NEWS!

Visão De Mãe Nerd: Homenagem Às Mamães!

Visão De Mãe Nerd: Homenagem Às Mamães!

Olá, Queridos Leitores.

Hoje comemoramos o Dia das Mães e, além de passar o dia com minha mamãe querida e de ser mimada pelos meus dois filhinhos, quero contar um pouco sobre a minha visão do que é ser uma “mãe nerd“.

Vamos lá?

Acredito que todo mundo que se intitula nerd, já se perguntou um dia o por quê é um nerd. Para mim, enquanto adolescente, sempre vinculei ao fato de gostar muito de estudar. E quando digo estudar, não quer dizer que passava o tempo inteiro em cima dos livros. Mas, sempre fiz questão de me sair bem em provas e atividades propostas, mesmo que não fosse minha área ou não gostasse do assunto…

…Era meio que uma “obrigação” de todos nós lá em casa…

…Lembro quando estava no antigo “colegial”, hoje Ensino Médio, que estudava pela manhã e à noite, às vezes, ia com minha mãe para a faculdade assistir as aulas de psicologia (amo!), língua latina, inglesa, inclusive, fui convidada a participar de algumas atividades, mesmo sem fazer parte do corpo estudantil da faculdade.

Mas, nesse período também sempre gostei de jogar, como já disse em outros posts, Mortal Kombat (iniciei nessa época), Mario, FIFA, entre outros. Nessa época também desenvolvi o gosto por obras literárias, filmes, desenhos animados e, com certeza, esta lista seria enorme. O fato é que, essa busca por conhecimento começou aí e é um hábito que carrego até hoje, no meu dia-a-dia como mãe e procuro ensinar aos meus filhos. Mas, além de tudo isso, sempre tive um lado “moleque”. Afinal de contas, cresci com três irmãos homens.

Talvez meu irmão mais velho dê risada ao ler este post… ou não… rs… mas, o fato é que, quando eu tinha meus 15 ou 16 anos, pegava o gameboy dele, ás vezes escondido, para jogar Mario… ou ligava o PC também dele para jogar Mortal Kombat… simplesmente porque adorava!

Bons tempos…. rsrs… Me renderam boas lembranças e, é claro, sustos e risadas…. Lembro também que furtava (e devolvia sempre, claro… rsrs), alguns livros de histórias clássicas infantis… acreditem ou não, eu tinha livros… mas, por algum motivo, os dele eram melhores, afinal, o “gramado do vizinho” é sempre mais verde, né?

Hoje sou um pouco de tudo. Uma mãe que gosta de Literatura, mas que se interessa em saber qual o componente químico que meu filho ou filha está ingerindo, ao tomar algum remédio, e quais as reações que podem causar no organismo. Sabe, aquela pesquisa no Google ou um simples bate papo com um médico? Ou, ainda, um lampejo das aulas de química do Ensino Médio rsrsrs… Às vezes, me deparo com aquela prova de história, que não lembro mais do conteúdo porque, afinal de contas, já faz alguns anos (rsrsrs), mas faço questão de pesquisar e relembrar o por que gostava de estudar… Ou então aquela prova de Língua Portuguesa ou Inglesa, que faz eu me lembrar porque escolhi minha formação… E por aí, vai! Bem assim!

Acho que ser mãe nerd, nada mais é do que ser mãe. Procuro cuidar dos meus filhos, da minha casa e da minha família da melhor maneira possível e, acredito que assim que deva sempre ser: tento fazer o melhor possível pelos meus filhos, independente de ser ou não ser “nerd”.

Claro que é uma delícia jogar videogame com meus filhos, mas também é uma delícia, jogar bola, brincar de pega-pega, lutar com eles no chão da sala, fazer cabana num dia frio, jogar “cara-a-cara” ou qualquer outro jogo, ir a piscina ou a a praia em um dia de sol, ou simplesmente passar a tarde toda no sofá curtindo um filme com aquela “preguiça”. Acho uma delícia ir ao cinema e sair de lá conversando com eles sobre fatos curiosos do filme ou até mesmo dando risadas de cenas bobas. Acho demais poder levá-los à uma exposição, ou até mesmo ao zoológico para novas descobertas, ou até mesmo por já ter ido ao local e achado legal.

Mas, ser mãe nerd, também é dar a bronca na hora certa, quer seja por uma nota baixa na escola ou simplesmente por uma “traquinagem”. É também saber corrigir mesmo que isso signifique alguns momentos de tortura a eles e, acredite, é muito mais torturante para nós, mães.

Percebem, depois de tudo isso, que independente de ser nerd, sou mãe, de carne e osso como qualquer outra? Então, acho que ser mãe nerd é simplesmente ser mãe. Forte e corajosa como um leão, mas ao mesmo tempo frágil e medrosa, como um passarinho. Inteligente para resolver a questão mais difícil da lição de casa, mas ao mesmo tempo completamente leiga, quando me deparo com o crescimento e desenvolvimento dos meus filhos. Acho que a questão é abrir espaço para que meus filhos entrem em meu mundo e eu no deles.

Estar sincronizada com eles enquanto pequenos para que a sincronia continue quando crescerem e começarem a desenvolver seus gostos pessoais. Incentivá-los à busca de conhecimento em qualquer área, mas não deixar a criança dentro deles morrer. Afinal, todos nós temos uma criança escondida, não é mesmo?

E, é claro,  apresentar a eles livros, games, eventos culturais, cinema, teatro e uma infinidade de coisas, afinal de contas, que nerd seria eu se não o fizesse? rsrsrs

A mensagem que posso deixar a vocês é a seguinte: ensinarmos nossos filhos a buscar conhecimento é ótimo, mas ensine-os, acima de tudo, a viver com amor e respeito ao próximo! Afinal de contas, isso é o que importa, além de todo o resto. Para mim, enquanto mãe nerd, não ensino meus filhos a serem iguais a mim. Apenas procuro dar um bom exemplo e, acima de tudo, apresento a eles coisas e hábitos que façam bem a eles. Tento ensiná-los o que é certo ou errado. Quero que cresçam como cidadãos de bem, que com certeza vão respeitar o próximo e manter hábitos saudáveis a eles e suas respectivas futuras famílias.

Do fundo do coração, é isso que desejo, acima de tudo!

E neste dia importante e muito especial, quero desejar a todas vocês, mães, avós, queridas leitoras e, também, às mamães dos nossos queridos leitores, um Feliz Dia das Mães! Dêem um abraço sincero e um beijo bem gostoso nelas, afinal de contas são nossas verdadeiras heroínas!

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e curtir nossa página no Facebook, acompanhar nossas publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e promoções!

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net. Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.