NEWS!

Por Que Ficamos Com Os Dedos Enrugados

Por Que Ficamos Com Os Dedos Enrugados

Olá, queridos leitores. Hoje estou aqui trazendo uma curiosidade para vocês muito interessante. Quem nunca ficou com os dedos da mão, principalmente, enrugados ao ficar muito tempo embaixo da água? Acredito que todos vocês, leitores. Mas, vocês já se perguntaram porque isso acontece? Vamos descobrir?

Muito bem! Os antigos, até mesmo nossos pais e avós, diziam que quando isso acontecia é porque ficamos muito tempo embaixo da água. Mas não é somente por isso…

… O fato de ficar embaixo da água provoca uma reação em nosso organismo que, em consequência, gera esse fenômeno o qual tem relação com a evolução da nossa espécie, há milhares de anos.

Um estudo foi realizado para investigar a causa dessa reação. Foram selecionados alguns voluntários e solicitado que pegassem algumas bolas de gude imersas em um balde cheio de água e as passassem de uma mão para a outra. Muito bem: os que estavam com os dedos enrugados tinham uma facilidade maior de segurar as bolas de gude e completaram a tarefa mais rápido do que os que estavam com a pele mais lisa.

Uma outra experiência feita por dois físicos alemães, Myfanwy Evans Roland Roth, das Universidades Tübingen e Erlangen, levantou a hipótese deste fenômeno ocorrer devido a um equilíbrio energético, ou seja, a absorção da água pelas camadas mais externas da pele faz com que nossos dedos inchem e fiquem enrugados. Por isso, quando saímos da água (emergimos), a pele volta ao normal.

Ambos os físicos criaram ainda um tecido de fibras elásticas que, ao absorver uma certa quantidade de água, voltava para sua forma original. A partir daí, puderam perceber e relatar a similaridade com a pele humana.

Fibras 2 e1533659807965 - Por Que Ficamos Com Os Dedos Enrugados

Fibras elásticas que ao absorverem a água se mostram similares ao tecido humano.

Segundo alguns estudos e experimentos, como o citado acima, as rugas que se formam em nossos dedos, durante o banho, por exemplo, tem a função de tornar mais fácil o manuseio de objetos embaixo d’água ou de outras superfícies molhadas. Essa foi uma característica desenvolvida pelos primeiros humanos ao procurarem alimentos na natureza.

E durante muitos anos, acreditou-se que esse fenômeno era causado pelo contato em excesso com água, um inchaço automático da pele sem motivo. Era como se a pele absorvesse a água por Osmose, ou seja, a água movia-se do meio mais abundante para o local mais escasso.

Segundo o Dr. Tom Smulders, da Universidade de Newcastle, na verdade, é uma reação causada pelo sistema nervoso, uma vasoconstrição como resposta ao contato com a água. Seria como se esse “enrugamento” funcionasse como um sistema de drenagem. A pele, ao se enrugar, evita que os objetos se tornem escorregadios. Seria como os pneus em uma pista molhada, onde os sulcos presentes nos pneus não permitem o deslizamento ao frear o carro.

Mas para que esse fenômeno ocorra, é necessário que a pele fique em contato com a água ou submersa por pelo menos 5 minutos, sem interrupção. Além disso, alguns pesquisadores acreditam que outros primatas também possuam essa habilidade, desenvolvida para se movimentar com mais facilidade por entre florestas com relva úmida e árvores molhadas. Mas ainda serão necessários muitos estudos para que seja provado se esse fenômeno ocorre apenas com os humanos.

Espero que tenham gostado! Até a próxima!

_________________________________________________________________________

Bibliografia: Kareklas K, Nettle D, Smulders TV. Water-induced finger wrinkles improve handling of wet objects. Biology Letters, 2013.

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.