NEWS!

Você Sabe Por Que Temos Sobrenomes?

Você Sabe Por Que Temos Sobrenomes?

Você deve saber ou suspeitar do motivo de ter um sobrenome, mas talvez não saiba detalhes históricos que originaram os seres humanos a adotarem este complemento ao nome desde séculos atrás, tanto no ocidente quanto no resto do mundo. Neste post curto, mas curioso, tento trazer parte de uma pesquisa que realizei para esclarecer como se originou nossos sobrenomes e qual o principal motivo humano de tal criação.

Sinta-se à vontade para nos contar sobre a origem do seu sobrenome!

Mas por que temos sobrenomes?

Conhecemos muitos sobrenomes, como Faria, Ferreira, Oliveira e Silva… Todo mundo tem um sobrenome e temos de agradecer aos romanos por isso. Foi esse povo, que há mais de dois mil anos, ergueu um império com a conquista de boa parte das terras banhadas pelo mar Mediterrâneo. Os romanos tiveram a ideia de juntar ao nome comum, ou pneunome (do latim praenomen), um nome (ou nomen).

Mas por quê? Bem, caros leitores… simplesmente porque o Império Romano crescia rápido e seus membros precisavam indicar o clã ao qual a pessoa pertencia ou o lugar onde tinha nascido.

Mais tarde, com a decadência do Império Romano, essa prática foi perdendo força e atenção, até que na Idade Média, os sobrenomes caíram em desuso e as pessoas passaram a ser chamadas apenas pelo seu pneunome. Eu, por exemplo, seria chamado apenas de Reinaldo nessa época. Não muito pelo meu nome, que nunca foi tão comum até onde tenho conhecimento, mas sabemos de vários nomes que estão na história de centenas ou milhares de pessoas! Imagine quantas pessoas com um nome mais comum, como por exemplo, João ou Maria, não deviam existir em tal época? E quanta confusão isso deve ter causado!

Bem… por isso mesmo que os sobrenomes voltaram a ser usados e pouco tempo depois passaram a ser obrigatórios, durante o século XI. Desse modo, não tinha mais como confundir a grande maioria das pessoas que possuíam um mesmo nome ou um ou mais sobrenomes iguais. Isso era muito importante na hora de cobrar impostos das pessoas certas e evitar casamentos entre pessoas da mesma família. Hoje em dia, continua não sendo muito diferente, principalmente com relação à cobrança de impostos.

sobrenomes comuns brasil - Você Sabe Por Que Temos Sobrenomes?

Alguns dos sobrenomes mais comuns na história do Brasil!

Assim como enfatizo para meus alunos, nada é inventado por acaso e sim por algum motivo. Os homens passaram a escolher sobrenomes que tinham a ver com seu local de origem (Coimbra é um dos melhores exemplos) ou para confirmar o parentesco, como Fernandes, que significa filho do Fernando. Mais tarde, outros escolhiam sobrenomes que se referiam à características físicas e/ou de personalidade, como por exemplo, Calvo, Louro e Severo. Também houve aqueles que adotavam sobrenomes ligados à atividades desenvolvidas pela família, como é o caso de Ferreira que é uma referência à profissão de ferreiro.

E você sabe realmente a origem e significado do seu sobrenome?

O costume de usar sobrenomes se mostrou muito útil e foi se espalhando pela Europa, pelas colônias europeias e depois, pelo mundo. É importante destacar que essa é a história do ocidente e da grande maioria dos povos que se originaram na Europa. No oriente, o sobrenome também foi adotado para distinguir melhor os indivíduos, mas com suas particulares, algumas mais antigas que as registradas em Roma.

Atualmente é muito complicado imaginar e entender alguém sem possuir um sobrenome! O mesmo está na carteira de identidade, na carteira de trabalho, na ficha que preenchemos para fazer a matrícula dos filhos na escola ou um determinado curso e em tantos outros documentos importantes para nosso meio de viver.

alguns docimentos - Você Sabe Por Que Temos Sobrenomes?

Alguns documentos essenciais que constam oficialmente nosso nome completo!

E você, querido leitor… Concorda? Até a próxima curiosidade!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Professor Universitário e gamer nas horas vagas. Sempre informado sobre ensino, ciência, tecnologia e games.