NEWS!

Você Sabe Por Que Algumas Pessoas Possuem Alergia Após Serem Picadas Por Insetos?

Você Sabe Por Que Algumas Pessoas Possuem Alergia Após Serem Picadas Por Insetos?

Hoje, trago um post um pouco diferente, mas seguindo nosso “DNA” de escrever textos próprios, sempre com conteúdo de qualidade, muita informação e curiosidades, sem abordar notícias (isso é função da mídia especializada!). E para estrear a seção “curiosidades“, que tal saber sobre a alergia, ou melhor…

Os motivos de uma pessoa possuir alergia após ser picada por insetos?

Bom… Quem nunca foi picado por um inseto que “atire” o primeiro frasco de repelente! Calma… É só uma metáfora, mas agora, falando sério  de uma forma mais descontraída e didática, vamos esclarecer o assunto.

Em casa, no parque, na praia, no piquenique (hum… faz tempo que não faço isso!), mosquitos e seus “parentes” parecem estar por toda parte. Mas não é que parecem e sim que, dependendo das condições do tempo estão, sim, em praticamente todos os lugares. Entretanto, já reparou que, enquanto algumas pessoas só sentem uma leve coceirinha no local de uma picada, outras ficam com a pele inchada, avermelhada e até mais quente do que o normal? Sim… estas pessoas são alérgicas! Mas por quê?

E você, caro leitor… Possui alergia às picadas de insetos? Fique a vontade para contar sua experiência!

picada de inseto figura1 - Você Sabe Por Que Algumas Pessoas Possuem Alergia Após Serem Picadas Por Insetos?

Para quem tem alergia, a pele fica inchada, avermelhada e mais quente, além de coçar e até doer um pouco!

Vamos entender os motivos para a alergia!

É muito comum que as pessoas tenham uma reação alérgica às picadas de insetos e, como o nome diz, reação é um tipo de resposta do sistema de defesa do nosso corpo. No caso das picadas, esse sistema entra em “alerta” quando tem contato com uma substância chamada alergeno. A saliva dos insetos é repleta desse tal alergeno. Mas vamos questionar novamente o seguinte… se essa substância está em qualquer picada de insetos, por que algumas pessoas possuem reações alérgicas e outras não? A explicação está na ciência!

Bem, caro leitor! Talvez você ouviu falar ou leu a respeito sobre o termo “pré-disposição genética”. Ser geneticamente pré-disposto a algo é estar naturalmente mais propenso a esse algo. No caso da alergia, a pré-disposição está relacionada a capacidade que cada pessoa possui para produzir anticorpos, neste caso do tipo imunoglobulina e conhecido pela sigla “IgE“, assim que ocorrer o contato com o alergeno.

A saliva dos insetos é repleta da tal substância conhecida como alergeno!

saliva insetos figura2 - Você Sabe Por Que Algumas Pessoas Possuem Alergia Após Serem Picadas Por Insetos?

Representação ilustrativa do fluxo da saliva do inseto durante a ação da picada!

Vamos fazer uma rápida e simples analogia para melhor compreensão! Imagine que, como duas peças de um LEGO ou qualquer outro tipo de “quebra-cabeça”, o alergeno e o IgE se encaixem perfeitamente formando um complexo. A ação desse complexo faz os vasos sanguíneos se dilatarem, aumentando também, a circulação de sangue na região da picada e nas proximidades. Quando isso acontece, a pele fica realmente inchada, avermelhada e mais quente, além de coçar e até doer na maioria dos casos.

Agora, você já sabe… A alergia depende do que vem de fora e do que está dentro de cada pessoa em particular. Em outras palavras, depende da quantidade de alergeno que o inseto irá liberar no corpo de sua vítima e da consequente pré-disposição genética daquela pessoa para “combater” essa substância invasora. A ciência ainda está avançando nos estudos mais aprofundados sobre a alergia que é gerada em decorrência de picadas de insetos, mas o fato é que o número de pessoas alérgicas no Brasil e no resto do Mundo está aumentando. Então, só temos uma solução imediata por enquanto… repelente no corpo contra os insetos!

