NEWS!

Saiba O Nível De Segurança Do Seu E-mail

Saiba O Nível De Segurança Do Seu E-mail

O e-mail ainda é um serviço bastante comum e importante em nossa sociedade, mesmo com diversas outras aplicações mais práticas, rápidas e interessantes. De qualquer forma, devemos sempre nos preocupar com as ameaças que tentam diariamente invadir nossos dispositivos, serviços e aplicações… E nada melhor do que começar conhecendo uma ferramenta totalmente gratuita e criada por uma importante equipe europeia.

A curiosidade desta semana é também uma dica e pode lhe ajudar a monitorar seu e-mail.

Sobre a segurança do seu e-mail

Uma equipe do Joint Research Centre (ou simplesmente pela sigla JRC), que nada mais é do que o serviço de ciência e tecnologia pertencente à Comissão Europeia, desenvolveu uma ferramenta online gratuita, que permite verificar na hora a segurança dos seus serviços de e-mail. Não é interessante, caros leitores?

A ferramenta foi criada depois que a equipe constatou que os provedores de serviços de correio eletrônico nem sempre adotam os padrões de segurança recomendados para proteger suas comunicações ou não realizam as atualizações dos pacotes de software conforme são disponibilizados. A ferramenta (ver imagem a seguir) foi batizada de Mecsa (do inglês My e-mail communications security assessment), ou avaliação de segurança das comunicações do meu e-mail, em tradução direta para nosso idioma.

A ferramenta Mecsa é totalmente gratuita!

mecsa figura1 - Saiba O Nível De Segurança Do Seu E-mail

Como testar a segurança do seu e-mail?

Para usar a ferramenta, basta inserir o seu e-mail e digitar o captcha, mas deixe a janela seguinte aberta em seu navegador de preferência (ver imagem a seguir). Uma mensagem será enviada imediatamente para o seu e-mail, devendo então ser respondida. Entretanto, basta clicar em responder e enviar, sem precisar digitar nada. Assim que o e-mail for respondido, a análise será realizada, com os resultados sendo apresentados na mesma página que você deixou aberta (por isso não se esqueça de deixar aquela janela aberta que comentei no início deste parágrafo). Finalmente, basta então ler o relatório, disponível atualmente em inglês, espanhol, francês, italiano ou alemão (a seleção pode ser feita no canto superior direito da página). A equipe promete versões em todos os idiomas europeus, inclusive o português, até o final do ano. E que boa informação!

O programa avalia a confidencialidade das mensagens (o risco de suas mensagens serem lidas por terceiros que a interceptem), o risco de phishing e roubo de identidade, além da integridade das mensagens. Agora, sem mais enrolação, a ferramenta pode ser acessada no endereço https://mecsa.jrc.ec.europa.eu.

Eu já estou usando esta ferramenta para analisar meu e-mail e também do UniversoNERD.Net!

 

mecsa figura 2 - Saiba O Nível De Segurança Do Seu E-mail

Nunca é demais se prevenir e espero que esta dica seja de útil!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Gamer desde o Atari 2600, Streamer, Blogueiro e Professor Universitário de profissão e paixão. Sempre informado sobre games, tecnologia, ciência e ensino. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas