NEWS!

Programa Leia Para Uma Criança: Incentivo À Leitura E Valores Para Toda A Vida

Programa Leia Para Uma Criança: Incentivo À Leitura E Valores Para Toda A Vida

Olá, Queridos Leitores… Hoje, estou aqui para contar um pouquinho para vocês sobre um programa fantástico chamado “Leia Para Uma Criança“, da Fundação Social Itaú. O Programa já existe há alguns anos e, sempre que possível, faço questão de divulgar para as pessoas que conheço, pois foi uma iniciativa muito boa!

Leia para uma criança e conheça um pouco sobre a Fundação Social Itaú

É uma organização que, assim como a instituição Banco Itaú, tem como objetivo…

… promover uma educação de qualidade às crianças e jovens brasileiros!

É um desafio, todos nós sabemos, mas ao qual ano após ano, esta instituição vem contribuindo, através de inovações tecnológicas e em conjunto com as três esferas: governo, empresas e organizações não governamentais. Através deste trabalho tão importante e com valores como: comprometimento, entusiasmo, respeito, ética e transparência, a Fundação Social Itaú tem sido a principal responsável por mudanças e conquistas no campo social, auxiliando milhares de brasileiros. E ao longo de vários anos…

… estabeleceu vários programas para que pudesse atingir vários níveis sociais.

Vamos conhecê-los um pouco mais?

Educação Integral: A Fundação investe na oferta de educação integral para alunos da rede pública e entende que essa educação não se limita somente ao período dentro da escola, mas que o aprendizado continua fora dela, criando assim, a possibilidade de desenvolvimento pleno do ser humano. Nesse sentido, a Fundação trabalha no reconhecimento de instituições civis na composição da modalidade de educação integral de qualidade e, em parceria com a escola, oferece assessoria na formulação de políticas públicas para que essa educação aconteça. São funções que exigem conhecimento acumulado e experiência no setor.

Mobilização Social: para que se tenha uma educação integral de qualidade não basta conhecimentos técnicos e metodologias. É necessário o envolvimento social, como meio de expressão para que seja colocada em prática a energia transformadora que motiva as pessoas a participarem das mudanças que gostariam de ver para um mundo melhor. Além disso, visa envolver os segmentos da sociedade em prol dessas mudanças, através da sensibilização da população para a participação de ações que envolvam Educação, Direitos da Criança e do Adolescente e educação financeira; a prática voluntária, como forma de incentivo à troca de conhecimentos e engajamento em ações contínuas ou não e enfoque social com a comunidade, relação esta que vai além da troca comercial e contribui para o desenvolvimento social.

Gestão Educacional: para que haja melhorias no aprendizado, são necessários aprimoramentos que vão desde a política de educação até a vivência em sala de aula. A Fundação tem como objetivo contribuir na formação e aperfeiçoamento de profissionais atuantes no setor educacional, não só na escola, mas também nos bastidores. Os investimentos, então, são focados nos setores estruturantes, assim como a gestão do sistema educacional, através da formação de secretários e técnicos da educação, formação continuada de professores e gestores, focando a dimensão pedagógica do processo e o aprimoramento de liderança desse profissional, avaliação externa do desempenho dos alunos, desenvolvimento de conteúdos e ferramentas que auxiliem na avaliação do aluno e, por último mas também muito importante, a relação família-escola, conteúdos que auxiliem no acolhimento, apoio e parceria com as famílias do alunos.

Avaliação Econômica de Projetos Sociais: auxilia na gestão e aprimoramento das iniciativas de caráter social, prestando contas não só aos financiadores como também aos beneficiados. É através desta iniciativa, que a Fundação Social Itaú aproxima os campos econômico e social.

Outros programas são desenvolvidos pela Fundação, também como forma de aprimoramento dos profissionais da rede pública, como o programa Escrevendo o Futuro, que visa auxiliar o desenvolvimento do profissional de Língua Portuguesa e o programa Jovens Urbanos, que visa promover o acesso à oportunidades de formação e de emprego para jovens de alta vulnerabilidade social e muitos outros.

Além destes programas, o site da Fundação Social Itaú conta com 60 títulos digitais, disponíveis para os profissionais da área de educação e, também, para quem se interessar por esse tipo de conhecimento.

Tenho certeza que vocês irão se surpreender!

livros digitais 300x126 - Programa Leia Para Uma Criança: Incentivo À Leitura E Valores Para Toda A Vida

Alguns exemplos de livros do acervo digital, sem mencionar também os livros técnicos para áreas específicas.

Mas, como disse no início, o objetivo deste post é esclarecer para vocês sobre um programa que me chamou a atenção e o qual eu já participo há três anos: “Leia para Uma Criança”.

Criado em 2010, este programa convida o adulto para uma ou mais crianças, sejam filhos, netos, sobrinho, vizinhos, alunos ou qualquer criança que faça parte de seu convívio de alguma forma e, através dessa leitura, compartilhar conhecimento, contribuir para seu repertório cultural, lazer, convívio familiar e até mesmo vínculos afetivos.  Para isso, a Fundação Social Itaú disponibiliza todos os anos a “Coleção Itaú Criança“, disponível para solicitação no site itau.com.br/crianca.

As coleções disponíveis no programa podem ser solicitadas não só por pessoas físicas, mas também por organizações civis e por secretarias municipais de educação.

Sabemos da importância que tem a leitura desde os primeiros anos de vida de uma criança. Criar um hábito que mudará o mundo de cada uma dessas crianças, fazendo com que se tornem pessoas cultas e sempre com a mente aberta para novos aprendizados. O foco principal desse programa é estimular a leitura entre crianças de 5 a 7 anos, mas isso  não impede que os livros sejam lidos para outras faixas etárias.

As coleções são muito divertidas, uma mais encantadora que a outra e o que acho mais legal é que, ano após ano, este programa oferece uma oportunidade à autores não tão conhecidos, de publicarem suas obras através da editora responsável pela edição e lançamento dos mesmos.

Vamos conhecer as coleções?

Coleção 2010

leia para uma criança 2010 300x161 - Programa Leia Para Uma Criança: Incentivo À Leitura E Valores Para Toda A Vida

Histórias clássicas como: Bem-te-vi, Lobisomen, Os Três Porquinhos e O Jogo da Parlenda; leituras clássicas, mas que com certeza, ainda encantam as crianças com simplicidade e diversão.

Coleção 2011

leia para uma criança 2011 - Programa Leia Para Uma Criança: Incentivo À Leitura E Valores Para Toda A Vida

Nesta coleção, histórias como Chapeuzinho Amarelo (Chico Buarque), Adivinha Quanto Eu Te Amo (Sam McBratney) e A Festa no Céu (Angela Lago), apresentando grandes nomes da literatura infantil. Histórias que envolvem os medos infantis, o amor entre pais e filhos e um pouco da cultura estrangeira.

Coleção 2012

leia para uma criança 2012 300x137 - Programa Leia Para Uma Criança: Incentivo À Leitura E Valores Para Toda A Vida

Autores não tão conhecidos fizeram parte desta coleção: O Ratinho, O Morango Vermelho Maduro e O Grande Urso Esfomeado (Don e Audrey Wood), Poesia na Varanda (Sonia Junqueira) e Lino (André Neves). Histórias que retratam o quão frágeis nossos pequenos se sentem diante do mundo em que vivem.

Coleção 2013

leia para uma criança 2013 300x195 - Programa Leia Para Uma Criança: Incentivo À Leitura E Valores Para Toda A Vida

Nesta coleção, a Fundação apostou em autores não tão conhecidos também e não é que deu certo? O Mundo Inteiro (Liz Garton Scanlon e Maria Frazee) e E O Dente Ainda Doía (Ana Terra), ambos com histórias encantadoras e que prendem a atenção dos nossos pequenos.

Coleção 2014

leia para uma crianca 2014 300x151 - Programa Leia Para Uma Criança: Incentivo À Leitura E Valores Para Toda A Vida

Nesta coleção, as divertidíssimas obras Gato Prá Cá, Rato Prá Lá (Sylvia Orthof), onde a autora decidiu partir para o singelo, a leitura é curta, mas a imaginação ganha espaço. O segundo livro é Papai! (Philipe Corentin), onde a leitura leva as crianças a rirem dos próprios medos, afinal, qual criança nunca teve medo do escuro?

Coleção 2015

leia para uma crianca 2015 300x166 - Programa Leia Para Uma Criança: Incentivo À Leitura E Valores Para Toda A Vida

Obras como Dorme, Menino, Dorme (Laura Herrera) e Tatu-Balão (Sônia Barros) abrilhantaram esta coleção, excelentes leituras para a hora do soninho. No primeiro, o menino é levado ao mundo dos sonhos, apenas por uma coisa: a presença da mãe. No segundo, Um tatu-bola sobe todos os dias em uma colina e tenta se transformar em um balão. Essas duas obras são leituras imperdíveis!

Coleção 2016

leia para uma crianca 2016 300x186 - Programa Leia Para Uma Criança: Incentivo À Leitura E Valores Para Toda A Vida

Sempre abrindo espaço para autores que não são tão conhecidos, nesta coleção temos Poeminha da Terra (Márcia Leite e Tatiana Móeg) e Selou e Maya (Lara Meana e Maria Pascua de La Torre). No primeiro, as autoras exploram todos os momentos presentes na vida da criança: hora de brincar, de comer, se divertir, etc. No segundo, duas crianças são vizinhas e tem formas de imaginar bem diferentes uma da outra.

Coleção 2017

leia para uma crianca 2017 300x211 - Programa Leia Para Uma Criança: Incentivo À Leitura E Valores Para Toda A Vida

Em Cima Daquela Serra, de Eucanaã Ferraz, é uma leitura divertida sobre o que se passa em cima da serra: passa bichos, outras coisas e, às vezes, só o tempo. De forma colorida e cativante, estimula a imaginação dos pequenos. Vale a pena conferir! Já em O Menino Azul, de Cecília Meireles, temos a história de um menino que, como a maioria das crianças nessa idade, quer ter um cachorrinho. A autora, com toda sua simplicidade e ao mesmo tempo com muitos símbolos e imagens, retrata de forma divertida, o desejo do menino.

No ano passado estive na Bienal Internacional do Livro, que foi realizada em São Paulo, no Anhembi e pude visitar o estande da Fundação Itaú que alem de expositora, foi uma das curadoras do evento, juntamente com o SESC e a CBL (Companhia Brasileira de Letras). Além disso, o Salão de Idéias que carregava o nome do SESC e do Itaú, foi um espaço que trouxe algumas discussões de relevância social e literatura.

Bienal 15 300x200 - Programa Leia Para Uma Criança: Incentivo À Leitura E Valores Para Toda A Vida

Estande da Fundação Social Itaú, na Bienal Internacional do Livro, 2016.

O trabalho desenvolvido pela Fundação Social Itaú é muito importante para o desenvolvimento social e educacional das crianças e jovens, principalmente por ser gratuito e estar disponível à população de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social. É uma oportunidade que deve ser valorizada!

Vale lembrar que existem outros serviços de leitura, porém não são gratuitos. Existem Clubes como o Leiturinha, no qual o leitor seleciona um dos pacotes disponíveis e, de acordo com a faixa etária da criança, profissionais da área pedagógica selecionam livros para que você possa ler para seu pequeno. Mediante o pagamento de uma taxa mensal, você terá todo o material entregue em sua casa. Além desse clube existem outros similares como o Expresso Letrinhas, Clube do Livro,Petite Book Booxs  e diversos outros. Basta ao leitor, saber qual pacote oferecido cabe melhor em seu bolso e se adequa ao seu dia-a-dia. 

Infelizmente, este ano o programa Leia Para Uma Criança já está encerrado e não será mais possível solicitar a coleção. Mas fiquem atentos para a coleção de 2018! Novamente, o link é: itau.com.br/crianca.

Eu, com certeza, solicitarei!

Bem… por hoje é só! Espero que tenham gostado. E lembrem-se: a leitura desenvolve a imaginação e a capacidade criativa, promove melhorias na comunicação e trabalha as emoções. Tudo isso, em longo prazo, vai contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de um futuro adulto! Pensem nisso.

Abraços e até a próxima!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net. Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.