NEWS!

Brasileiros Desenvolvem Tecnologia Para Reciclar Metais Preciosos Do Lixo Eletrônico

Brasileiros Desenvolvem Tecnologia Para Reciclar Metais Preciosos Do Lixo Eletrônico

Uma recente pesquisa do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, em Campinas (SP) desenvolveu uma tecnologia que permite extrair os metais preciosos do lixo eletrônico.

Metais preciosos e o projeto Rematronic

Por meio de processos mecânicos, de hidrometalurgia e biometalurgia, a técnica reaproveita materiais como ouro, prata, cobre e paládio, contidos principalmente em placas eletrônicas de PCs, smartphones e tablets.

A combinação desses processos permite separar os metais pesados dos componentes eletrônicos.

A pesquisa atual é fruto de um projeto iniciado em 2014, chamado Rematronic. Todo este esforço contou com um investimento de R$ 8 milhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e tem participação de um forte parceiro da iniciativa privada, a GRI (Gestora de Resíduos Industrial), a qual irá deter parte de toda propriedade intelectual desta tecnologia. Portanto, o primeiro passo já foi dado!

Agora, a equipe está projetando uma planta industrial piloto para sair da escala de laboratório e começar a traçar as diretrizes de escalonamento, dimensionamento de custos e cálculo da viabilidade do negócio.

Segundo Marcos Pimentel, um dos coordenadores do projeto, a nova tecnologia permitirá lidar com outros componentes da indústria eletroeletrônica, além das placas eletrônicas:

Com isso, podemos dar uma solução para pilhas, baterias e outros resíduos eletrônicos.

Conheça também o Ambientronic

O projeto de pesquisa faz parte do programa Ambientronic, criado pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (ou CTI Renato Archer), em 2006. Desde então, a unidade de pesquisa tem se esforçado para firmar acordos com as principais entidades da indústria eletrônica, a fim de capacitar recursos humanos e criar normas e soluções de produção, descarte e reciclagem de equipamentos eletrônicos.

O descarte do resíduos sólidos na natureza continua sendo um problema para o meio ambiente e de saúde pública, em que a solução vem pelo investimento em novas tecnologias.

_________________________________________________

Bibliografias: CTI Renato Archer e Inovação Tecnológica.

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Gamer desde o Atari 2600, Streamer, Blogueiro e Professor Universitário de profissão e paixão. Sempre informado sobre games, tecnologia, ciência e ensino. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas