NEWS!

Relação Entre PC Gamer E Coerência

Relação Entre PC Gamer E Coerência

Saudações caros nerds! A Brasil Game Show (BGS) terminou, mas a briga no mercado de hardware continua esquentando ainda mais pelo recém lançamento da 8ª geração dos processadores da Intel e me veio à mente a necessidade de falar sobre um assunto que há muito tempo ensaio em escrever: PC Gamer com Coerência!

pc gamer 4 - Relação Entre PC Gamer E Coerência

Sendo “pczista” por quase duas décadas e participando de grupos e fóruns de discussão sobre hardware e games há pelo menos 10 anos, se faz necessário aqui, logo de início, deixar algo bem claro:

A intenção não é discutir, nem fomentar, a velha briguinha de “Quem é Melhor? PC Gamer ou Console?

Quanto a isso, não há o que se discutir. Os consoles têm muitas vantagens em relação aos computadores, principalmente tratando-se de praticidade e custos menores. Porém, o poder de desempenho dos processadores e chips gráficos atuais dos PCs estão muito à frente do que se tem disponível para os videogames, até mesmo do que aquele que virá com o Xbox One X, o novo modelo da Microsoft, e que está à beira de ser lançado no mercado mundial ou o PS4 Pro, mais novo modelo da Sony, e que será lançado com atraso no Brasil. Não percamos tempo com isso, pois a diferença de hardware entre PC e console é colossal.

Então, vamos ao que interessa por hoje!

dinei pc - Relação Entre PC Gamer E Coerência

O mercado brasileiro de PC Gamers cresce de forma significativa desde o segundo semestre de 2016 e, tratando-se de games, é a plataforma mais lucrativa, segundo apontam diversos sites de pesquisa e tecnologia. Com isso, houve uma explosão de canais no YouTube gerenciados por lojas de informática, obviamente, com a clara intenção de vender seus produtos e conseguir patrocínios de fabricantes de hardware e periféricos (mouse, teclado, headset, monitores, entre outros).

Em vista disso, surgiram alguns mitos, manias e inverdades a respeito de como se escolher um bom “PC gamer”. Obviamente, testes, reviews, unboxings, entre outras estratégias, acabam empurrando consumidores a comprarem algo que não precisam, que não atenderá suas necessidades ou que é demasiadamente superior (e mais caro, é lógico!) a um outro produto mais barato que daria conta perfeitamente àquilo que se propõe.

pc gamer 2 - Relação Entre PC Gamer E Coerência

Então, darei aqui algumas dicas valiosas para quem deseja escolher com sabedoria um novo computador para jogos, ou mesmo fazer um upgrade no seu a fim de obter melhorias significativas que reflitam nos games. A questão aqui não é ensinar você, leitor e amigo nerd, a montar sua máquina (posso até fazê-lo num post futuro, caso assim vocês peçam), mas sim, indicar parâmetros fundamentais  para que leve em consideração antes de comprar ou montar uma. Vamos lá?

1º – Tenha em mente que tipo de jogo deseja jogar

Pode até parecer uma dica banal, mas é por conta da falta de observância que se vê por aí muita gente comprando PC Gamers com valores acima de R$6 mil para jogar um Minecraft da vida! É preciso ter em mente que, se a prioridade é jogar games leves como os de futebol e luta, não é necessário um PC tão potente. Agora, se o gosto principal é para games de mundo aberto como GTA V e vários títulos de RPG, ou de tiro em 1ª pessoa (FPS) com muitos jogadores em multiplayer, como Battlefield 1, por exemplo, aí sim é necessário um custo maior, pois a máquina precisará, principalmente, de um bom processador e placa de vídeo.

pc gamer 3 - Relação Entre PC Gamer E Coerência

2º – Tenha em mente em qual qualidade deseja jogar

Aqui, sem dúvida alguma, é onde a brincadeira começa a ficar realmente cara! Enquanto o PS4 e o Xbox One S rodam seus jogos em full HD (1920×1080) à uma taxa de atualização de 30 quadros por segundos (30 fps), com filtros e configurações gráficas já estabelecidas, nos computadores é possível alterar todos esses padrões, colocando filtros mais potentes que deixam os detalhes visuais do game muito mais nítidos e perfeitos e isso com resoluções superiores ao full HD, como a 2.5k (2560×1440) e a 4k (3840×2160), à taxas de atualizações limitadas apenas pela programação do jogo. CS: GO, por exemplo, pode chegar a 300 fps!

pc gamer - Relação Entre PC Gamer E Coerência

Seja um PC Gamer com coerência

E para isso, meu nerd entusiasta, haja máquina e dinheiro! Nesse quesito, a atenção principal é para o monitor. Não adianta nada ter hardware capaz de produzir uma média de 130 fps em 2.5k se você tiver um monitor full Hd, ou mesmo um que seja 2.5k, mas que tenha a frequência máxima de 60 hertz (o que vai limitá-lo a exibir apenas 60 frames por segundo). Não é nem necessário dizer que, quanto maior a resolução do monitor e sua frequência (disponíveis atualmente em 60, 100, 120, 144 e 240 hertz), mais caro ele será.

O oposto aqui também é válido! Também é jogar dinheiro fora ter um monitor tão avançado sendo que o tipo de jogo que curte possui limitações gráficas. Um exemplo disso são os jogos de futebol, onde a maioria deles é travado em 60 quadros. De nada vai adiantar seu poderosíssimo Zowie de 240hz nesse caso!

Coerência, caro nerd… Coerência!

E qual a vantagem de ter resoluções e taxas de atualização tão altas se a visão humana possui limites? A sensação de fluidez do jogo! O Vídeo abaixo exemplifica como é essa sensação para nossa visão:

x

3º – Escolha uma configuração balanceada

Já ciente do tipo de jogo e a respectiva qualidade que o jogará, faz-se necessário escolher uma configuração de hardware balanceada para que esses objetivos sejam atingidos. Não adianta gastar a maior parte do dinheiro no processador e economizar a grana com a placa de vídeo. Também não adianta comprar a placa de vídeo mais top do momento para depois comprar um processador que não aguenta fazer com que ela dê o seu máximo. De nada adianta comprar 64 gigas de memória RAM, sendo que nenhum jogo da atualidade utiliza sequer 16. Daí você compra o melhor kit possível no mercado (processador, memória RAM, placa-mãe e placa de vídeo), mas decide economizar logo na fonte de energia…

Assim não dá, nobre nerd! Entende o que digo? É preciso ter uma configuração equilibrada, onde você saiba exatamente onde deve investir mais e menos grana. Para isso, procure ajuda nos fóruns, comunidades e grupos de hardware. Peça dicas de configuração e opinião sobre elas, até que tenha certeza de que estará comprando algo que irá suprir suas necessidades. Evite sites ou canais de lojas, pois poderá acabar sendo influenciado a gastar mais do que o necessário.

kit - Relação Entre PC Gamer E Coerência

4º – Boa aparência não significa bom desempenho

De uns anos para cá, os fabricantes de hardware e periféricos ficaram especialistas nisso: encher seus produtos com leds RGB e colocar a palavra “gamer” no nome. Infelizmente, muitas pessoas acabam caindo nessa estratégia de marketing e pagando mais caro por produtos que não são lá grandes coisas! A dica aqui é atentar-se sempre às especificações dos produtos e, secundariamente, se couber no orçamento, à aparência.

5º – Seja feliz e divirta-se com aquilo que possui

E, por fim, talvez uma das dicas mais importantes que posso vos dar, meus caros leitores nerds: não se imponha a ter um setup todo estiloso e caríssimo, igualzinho ao do seu pro player favorito, só porque quer imitá-lo ou porque ele vive dizendo aos ventos que sua configuração possui as melhores peças do planeta! Lembre-se sempre de que ele é patrocinado e vive disso.

Provavelmente, essa não é a sua realidade; Não há motivos para imitá-lo.

Outra coisa: se cair na tentação de ficar acompanhando canais de lojas de hardware no YouTube, saiba fazê-lo! Toda semana são lançados novos produtos, geralmente, melhores que seus antecessores. E se você tem a tendência de “crescer os olhos” e querer sempre o que é melhor, nunca estará satisfeito com aquilo que tem.

pc gamer 5 - Relação Entre PC Gamer E Coerência

Se hoje tem um console mais simples e não pode comprar outro melhor, pense naqueles que nem onde morar têm. Se possui um “pczinho” mais simples, antigo que só, vai jogando o que der nele enquanto economiza para, futuramente, montar uma configuração melhor. O que importa, realmente, é nos divertirmos com aquilo que possuímos no momento. Sempre nos serão mostradas as melhores coisas, independentemente de nossa situação. Precisamos aprender a conviver com isso, amigo nerd.

Esse é um fator-chave de sobrevivência nesse país tão desigual em que vivemos.

Por hoje, minhas dicas são essas, pessoal. Vamos ver se daqui para frente trarei mais assuntos envolvendo essa maravilhosa plataforma de jogos. Qualquer dúvida quanto aos assuntos abordados nesse post é só perguntar aqui nos comentários ou nas redes sociais que ajudarei no que for possível.

Abraços a todos!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções!

Tags:
Lukas Melo

É Editor e Autor do UniversoNERD.Net. Profissional da área de EaD, aficionado por RPG, hardware e cinema. Porém, não nega outras nerdices.