NEWS!

O 64º lugar Em Ranking Mundial De Inovação

O 64º lugar Em Ranking Mundial De Inovação

O Brasil ocupa o 64º lugar no Ranking Mundial de Inovação Tecnológica. Mesmo assim, o país ganhou cinco posições em relação ao ano anterior. O índice é calculado pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual e tem como parceiro nacional a Confederação Nacional da Indústria.

Sobre o Ranking Mundial de Inovação

A liderança deste Ranking ficou com a Suíça, seguida por Holanda, Suécia, Reino Unido, Cingapura, Estados Unidos da América, Finlândia, Dinamarca, Alemanha e Irlanda. Entre os países classificados com renda média-alta, o destaque foi a China, seguida por Malásia, Bulgária, Croácia e Tailândia.

O Brasil também foi classificado nesta categoria, ocupando a respeitada 15ª posição, mas dentro da região latino-americana, ficou apenas com a 6ª colocação.

Entre os de renda média-baixa, os mais bem posicionados foram Ucrânia, Vietnã e Moldávia. Já nos países de renda baixa, alcançaram melhor desempenho Tanzânia, Ruanda e Senegal.

Uma subida relevante?

O Brasil de fato subiu no Ranking quando são considerados os chamados insumos de inovação, ficando na 58ª. Neste indicador, são levados em consideração itens como instituições, capital humano, pesquisa e desenvolvimento, infraestrutura e sofisticação de mercado e negócios.

Segundo os levantamento realizados, os melhores índices registrados no país foram nos quesitos de gastos em educação (23º colocado), investimento em pesquisa e desenvolvimento (27º), dispêndio de empresas em P&D (22º) e qualidade das universidades (27º). Acredite se quiser!

Eu, particularmente, vejo estes índices com desconfiança e descaso, pois se são realmente dados com pouca margem de erro, pergunto: Cadê tais gastos com educação? Cadê os investimentos com pesquisa e desenvolvimento? Cadê a qualidade na educação? Qual o conceito de qualidade que adotam?

Acredito que tais índices não foram gerados com variáveis corretas e justas ou tudo foi provavelmente desviado dentro de uma corrupção descarada e sem solução.

Os autores também destacaram a capacidade de absorção de conhecimento (31º), pagamentos em propriedade intelectual (10º), importações de alta tecnologia (23º) e escala de mercado (8º).

Agora, quando se trata dos pontos fracos, foram apontados pelo relatório nas instituições (82º colocado), com ambiente de negócios (110º), facilidade de abertura de negócios (123º), graduados em engenharias e ciências (79º), crédito (104º) e a formação de capital bruto (104º).

Eu até destaco e debato com meus alunos que a Espanha, país com uma população bem menor, possui cerca de 40 vezes mais profissionais com títulos de mestrado e/ou doutorado do que o Brasil.

E essa defasagem é refletida e muito quando o assunto é Inovação Tecnológica!

Mais algumas informações

Nos produtos da inovação, o Brasil está no 70º lugar. Nessa categoria são considerados produtos científicos e tecnológicos e indicadores relacionados, como patentes e publicações em revistas e periódicos acadêmicos. Ainda assim, o índice subiu em relação ao ano anterior, quando o país ficou na 80ª colocação.

Por fim, no índice de eficiência de inovação, o Brasil subiu para a 85ª posição. Esse indicador mede o quanto um país consegue produzir tecnologia frente aos insumos, condições institucionais e estrutura de capital humano e pesquisa de que dispõe. Um país se faz com educação e investimentos!

_________________________________________________

Bibliografia: Agência Brasil.

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Gamer desde o Atari 2600, Streamer, Blogueiro e Professor Universitário de profissão e paixão. Sempre informado sobre games, tecnologia, ciência e ensino. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas