NEWS!

Óculos de Realidade Virtual Sem Dor De Cabeça

Óculos de Realidade Virtual Sem Dor De Cabeça

A chamada Realidade Virtual (do inglês, Virtual Reality ou VR) já está entre nós há um bom tempo. É certo que a tecnologia ainda tem muito que evoluir, principalmente nas questões que envolvem saúde, conforto e custo. Como adoro sempre estar bem informado quando os assuntos envolvem tecnologias, acompanho eventos, participo de experiências com VR e tento estar ciente de como esta tecnologia está evoluindo e o que anda sendo feito por ai para a experiência entrar no mercado de vez, trago esse texto curioso e informativo.

A verdade é que temos diversas empresas e profissionais estudando e trabalhando a todo vapor para trazer um dispositivo mais adequado e que possui um mercado promissor de aplicações, não só no mundo do entretenimento, mas também em áreas como Engenharia, Medicina, Ensino, entre outros. E um novo método baseado na física está chegando para os óculos com tecnologia VR. Vamos conferir?

E a Realidade Virtual está evoluindo e conseguindo tornar a experiência mais adequada e confortável.

Uma imersão tridimensional sem dor de cabeça

Os óculos de realidade virtual existentes no mercado causam uma ótima primeira impressão, mas basta ficar um pouco com eles para que a maioria das pessoas termine com dor de cabeça ou com a sensação de enjoo. O professor e pesquisador Fu-Chung Huang, da Universidade de Stanford, acredita ter encontrado a solução para salvar a primeira impressão desses equipamentos tão promissores.

Desenvolveu a tecnologia de campo de luz para criar uma visualização 3D mais confortável!

Entenda como funciona os novos óculos de Realidade Virtual

Nos óculos de realidade virtual atuais, cada olho consegue ver apenas uma imagem. Somente isso já é uma grande limitação, mas a profundidade do campo de visão também é limitada, pois o olho é forçado a focar em um único plano (uma imagem 2D). Agora, no mundo real, nós vemos perspectivas ligeiramente diferentes da mesma cena 3D em diferentes posições na pupila e em cada um dos nossos olhos.

Quando você olha através dos óculos já existentes, há um conflito entre as informações visuais que seus olhos captam e como o seu cérebro combina o que os olhos estão vendo. Isso é conhecido como vergência.

E é esse conflito que pode lhe dar dor de cabeça ou a sensação de enjoo.

E Huang resolveu esse problema criando uma espécie de “holograma” para cada olho. Um campo de luz cria múltiplas perspectivas ligeiramente diferentes ao longo de cada pupila, reproduzindo melhor o que acontece com nossa visão natural. O resultado é que se pode mover o foco e ajustar a profundidade de campo em cada cena virtual e isso poderá ser feito automaticamente. O cérebro irá receber imagens virtuais que serão reproduzidas como se fossem reais (ver ilustração abaixo) e será “enganado”, evitando a possibilidade de dor de cabeça em menor espaço de tempo e diminuindo sensações de enjoo.

oculos realidade virtual figura2 - Óculos de Realidade Virtual Sem Dor De Cabeça

Representação do novo conceito de óculos para Realidade Virtual.

Isto agora será possível porque os novos óculos de realidade virtual incorporam duas telas LCD transparentes e superpostas, ligeiramente espaçadas uma da outra. O protótipo foi construído com o apoio da NVidia, o que traz esperanças de que a tecnologia possa chegar mais rapidamente ao mercado.

Com esta nova tecnologia, você terá uma janela virtual ideal em 3D, parecida com o mundo real, onde hoje você tem basicamente uma tela 2D na frente de cada olho que força e prejudica até a saúde.

E até a curiosidade ou dica da próxima semana!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Gamer desde o Atari 2600, Streamer, Blogueiro e Professor Universitário de profissão e paixão. Sempre informado sobre games, tecnologia, ciência e ensino. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas