NEWS!

Os Jogos E Seus Benefícios À Saúde (Final)

Os Jogos E Seus Benefícios À Saúde (Final)

Olá, queridos leitores! Hoje vamos à parte final do post sobre Os Jogos e seus benefícios à saúde.

Vamos lá?

No primeiro e no segundo post, abordei sobre os jogos e o que seu uso traria de benefício à saúde do jogador; a utilização deles em tratamentos de doenças físicas e transtornos psicológicos, terapias familiares, como ferramenta para melhorar a convivência do indivíduo em sociedade e muitos outros aspectos. Falamos também sobre os games e a mudança de visão dos psicólogos em relação ao uso deles em terapias, principalmente contra a depressão. Neste post, encerraremos a questão dos games e suas inúmeras possibilidades de utilização em prol da saúde.

Não é segredo a ninguém que o ser humano necessita de reconhecimento; ser olhado e justificado. Se esse reconhecimento não for atribuído de maneira devida ao indivíduo enquanto criança, a carência desse aspecto pode adquirir dimensões absurdas, fazendo com que a importância à opinião alheia seja indispensável, causando-lhe timidez e até mesmo podendo destruir sua autoestima.

Porém, existe o outro lado da história. O uso dos consoles, ou do PC e seus games, é eficaz desde que acompanhado por profissionais capacitados. Um estudo feito na Universidade Humboldt de Berlim com 5.200 jovens com idade média de 16 anos, alertou para o fato de que alguns jogos de RPG podem viciar. Calma, vou explicar: existem alguns jogos (acredito que a maioria) em que o jogador, por meio de seu avatar, vive em um mundo sem limites, sem precisar sair da frente do computador. O ambiente virtual não tem cercas e nem muros como na vida real. O jogador tem controle total sobre sua personalidade virtual e, quanto mais investe, mais forte sua personalidade criada se torna. Os jogadores mergulham em um mundo onde podem ter controle absoluto do que fazem e assim viver seus sonhos e desejos mais ocultos. Isso, aos poucos, faz com que se sinta realizado de tal forma que troque a realidade de sua vida pelo mundo virtual; é mais prazeroso!

Uma segunda pesquisa foi feita e entre os entrevistados, 4% foram classificados como “usuários excessivos”, afirma Ralf Demmel, psicólogo da Universidade de Münster. O grupo mais afetado é o de jovens na faixa etária entre 14 e 17 anos, no qual o percentual atinge 6%.

Então, nunca é demais reforçar que é preciso tomar bastante cuidado!

Apesar disso, alguns estudos feitos em algumas Universidades dos Estados Unidos, Inglaterra e Canadá, deram destaque a cinco benefícios que o uso dos consoles podem trazer à saúde do indivíduo.

Vamos conhecê-los?

5) VISÃO: jogos de ação podem aguçar a visão e até mesmo curar a ambilopia, que para quem não sabe, é conhecida como “olho preguiçoso”; seu tratamento é feito, normalmente, com o uso de um tapa-olho. Porém, pesquisadores da Universidade da Inglaterra descobriram que uma hora de videogame pode melhorar a visão tanto quanto 400 horas de uso de tapa-olho. Além disso, os jogos de tiro em primeira pessoa podem não só melhorar a visão, mas também aumentar a capacidade do cérebro de se concentrar em várias ações ao mesmo tempo.

4) CÉREBRO: jogar Tetris, um dos mais populares e antigos games, pode aumentar a eficiência do cérebro. Um estudo realizado na cidade de Albuquerque (EUA) com alguns adolescentes que jogaram 30 minutos diários de Tetris durante 3 meses, revelou que os cérebros dos adolescentes que jogaram desenvolveram um córtex mais espesso do que aqueles dos que não jogaram. Os cientistas acreditam que essa área do córtex está ligada à coordenação de informações visuais, auditivas e táteis.

3) EQUILÍBRIO: Alguns pesquisadores da Universidade de Ottawa, Canadá, testaram o console Wii em pacientes com doença de Parkinson. Após seis semanas de tratamento com o Wii Fit, game de atividades físicas, com práticas de 30 minutos diários, e 15 minutos de Wii Sports, os participantes tiveram melhoras significativas no equilíbrio. A diminuição dos sintomas foi algo notável.

2) BOA FORMA: Jogos como Dance Dance Revolution e In The Groove ajudam muitos adolescentes com a questão da perda de peso. Além disso, o Wii Fit permite que os jogadores pratiquem esportes como box, surf e dança sem saírem de casa. Algumas academias estão adotando a utilização do console também.

Falta mais uma!

1) COORDENAÇÃO MOTORA: Não é segredo para ninguém que os consoles ajudam o indivíduo a manter uma coordenação entre o olho e a mão e melhoram muito a coordenação motora. O que muitos não sabem é que os consoles são poderosos aliados dos cirurgiões. Uma pesquisa feita na Universidade de Iowa (EUA) mostra que jogar pelo menos três horas semanais de videogame ajuda os cirurgiões a realizarem os procedimentos mais delicados com maior agilidade.

Bem, para concluirmos, um artigo da revista Science Translational Medicine listou uma série de jogos cujos resultados são eficazes em tratamentos, até mesmo para distúrbios alimentares. Além de tudo isso, são utilizados para o incentivo à prática de atividades físicas.

Vamos à lista …

Packy and Marlon: o jogador tem que controlar dois elefantes diabéticos, aplicar as injeções de insulina nos horários certos e controlar os níveis de açúcar no sangue. Tem sido utilizado para ensinar as crianças com diabetes tipo 1 a entenderem a doença e assim conseguir manter o controle dos sintomas.

Bronkie, the Brachiosaurus e Air Academy: the Quest for Airtopia: voltados para crianças com asma;

 

– Re-Mission: voltado para pacientes com câncer

– Squire Quest: voltado para pacientes com distúrbios alimentares. Este game, feito para incentivar a alimentação saudável, aumentou o consumo de verduras e legumes entre os jogadores.

Além desta lista, o artigo ressalta a importância e o desempenho dos consoles, principalmente do console Wii da Nintendo, como já dissemos no decorrer do post, em relação aos pacientes com acidentes e lesões que precisem de reabilitação.

Bem, queridos leitores, encerro por aqui esta série. Mas, não fiquem tristes … Logo, logo estarei por aqui novamente! Espero que vocês tenham gostado! Até a próxima!

“Os Jogos E Seus Benefícios À Saúde” é uma série especial e dividida em 3 partes onde a autora aborda sobre os benefícios que os jogos podem trazer para diversos tratamentos de saúde.

ESTE É O TERCEIRO TEXTO!

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do YouTube, acompanhar nossas publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e promoções!

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net. Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.