NEWS!

Por Que Nossos Cabelos Ficam Brancos?

Por Que Nossos Cabelos Ficam Brancos?

Hoje trago uma explicação curiosa e que nem todo mundo tem conhecimento a respeito dos nossos cabelos e porque à medida que vamos envelhecendo, os mesmos ficam mais claros, podendo até ficar completamente brancos. A ciência ainda não resolveu essa questão completamente, mas não estamos longe de poder retardar esse processo ou até mesmo evitar que nossos cabelos fiquem mais claros.

E você, caro leitor… gosta dos cabelos mais claros? Sabe porque isso ocorre em nosso corpo?

Então, vamos entender por que nossos cabelos ficam brancos

Quem nunca ouviu a frase… “Crianças, vocês vão me deixar de cabelos brancos?” Pois é… Esse é o desabafo de muitos adultos quando meninos e meninas mais novinhos estão aprontando. Quando pessoas reclamam pronunciando a frase acima é porque reconhecem que com a idade e a responsabilidade os cabelos acabam ficam mais brancos mesmo. E como é que isso acontece? Mas antes de responder à essa pergunta com mais informações, temos que saber como é que os cabelos adquirem sua cor.

Todos já repararam que nossos cabelos naturalmente podem ser pretos, castanhos, louros, ruivos ou apresentarem outras cores intermediárias. A substância responsável pela coloração dos cabelos (e da nossa pele também) é chamada de melanina. Quanto mais melanina tiver um pelo, mais escuro ele será. Assim, os cabelos pretos possuem muito mais melanina e os cabelos louros, menos.

Com isso, os cabelos brancos ou aqueles que chamamos de “prateados”, são os que não possuem mais praticamente melanina alguma e por isso são mais claros.

A melanina é produzida no interior de células especializadas e chamadas de melanócitos. Essas células ficam agrupadas no folículo (ou raiz) dos pelos e possuem muitos “saquinhos” (ou organelas) chamados de melanossomos, que ficam cheios de melanina. Os pesquisadores já descobriram que à medida que vamos ficando mais velhos, os melanócitos vão morrendo também. Com cada vez menos melanócitos nos folículos, a produção de melanina diminui e o cabelo vai se tornando mais claro. O curioso é que se arrancarmos um cabelo branco, o novo cabelo vai crescer com a mesma cor do pelo arrancado. Em outras palavras, isso que dizer que o número de melanócitos, mesmo no pelo novo, permanece constante.

Outros animais que possuem pêlos passam pelo mesmo processo. Todos nós já notamos que os cães mais velhos, por exemplo, também possuem pêlos brancos. Alguns animais vertebrados (com esqueleto) possuem também, um hormônio denominado de estimulador de melanócitos (ou MSH). Esse hormônio pode fazer com que os melanócitos produzam mais melanina. Desse modo, se não gostarmos de nossos cabelos brancos quando eles aparecerem, só poderemos mesmo tingi-los. Quando recorremos a esse truque, a coloração só irá durar até que o corante seja eliminado depois de lavar o cabelo várias vezes.

Nos seres humanos, há uma quantidade muito baixa desse hormônio e, na verdade, os pesquisadores ainda não entenderam completamente por que temos o MSH (hormônio estimulador de melanócitos).

Quem sabe um dia, os pesquisadores descubram um jeito de fazer nossos melanócitos viverem mais tempo! Bem, caros leitores… até onde tenho conhecimento isso não está longe de acontecer :). Mas quando esse dia chegar, vamos ver nossos pais e avós orgulhosamente exibindo seus cabelos escuros.

Até a próxima curiosidade e ótima semana!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Professor Universitário e gamer nas horas vagas. Sempre informado sobre ensino, ciência, tecnologia e games.