NEWS!

Pilhas E Baterias Na Presença De Baixa Temperatura Recarregam Mesmo?

Pilhas E Baterias Na Presença De Baixa Temperatura Recarregam Mesmo?

As pilhas do tipo secas, depois de deixarem de funcionar, quando colocadas numa geladeira ou congelador podem ainda gerar mais um pouco da carga elétrica. Mas vamos com calma para todos entenderem!

Isto simplesmente ocorre porque ao submeter a pilha ou bateria (do tipo não recarregável) à baixas temperaturas, aumenta a solubilidade de alguns reagentes, facilitando a passagem de substâncias entre os eletrodos (cátodo e ânodo) que realizam a reação química. Assim, a pilha ou bateria “volta” a funcionar, porém, quando as reações que ocorrem no ânodo e no cátodo, como são irreversíveis, se derem por completas, a pilha ou bateria deixa de funcionar, não importando o tempo que passe dentro da geladeira ou congelador.

O que é importante saber sobre pilhas e baterias em baixas temperaturas?

Mesmo quando suas pilhas ou baterias não estão em uso, continuam perdendo carga porque seus componentes químicos internos estão reagindo e dissipando a carga armazenada. Agora, sob a presença de baixa temperatura, esta reação química tem sua velocidade reduzida. Por essa condição, armazenar pilhas/baterias na geladeira ou no congelador (mais frio) fazem elas durarem um pouco mais.

É importante saber que uma pilha/bateria constituída de NiMH (1), por exemplo, podem guardar, dependendo das condições, até 90% de carga por um bom tempo se mantidas no congelador. Entretanto, é importante saber que o que ocorre é apenas a manutenção da carga, não sendo possível “carregar” uma pilha/bateria apenas colocando-a sob baixa temperatura e utilizando somente esta variável no processo.

Mas se você pretende colocar suas pilhas/baterias na geladeira/congelador de casa, é importante que:

  • Você não deve colocar as pilhas/baterias sob baixa temperatura enquanto estiverem quentes, o que acontece logo após sua retirada do dispositivo. Mesmo que externamente você não perceba que a pilha/bateria está quente, internamente ela estará. Espere até elas chegarem à temperatura ambiente.
  • Você não deve utilizar as pilhas/baterias imediatamente após retirá-las da geladeira. Espere até elas chegarem à temperatura ambiente antes de utilizá-las em qualquer dispositivo.

Mas as pilhas e baterias possuem diferenças?

Esta diferença é interessante saber, pois tanto as pilhas como as baterias são armazenadores de energia nos quais uma reação de oxirredução transforma a energia química armazenada em energia elétrica. O processo de funcionamento das duas é espontâneo e tem o mesmo princípio químico: a transferência de elétrons entre um metal que tem a tendência de doar elétrons (ânodo ou eletrodo negativo) por meio de um fio condutor para um metal que tem a tendência de receber elétrons (cátodo ou eletrodo positivo).

Porém, a diferença entre esses dois armazenadores de energia está no fato de que uma pilha é formada apenas por um eletrólito (solução condutora de íons também denominada de ponte salina) e dois eletrodos (cátodo e ânodo), enquanto a bateria é formada por várias pilhas ligadas em série ou em paralelo.

Devido a isso, as baterias produzem uma corrente elétrica mais forte.

Espero que gostem desta curiosidade e até a próxima dica ou curiosidade!

Você pode encontrar o Reinaldo, autor deste post, também no Twitter e no Facebook.

Aproveite para acompanhar o trabalho do autor na “Coluna Games e Tech com Reinaldo” no Portal XPGG … 🙂

_________________________________________________

(1) A pilha/bateria de níquel-hidreto metálico (NiMH) ou de hidreto metálico de níquel, é um tipo de pilha/bateria em que o eletrodo negativo é um composto intermetálico, uma liga de um metal alcalino terroso, um metal de transição, uma terra rara ou um actinídeo, com um metal do grupo do ferro. Todos estes metais formam hidretos em uma reação reversível.

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Gamer desde o Atari 2600, Streamer, Blogueiro e Professor Universitário de profissão e paixão. Sempre informado sobre games, tecnologia, ciência e ensino. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas