NEWS!

Nossa Visão Da Lenda Hideo Kojima E Expectativa Para Sua Presença Na BGS10!

Nossa Visão Da Lenda Hideo Kojima E Expectativa Para Sua Presença Na BGS10!

A Brasil Game Show 2017 (BGS) está chegando e começaremos a publicar assuntos ligados ao evento, assim como sobre nossa participação. Vamos começar com um post sobre “Hideo Kojima“, um pouco de sua extensa história no mundo dos games e sua programação para a maior feira de games da América Latina.

Hideo Kojima é considerado um dos maiores nomes, uma verdadeira lenda, do mundo do videogame. Nascido em Tóquio, Japão, em 24 de agosto de 1963, é designer, roteirista, produtor e diretor de games.

Para um garoto que passava boa parte do tempo assistindo TV e tentava divulgar seu trabalho escrito em revistas locais (sempre sendo rejeitado), não imaginava que chegaria tão longe. Filho de uma família japonesa comum, infelizmente perdeu seu pai muito cedo e, aconselhado a procurar uma carreira mais “segura” para a época, entrou para a Universidade onde começou a cursar Economia.

Porém, interrompe o curso para dar início a um sonho seu: investir na carreira de jogos eletrônicos.

Iniciou sua destacada carreira como produtor de cinema e, mais tarde, já na década de oitenta, mudou para diretor de games e começando a trabalhar com jogos eletrônicos. Nesta área, iniciou como designer e planner na divisão de jogos de computadores da Konami. Para quem não sabe, “planner” é uma pessoa que possui a função de ser o responsável pelo planejamento, incorporando várias funções como: pesquisa de mercado, analista de dados, desenvolvedor de estratégias, além de se colocar no lugar do consumidor.

Kojima já havia tentado emplacar diversas ideias, mas todas foram rejeitadas por muitas empresas do ramo. E, apesar de ter conquistado rapidamente um pouco de status dentro da Konami, várias de suas ideias para novos jogos, continuaram a ser rejeitadas, devido ao número de falhas e por não dominar programação.

Após inúmeras tentativas, conseguiu fazer parte da equipe do jogo “Penguin Adventure“, 1986, como assistente de direção. O projeto chegou às lojas e logo fez sucesso, pois oferecia várias possibilidades para o jogador inserir mais ação, elementos de RPG e finais múltiplos. Kojima aproveitou e, em um curto espaço de tempo, passou a desenvolver seu primeiro jogo: “Lost Warld“…

… isso mesmo! Uma mistura entre as palavras “World” e “War”. A ideia foi rejeitada pela Konami.

No ano de 1987, chega seu primeiro sucesso. SIM, galera! Estamos falando de “Metal Gear“, o precursor ou um dos precursores do segmento “Stealth”, no qual o jogador deve evitar o combate direto e atacar sem se expor. Em seguida, em 1988, com influência de “Blade Runner, o Caçador de Androides” e “O Exterminador do Futuro (1984)”, surge o jogo para PC, “Snatcher“. Porém, alguns imprevistos impediram sua equipe de participar da finalização. Mesmo assim, Kojima, mais uma vez, havia se superado, pois apostou em uma linguagem muito mais próxima do cinema, com cenas e conteúdo mais avançados.

Isso lhe rendeu alguns elogios pela dublagem, narrativa e, claro, trilha sonora.

Confira suas criações e participações nas criações da Konami:

  • SD Snatcher (1990): spin-off do primeiro, pois usa a mesma história, porém adaptada para o uso de RPG;
  • Metal Gear 2: Solid Snake (1990): lançado somente no Japão. Chega aos Estados Unidos e Europa somente após sua conclusão. Porém, como o nome de Metal Gear Solid 3: Subsistence (2006);
  • Policenauts (1994): desenvolvido por Kojima, é um jogo de aventura e ficção, considerado uma verdadeira obra de arte de seu criador;
  • Zone of The Enders (1991): franquia desenvolvida, originalmente, para o lançamento do PlayStation 2;
  • Game Boy Advanced, Boktai: The Sun is in Your Hand, 2003: Jogo em 2D, no estilo anime, com visão aérea e batalhas em tempo real;
  • Metal Gear Solid 3: Snake Eater (2004): diferente das criações anteriores, seu destaque é para o cenário, ou seja, uma selva e não mais espaços fechados;
  • Boktai 2: Solar Boy Django (2004): sequência de Game Boy Advanced;
  • Metal Gear Acid (2004): jogo eletrônicos de cartas colecionáveis, desenvolvido para o PSP;
  • Metal Gears Solid 4: Guns of the Patriots (2008): trabalhou somente na co-direção;
  • Castlevania: Lord of Shadow (2010): integra a equipe responsável, tendo uma participação importante;
  • Metal Gear Solid: Peace Walker (2010);
  • Metal Gear Solid V: Ground Zeroes (2014);
  • Metal Gear Solid V: The Phantom Pain (2015).

Um pouco mais sobre Hideo Kojima…

No período de 2005 a 2015, Hideo Kojima concentrou seu trabalho sob as asas de sua própria produtora, a Kojima Production. Durante esses dez anos, a empresa foi subsidiária da Konami. Porém, no final de 2015, esse contrato foi alterado. Pouco tempo depois, a Kojima fechou uma parceria com a Sony, com a novidade de que a Kojima Productions se tornaria um estúdio independente da divisão PlayStation.

Além disso, A Konami retirou o nome da Kojima Productions da página oficial do jogo “Silent Hill“, série de terror dirigida por Kojima e pelo cineasta mexicano Guilherme Dell Toro, cancelando a produção do jogo.

Após desentendimentos e discussões, Kojima deixa a Konami em 16 de dezembro de 2015, confirmando sua parceria com a Sony e anunciando seu primeiro grande título para PlayStation e PC, “Death Stranding“.

A Lenda Hideo Kojima na BGS10!

Pela primeira vez no Brasil, Kojima desembarcará, exclusivamente para participar da décima edição da Brasil Game Show (BGS10), a maior feira de games da América Latina e que acontecerá no Expo Center Norte, na zona norte de São Paulo, entre os dias 11 e 15 de outubro.

Na BGS, que estima-se receber mais de 300 mil visitantes, a lenda participará de um painel sobre sua trajetória profissional, onde contará algumas curiosidades sobre sua carreira, informações sobre os projetos de seu estúdio e outras experiências profissionais sobre jogos que criou, como as séries “Metal Gear”, “Snatcher” e “Zone of the Enders”. Além disso, Kojima será um entre muitos convidados da área Cosplay Zone e participará de um encontro com fãs, onde poderá dar autógrafos e tirar fotos gratuitamente.

Em reconhecimento à sua contribuição para o mercado dos games, receberá o prêmio: “BGS Lifetime Achievement Award“, maior já oferecido pela organização da BGS. Kojima participará da BGS nos dias 11 (quarta-feira), 12 (quinta-feira) e 13 (sexta-feira).

A programação de Hideo Kojima na BGS10 pode ser conferida abaixo:

No dia 11/10 (quarta-feira)

12:50 – 13:00 – Cerimônia de Abertura da #BGS10

15:30 – 17:00 – Meet&Greet Canon: área reservada para o encontro de fãs, onde os convidados poderão dar autógrafos e tirar fotos gratuitamente.

No dia 12/10 (quinta-feira)

14:00 – 15:00 – Painel: Lifetime Achievement Award e perguntas e respostas envolvendo os fãs.

Apresentação sobre a carreira de Hideo Kojima, onde ele responderá perguntas pré-selecionadas, feitas por visitantes, e receberá o maior prêmio já oferecido pelo evento, o Lifetime Achievement Awards, que será entregue por um fã. O evento acontecerá no palco principal.

17:30 – 19:00 – Meet&Greet Canon: área reservada para o encontro de fãs, onde os convidados poderão dar autógrafos e tirar fotos gratuitamente.

E no dia 13/10 (secya-feira)

14:00 – 15:00 – Painel: Wall of Fame e perguntas e respostas dos fãs.

Apresentação de Hideo Kojima, onde ele responderá perguntas pré-selecionadas, feitas por visitantes, e será homenageado pelo Wall of Fame, na Brasil Game Show, que simula a Calçada da Fama de Los Angeles (EUA), onde grandes astros do cinema deixam sua marca. Esse evento também acontecerá no palco principal.

17:30 – 19:00 – Jurado do Cosplay Zone. Kojima será convidado especial e acompanhará um concurso temático inspirado em personagens criados por ele.

Independentemente de nossas preferências, é de se reconhecer a importância de Kojima para o mercado dos jogos como um todo e estaremos acompanhando tudo de perto para vocês. A expectativa está enorme!

Até o próximo post e nos encontraremos na BGS10!

_________________________________________________

CRÉDITOS

Este post teve colaboração da Editora e Autora Paula Souza.

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções!

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Professor Universitário e gamer nas horas vagas. Sempre informado sobre ensino, ciência, tecnologia e games.