NEWS!

Aprenda A Fazer Chuva Artificial

Aprenda A Fazer Chuva Artificial

A partir de hoje, ganhamos mais um dia de postagens no nosso Blog! Além dos tradicionais textos que publicamos todas as quartas, sextas e domingos, teremos uma publicação mais curta e envolvendo sempre o tema curiosidades nas terças-feiras. E nada melhor para começar do que com uma experiência simples e divertida para fazer com os pequenos em casa… criar uma chuva artificial e particular!

Então, caro leitor… gostaria de ter o “poder” de fazer chover? Isso pode ser resolvido com um experimento bem simples e que gera algo próximo à uma chuva artificial. Mas fiquem tranquilos que tudo é em escala pequena e de modo seguro e limpinho, pois vamos ensinar a criar a sua própria garoa dentro de um pote.

Então, chame um adulto e vamos brincar de fazer chover!

A chuva artificial

Para este simples experimento doméstico, você irá precisar de:

  1. Um pote ou copo alto de vidro transparente (cuidado com o vidro!);
  2. Água quente (e sempre um adulto para ajudar);
  3. Prato de sobremesa;
  4. Cubos de gelo.

Agora mãos à obra!

Com a ajuda de um adulto, encha o pote com água quente até a metade e cubra o recipiente com o prato de sobremesa. Para acelerar a produção da sua chuva, coloque os cubos de gelo sobre o prato e aguarde. Agora repare que pequenas gotas de água logo aparecem dentro do pote e começam a cair.

Você acabou de criar chuva artificial!

chuva articicial.jpeg - Aprenda A Fazer Chuva Artificial

Mas como isso aconteceu?

Agora chegou o momento de aprender o conceito por trás deste experimento divertido e mostrar para seus familiares e amigos. Quando em contato com a superfície mais fria do prato, o vapor liberado pela água quente se condensa; isto é, passa do estado gasoso ao líquido formando as suas gotículas de chuva.

E o mesmo acontece em escala real toda a vez que chove.

Quando faz calor, a água dos rios, lagos, oceanos e até de poças de água evapora e sobe, formando as nuvens. Quando essas nuvens encontram uma massa de ar mais frio, o vapor se condensa e cai em forma de chuva por causa da gravidade. Este é o Ciclo da Água que ocorre constantemente em nosso Planeta (imagem abaixo). É bom poder ter controle sobre sua própria chuva particular de mentirinha, não é mesmo? E lembre-se que o segredo para entender as coisas é saber os conceitos envolvidos!

Mas na vida real, não se esqueça de carregar o guarda-chuva na mochila!

ciclo da agua figura 2 - Aprenda A Fazer Chuva Artificial

A imagem acima o Ciclo da Água que ocorre constantemente em nosso Planeta!

Até a próxima curiosidade!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Professor Universitário e gamer nas horas vagas. Sempre informado sobre ensino, ciência, tecnologia e games.