NEWS!

O Desenho Animado Veio Antes Do Cinema?

O Desenho Animado Veio Antes Do Cinema?

A maioria das pessoas gostam de cinema (Eu mesmo adoro!) e grande parte das pessoas também gostam do que conhecemos como desenho animado. Mas hoje vamos aprender um pouco sobre a história dos desenhos animados e como foram responsáveis para a criação do cinema. Você está curioso(a) para saber?

Você sabia que o desenho animado veio antes do cinema?

Nós, seres humanos, sempre fomos fascinados pelo movimento. A ideia de animar imagens paradas é bem mais antiga do que o cinema ou mesmo a televisão. Há mais de 30 mil anos (até onde temos conhecimento) as pinturas nas cavernas já simulavam movimentos com figuras de animais com patas ou mesmo de pessoas, simbolizando que estavam se deslocando, caçando ou simplesmente se alimentando.

Essas imagens estáticas não podiam ser chamadas de desenho animado. Mas tal qual conhecemos hoje, o desenho animado baseia-se em uma ilusão de ótica descoberta por um físico belga chamado Plateau.

O “pai” do desenho animado é um profissional da área médica!

phenakistoscope. - O Desenho Animado Veio Antes Do Cinema?

O físico belga Joseph-Antoine Plateau foi o primeiro a provar a ilusão do movimento em série de imagens fixas.

Um pouco sobre a história do desenho animado e do cinema

É, caro leitor… Plateau não estava tentando se divertir quando, por volta de 1829, inventou a primeira “máquina” (ou dispositivo) de desenhos animados. Ele somente buscava entender como a visão humana funciona de fato. Mas para isso, construiu um dispositivo chamado Fenacistoscópio (imagem acima), que apensar de ter esse nome complicado, era muito simples, pois possuía um disco de cartolina, com vários desenhos de um mesmo objeto em posições ligeiramente diferentes, fixado à uma haste. Você já deve ter ouvido falar!

Entre cada desenho, Plateau fez estreitas ranhuras para a luz poder passar, dando a possibilidade do observador girar o disco na frente de um espelho e olhar pelas ranhuras para que a “mágica” do movimento ocorresse e os desenhos parecessem estar em movimento. Depois que esse cientista conseguiu descobrir a ilusão do movimento, diversos outros inventores criaram seus próprios dispositivos de desenhos animados, que logo se tornariam uma “febre” entre crianças e até adultos durante vários anos.

O Fenacistoscópio foi inventado por Plateau para demonstrar a teoria da persistência na retina (1).

zootropio - O Desenho Animado Veio Antes Do Cinema?

O matemático inglês William George Horner criou o Zootrópio ou também conhecido como Zootropo.

Mais tarde, o matemático inglês William Horner, por volta de 1834, criou o popular Zootrópio (um tambor com dispositivo giratório e frestas). Com esse aparato (imagem acima), as sequências de imagens se “animam” para vários expectadores simultaneamente. Em 1877, o famoso desenhista francês Emile Reynaud criou o Praxinoscópio (imagem abaixo), que também é um tambor, mas feito de madeira com espelhos para conseguir projetar de forma mais luminosa e para ainda mais pessoas ao mesmo tempo.

A partir de 1892, Emile Reynaud aperfeiçoou seu invento e passou a projetar publicamente tirinhas de desenhos, em sessões que chamava de “teatro óptico“. Essa foi a primeira vez que se tem registro público de um desenho animado sobre uma tela e, desde então, o sucesso das animações continua crescendo, principalmente em decorrência da utilização de diversas tecnologias e recursos digitais modernos.

Com os equipamentos e recursos cada vez mais avançados, o cinema também continua em crescimento!

praxinoscopio - O Desenho Animado Veio Antes Do Cinema?

O desenhista e inventor francês Charles-Émile Reynaud criou o Praxinoscópio, um dispositivo similar e mais evoluído do Zootrópio.

O fato interessante é que naquela época, a fotografia ainda estava em fase de criação e, por isso, ainda não era possível substituir as sequências de desenhos por imagens do mundo real. Isso só foi acontecer em 1895 graças a dois irmãos franceses chamados Lumière. E assim, nasceu o que chamamos hoje de cinema! E de fato, o cinema só existe porque antes alguns cientistas inventaram e aperfeiçoaram o desenho animado.

Até o próximo post abordando outra curiosidade interessante!

_________________________________________________

(1) A persistência da retina consiste em vários desenhos de um mesmo objeto, em posições ligeiramente diferentes, distribuídos por uma placa circular lisa. Quando essa placa gira em frente a um espelho, cria-se a ilusão do movimento.

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções!

< x >

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Professor Universitário e gamer nas horas vagas. Sempre informado sobre ensino, ciência, tecnologia e games.