NEWS!

Visão NERD: Tiradentes, História e Curiosidades!

Visão NERD: Tiradentes, História e Curiosidades!

Olá, leitores. Mais uma vez estou aqui, nesta semana cheia de datas e temas para a série “Visão NERD“.

Hoje, dia 21 de Abril é comemorado no Brasil o “Dia de Tiradentes“, uma data criada para homenagear Joaquim José da Silva Xavier, um ativista político que se transformou em herói nacional. Mas neste post, vou abordar detalhes da história e algumas curiosidades que talvez nem todos vocês sabiam sobre Tiradentes.

Detalhes de sua história…

A conturbada história de Tiradentes está totalmente relacionada à chamada Inconfidência Mineira, um movimento ocorrido nos séculos XVII e XVIII que tinha como objetivo a separação do Brasil do domínio político de Portugal. Naquela época, o Brasil proporcionava grandes lucros aos portugueses por meio de suas riquezas minerais, isto é, ouro e diamantes. Contudo, estas riquezas estavam começando a se tornar escassas.

Além disso, muitas pessoas não pagavam o chamado “quinto”, uma espécie de imposto cobrado pelos membros da coroa portuguesa sobre todo o ouro encontrado na colônia. Desta forma, o lucro de Portugal começou a diminuir. Reagindo a esta situação, os portugueses passaram a exercer um controle mais rígido sobre as riquezas e a aumentar os impostos. Tais medidas desagradaram a elite de Minas Gerais, que estava significativamente influenciada pelas ideias iluministas importadas da Europa naquela época.

Assim, se iniciou um movimento separatista no Brasil: a Inconfidência Mineira. A maioria dos inconfidentes eram homens ricos e cultos, com exceção justamente de Tiradentes, um homem mais simples e militar.

O nome “Tiradentes” provém da função que Joaquim José da Silva Xavier também exercia como dentista.

Reprodução artística detalhada do retrato de Tiradentes na época.

O movimento não teve sucesso e todos os inconfidentes foram presos. O momento exato da prisão de Tiradentes foi registrado através de vários manuscritos e imagens, como está ilustrado na capa (imagem principal) deste post. Após a prisão, ficou recluso por cerca de três anos, esperando seu julgamento.

Todos os outros homens envolvidos na Inconfidência Mineira escaparam de uma pena maior e cruel, já que possuíam muitos bens; a maioria optou pelo exílio, por motivos óbvios. Apenas Tiradentes foi condenado à pior das punições na época, pois em 21 de abril de 1792, foi enforcado e depois esquartejado.

Representação ilustrada da cerimônia para o enforcamento de Tiradentes.

Reprodução ilustrada do quadro “Tiradentes Esquartejado” do pintor Pedro Américo.

Algumas curiosidades presentes na história…

Os planos de insurgência contra o governo local em Minas, representado pelo Visconde de Barbacena, foram articulados em 1788 e tiveram como estopim a política de cobrança de impostos sobre a produção aurífera e sobre os rendimentos que ganhava cada pessoa que compunha a população de Minas Gerais e…

… esse último imposto era popularmente conhecido como “derrama”!

Apesar de terem uma organização bem elaborada, os inconfidentes acabaram por ser delatados por Silvério dos Reis, um devedor de tributos que, com a denúncia, acreditava poder sanar suas dívidas com a coroa. Após ser enforcado e esquartejado, a cabeça de Tiradentes foi exibida na praça principal da cidade de Ouro Preto.

Evidentemente, o dia da morte de Tiradentes por muito tempo foi compreendido como o dia em que um rebelde foi morto, como típico exemplo de retaliação absolutista. Entretanto, após a Independência do Brasil e, principalmente, após a Proclamação da República (época em que o Brasil, já desvinculado de Portugal, procurava construir sua identidade nacional), a imagem de Tiradentes começou a ser recuperada e louvada como um dos heróis da nação ou como um dos que primeiramente lutaram (até a morte) pela liberdade.

Um exemplo dessa imagem foi a instalação, em 1867, do primeiro monumento a Tiradentes na Cidade de Ouro Preto. Entretanto, o mais notório exemplo de todos, foi a confecção, por parte do famoso pintor Pedro Américo, do quadro “Tiradentes Esquartejado” (ver ilustração acima) em 1893, época em que a República, recém-instituída, procurava os mártires e os patronos da chamada “Nação Brasileira”.

E finalmente, a visão republicana de Tiradentes permaneceu (e ainda permanece) no imaginário popular dos brasileiros. Em 1965, durante a primeira fase do regime militar no Brasil, o marechal Castelo Branco, então presidente da República, contribuiu  e muito para o reforço dessa imagem, sancionando a Lei de Nº 4.897, de 9 de dezembro, que instituía o dia 21 de abril como sendo feriado nacional, tornando assim Tiradentes um herói nacional, e oficialmente, Patrono da Nação Brasileira. O mínimo que o governo poderia fazer por tudo!

Espero que tenham gostado e até um futuro post da série Visão NERD, pois os dois próximos serão escritos pela Editora e Autora Paula Souza, membra da EQUIPE do Projeto Universo NERD.

_________________________________________________

Visão NERD é uma série de posts onde o autor explica as origens de datas e/ou temas específicos com curiosidades e sempre envolvendo uma abordagem NERD. ESTE É O OITAVO TEXTO!

O SÉTIMO pode ser acessado em: Visão NERD: Dia Do Índio E Importância

O SEXTO pode ser acessado em: Visão NERD: Dia Nacional Do Livro Infantil

O QUINTO pode ser acessado em: Visão NERD: A Origem E Significados Da Páscoa!

O QUARTO pode ser acessado em: Visão NERD: Você Sabe Por Que O Céu É Azul?

O TERCEIRO pode ser acessado em: Visão NERD: Dia Do Quadrinho Nacional

O SEGUNDO pode ser acessado em: Visão NERD: A Origem Do Réveillon

O PRIMEIRO pode ser acessado em: Visão NERD: A Origem Da Sexta-Feira 13!

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do YouTube, acompanhar nossas publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e promoções!

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Professor Universitário e gamer nas horas vagas. Sempre informado sobre ensino, ciência, tecnologia e games.

Postar um comentário