NEWS!

Inteligência Artificial Precisa Ser Socialmente Responsável E O Ser Humano Mais Ainda

Inteligência Artificial Precisa Ser Socialmente Responsável E O Ser Humano Mais Ainda

O desenvolvimento de novas tecnologias de inteligência artificial (ou IA) estão sujeitos a vieses e os sistemas resultantes podem ser discriminatórios, significando que deve haver mais empenho por parte dos formuladores de políticas para garantir que esses desenvolvimentos sejam democráticos e socialmente responsáveis. É lógico que o ser humano, como criador da IA precisa ser mais responsável ainda, mas infelizmente nossa história não condiz com tal característica essencial para a próxima era.

A IA e Robótica

Entretanto, a Dra. Barbara Ribeiro, do Instituto de Inovação da Universidade de Manchester, no Reino Unido, fez um relatório envolvendo um grupo de 19 especialistas e elaborou um texto sobre as oportunidades e os riscos dos desenvolvimentos no campo da inteligência artificial e da robótica com as tecnologias atuais.

Como o investimento nessas tecnologias será essencialmente pago pelos contribuintes no longo prazo, diz o relatório, os formuladores de políticas precisam garantir que os benefícios de tais tecnologias sejam distribuídos de forma justa por toda a sociedade. E este será um dos maiores desafios!

Garantir a justiça social no desenvolvimento da inteligência artificial é essencial. Tecnologias de IA dependem do uso de algoritmos que influenciam a tomada de decisões na vida pública e em questões como bem-estar social, segurança pública e planejamento urbano.

O estudo ainda destaca que dentro destes processos de tomada de decisões baseados em dados, alguns ou vários grupos sociais podem ser excluídos, seja porque não têm acesso aos dispositivos necessários para participar da evolução tecnológica ou porque os conjuntos de dados selecionados não consideram as necessidades, preferências e principalmente interesses das pessoas marginalizadas e desfavorecidas.

Sobre o estudo e opinião a respeito

O relatório deste estudo foi elaborado para ajudar empregadores, reguladores e formuladores de políticas a entender os efeitos potenciais da inteligência artificial em áreas como indústria, saúde, pesquisa e política internacional. Além disso, o documento também avança em direção ao campo da robótica, explicando as diferenças e semelhanças entre as duas áreas separadas de pesquisa e desenvolvimento e os desafios que os formuladores de políticas enfrentam atualmente em cada uma delas e o que podem vir a enfrentar.

Na minha opinião, o maior desafio para o futuro da IA será o ser humano se tornar totalmente responsável em criar medidas de seguranças coerentes e cabíveis no decorrer do desenvolvimento das tecnologias envolvidas, sendo que nossa espécie, infelizmente em toda sua história, nunca conseguiu mostrar com coerência e segurança ser responsável com o planeta como um todo e muito menos com si próprio.

Todos os detalhes, em inglês, estão disponíveis online em On Al and Robotics.

_________________________________________________

Bibliografias: On Al and Robotics e Inovação Tecnológica.

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Gamer desde o Atari 2600, Streamer, Blogueiro e Professor Universitário de profissão e paixão. Sempre informado sobre games, tecnologia, ciência e ensino. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas