NEWS!

A Banana Faz O Sorvete Demorar Para Derreter?

A Banana Faz O Sorvete Demorar Para Derreter?

Antes de começar, é bom deixar claro que não necessariamente estou tratando de um sorvete de banana e nem da própria fruta (inteira ou em pedaços) visível no sorvete. Pode ser um sorvete de qualquer sabor, pois o que me refiro é que a “banana” vai ajudar a mantê-lo um pouco mais cremoso e fazer com que a sobremesa demore também um pouco mais para derreter dando uma sensação mais saborosa.

Me refiro ao uso de fibras de celulose da bananeira para a fabricação de sorvetes no geral.

Mas para não deixar ninguém curioso demais, vou explicar um pouco melhor. O que faz a diferença para responder a pergunta do título deste artigo é a adição de minúsculas fibras (da ordem de nanômetros) de celulose extraídas de partes da bananeira que são descartadas durante a colheita. Sim, você leu certo!

A celulose é o segredo para um sorvete mais cremoso e saboroso

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Pontifícia Bolivariana, na Colômbia, validou experimentalmente essa característica em particular da bananeira. O professor Robin Gallego, ainda explica:

Nossas descobertas sugerem que as nanofibras de celulose extraídas dos resíduos da banana podem ajudar a melhorar o sorvete de várias maneiras. Em particular, as fibras podem levar ao desenvolvimento de uma sobremesa mais cremosa e saborosa, que leva mais tempo para derreter. Como resultado, isso permitiria uma experiência mais agradável com a comida, especialmente em climas quentes.

A equipe do professor Gallego misturou as nanofibras de celulose no sorvete em diversas concentrações, de zero (como referência) até 0,3% em peso. Para aferir os efeitos, em vez testar com pazinhas ou degustar, a equipe usou um reômetro, um aparelho que mede quanta força é necessária para mover um fluido e um texturômetro, que mede a resposta de um material à forças de tensão, compressão, flexão, entre outras.

Os resultados dos testes comprovam que o sorvete demora mais tempo para derreter e pode ter prazo de validade mais longo porque o material parece agir como um estabilizante. Além disso, as nanofibras de celulose podem potencialmente substituir as gorduras usadas atualmente para fazer o sorvete.

Em outras palavras, temos um sorvete mais saudável!

sorvete cremoso - A Banana Faz O Sorvete Demorar Para Derreter?

E quem não deseja um sorvete mais cremoso e que demore mais para derreter, não é mesmo?

Agora, o próximo passo da equipe é explorar como diferentes gorduras do sorvete reagem às nanofibras de celulose. E a partir de novos resultados, avaliar sua aplicação nas indústrias relacionadas.

_________________________________________________

Bibliografia: Improved redispersibility of cellulose nanofibrils in water using maltodextrin as a green, easily removable and non-toxic additive. Jorge A. Velásquez Cock, P. Gañán, P. Posada, C. Castro, A. Dufresne, Robin Zuluaga Gallego. Food Hydrocolloids. Vol.: 79, Pages 30-39, 2017.

DOI: 10.1016/j.foodhyd.2017.12.024

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Gamer desde o Atari 2600, Streamer, Blogueiro e Professor Universitário de profissão e paixão. Sempre informado sobre games, tecnologia, ciência e ensino. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas