruindo outros aviões e barcos no oceano pacífico durante a Segunda Guerra Mundial, power-ups e moedinhas… Sky Force Anniversary, o game e assunto de hoje, evoluiu em gráfico, técnica e jogabilidade, mas manteve as mesmas ideias de base dos seus avós.

sky force anniversary - Sky Force Anniversary, De Volta Ao Passado

Desenvolvido e publicado por Infinite Dreams e Crunching Koalas nessa sua reencarnação para Xbox One, com lançamento no final do 2016 e parte do Game Pass, é um jogo bem diferente, viciante e difícil!

As mesmas dinâmicas do passado, com “rolagem” vertical da tela, presença de power-ups, inimigos no ar e no solo/mar. O jogador tem que atirar o máximo que puder ao mesmo tempo em que tenta se manter vivo.

Nada de história, nada de momentos catárticos de conciliação entre pai e filho, nada de romance, somente o cru da guerra nos céus. Único objetivo? Destruir o próximo inimigo!

E para este tipo de jogo, não precisa nada mais!

O jogo se desenvolve em 9 áreas diferentes com 4 níveis de dificuldade crescente, co-op só local (isso é uma pena!) e 22 “cartões” de upgrade do seu veículo, que variam entre drones de suporte até o dobro de estrelas coletadas. O jogo se revela bastante simples para se jogar… mas complexo e desafiador para se progredir!

Com o jogo rodando, no primeiro nível, será bem fácil chegar ao fim cumprindo todos os requisitos. Mas aos poucos, ficará cada vez mais difícil e depois de ter derrotado o último boss na 9ª área, a modalidade mais insana do jogo vai ser liberada para aumentar ainda mais o seu estresse. Entre upgrade do seu veículo e power-ups, você poderá chegar ao fim da tela… mas nem sempre isso acontecerá!

Os upgrades, que se comparam com as estrelas, se dividem em 2 categorias: os permanentes (arma primária e secundária, por exemplo) e os consumíveis (escudo, laser e mega-bomba) que poderão ajudar bastante a chegar ao fim. Mas lembre sempre de guardar alguns desses itens para o boss final!

O gráfico é bem diferente. Obviamente, os pixels que criavam a imagem nos velhos arcades mudaram muito. Os pixels que tempo atrás mediam meio centímetro (exagero, mas a ideia da mensagem é essa… rs), mas agora, viraram pequenos pontos e com isso evoluíram também a RAM para rodar os jogos. Agora, temos texturas em Full HD e efeitos muito bem feitos de contorno ao seu mata-mata frenético.

sky force anniversary 2 - Sky Force Anniversary, De Volta Ao Passado

Sky Force Anniversary é uma nostalgia frenética que precisa ser vivida pelos gamers da época de ouro dos Arcades.

A interface do usuário (ou UI) é muito bem construída e de fácil compreensão, bastando somente escolher o mapa e o nível de dificuldade dos inimigos, comprar os power-ups consumíveis (usados com os botões X, Y e B) e começar a atirar, tentando chegar vivo e inteiro ao fim de cada um dos níveis.

Concluindo…

O jogo é bem feito e caprichado, divertido e desafiador, com uma falha somente: o co-op online. Se como eu, você é o único em casa que consegue segurar o poder que um controle te dá…

… vai ser bem difícil chegar na 9ª área, no 4º nível de dificuldade!

Como sempre, tudo isso é minha opinião pessoal e só posso aconselhar uma coisa… se tiver a possibilidade, jogue-o! Na pior das hipóteses, desinstale ele! 🙂

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Daigor Landi

É Autor/Colaborador do UniversoNERD.Net. Gringo trabalhando como desenvolvedor software, obcecado por videogames e tecnologia. Passo o tempo entre Xbox, trabalho e ouvir os xingamentos de quem revisa os meus artigos!