NEWS!

Visão NERD: Dia Do Índio E Importância

Visão NERD: Dia Do Índio E Importância

Olá, novamente leitores.

Seguindo a semana com datas comemorativas, nosso post de hoje se refere ao “Dia Do Índio“. No Brasil e no restante do continente americano, comemoramos no dia 19 de Abril. Entretanto, em nosso país a data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto de lei número 5.540.

Mas você sabe dizer porque foi escolhido o dia 19 de abril?

Bom… vamos à origem desta data…

Para entendermos a origem desta data, devemos “voltar” para o ano de 1940. Exatamente neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados a participar das reuniões e decisões relacionadas aos povos indígenas. Porém, os índios não compareceram aos primeiros dias do evento, pois estavam temerosos e preocupados.

Este comportamento era compreensível, principalmente naquela época, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos chamados “homens brancos”.

Porém, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram, enfim, participar do evento, após entenderem a importância daquele momento histórico para suas culturas. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido oficialmente, em todo o continente americano, como o Dia do Índio.

Representação artística de parte da cultura indígena brasileira em seu habitat natural.

A importância desta data, principalmente no Brasil…

Neste dia do ano, ocorrem vários eventos dedicados à valorização e preservação da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a  cultura indígena, os museus fazem diversas exposições e os municípios organizam festas comemorativas em partes da cidade. É um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas culturas.

É importante recordar e destacar que os índios já habitavam o território do nosso país quando os portugueses chegaram no ano de 1500. Desde aquela época, só presenciamos o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo infelizmente ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais de forma intensa, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

Vamos refletir… Até o próximo post da série Visão NERD!

_________________________________________________

Visão NERD é uma série de posts onde o autor explica as origens de datas e/ou temas específicos com curiosidades e sempre envolvendo uma abordagem NERD. ESTE É O SÉTIMO TEXTO!

O SEXTO pode ser acessado em: Visão NERD: Dia Nacional Do Livro Infantil

O QUINTO pode ser acessado em: Visão NERD: A Origem E Significados Da Páscoa!

O QUARTO pode ser acessado em: Visão NERD: Você Sabe Por Que O Céu É Azul?

O TERCEIRO pode ser acessado em: Visão NERD: Dia Do Quadrinho Nacional

O SEGUNDO pode ser acessado em: Visão NERD: A Origem Do Réveillon

O PRIMEIRO pode ser acessado em: Visão NERD: A Origem Da Sexta-Feira 13!

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do YouTube, acompanhar nossas publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e promoções!

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Professor Universitário e gamer nas horas vagas. Sempre informado sobre ensino, ciência, tecnologia e games.