E não se esqueça de proteger às crianças e os idosos principalmente em áreas abertas e com vegetação!

repelente insetos figura3 - Você Sabe Por Que Algumas Pessoas Possuem Alergia Após Serem Picadas Por Insetos?

Repelente contra os insetos! É importante para todos, mas principalmente para crianças e idosos.

E quais são os insetos que mais picam?

Pois é, caro leitor… ser picado por um inseto sempre é chato, embora seja muitas vezes inevitável. E alguns insetos podem até mesmo transmitir graves doenças! Por fim, que tal conhecer informações sobre dez insetos que normalmente picam e ainda podem trazer outros tipos de problemas?

Abelha: costumam deixar seu ferrão no local da picada e é preciso removê-lo. Geralmente, a pele fica avermelhada e inchada. A vítima sente uma dor forte e a pele “queimando”. Se a vítima tiver alergia ao veneno das abelhas, podem surgir problemas respiratórios, sendo necessário atendimento médico.

Carrapato: o corpo fica com uma mancha vermelha no local atingido. O inseto é capaz de ficar muito tempo grudado no corpo da vítima, alimentando-se de seu sangue e aumentando de tamanho. É importante ter cuidado, pois os carrapatos podem transmitir várias doenças aos humanos, como a doença de Lyme.

Formiga: a maioria das formigas não representam perigo para os humanos. No entanto, algumas espécies podem provocar problemas, como a “formiga-de-fogo”. O veneno dessas formigas possui toxinas, por isso a vítima pode desenvolver uma forte alergia ou até mesmo um choque anafilático. No caso das formigas comuns, a lesão lembra a provocada por mosquitos e após algum tempo, começa a coçar. No momento da picada, a pessoa também sentirá um pouco de ardência.

Mutuca: lembram moscas comuns, mas são maiores. Esse inseto pica e suga o sangue, deixando a região avermelhada, com uma mancha de cerca de 1 milímetro. Depois, surgem o inchaço e a coceira.

Percevejos de cama: as picadas desses insetos lembram bastante as das pulgas ou uma reação alérgica. A parte do corpo atingida pode apresentar vermelhidão, forte coceira e também inchaço. Depois dos sintomas iniciais, aparecem “rastros” que ficam na pele. As picadas são sempre próximas umas das outras, e as lesões provocadas pelos “percevejos de cama” são mais doloridas do que as dos mosquitos.

Pernilongo: as picadas deixam pequenos inchaços avermelhados e provocam coceira. Na maioria das vezes, aparecem em partes do corpo que ficam descobertas. Eles preferem morder as áreas do corpo onde a pele é mais fina, o que facilita a chegada aos vasos sanguíneos.

Piolho: as picadas são caracterizadas por pequenos pontos avermelhados, parecidos com as picadas de mosquitos. Se for em locais do corpo onde tem muitos pelos, provavelmente é mordida de piolho comum. Se encontrar em outras partes do corpo, os responsáveis podem ser os piolhos de corpo. Embora minúsculos, os piolhos podem transmitir doenças graves, como tifo e a febre das trincheiras.

Pulga: as picadas podem facilmente ser confundidas com alergia ou com picadas de pernilongos, já que provocam inchaço avermelhado. Porém, ao contrário dos mosquitos, as pulgas picam com mais força, provocando dor e coceira. Geralmente, atacam os humanos nas pernas, mas se a pessoa estiver dormindo, qualquer parte do corpo pode ser atingida. As pulgas são capazes de transmitir infecções graves!

Vespa: os sintomas são semelhantes aos da abelha. A área atingida fica avermelhada e inchada, e a vítima sente dor, queimação e coceira. Se a pessoa for alérgica, pode sofrer um choque anafilático.

Zangão: o lugar afetado fica avermelhado e muito inchado e, às vezes, podem surgir bolhas. A vítima sente uma dor muito forte, pior do que a provocada pela picada de vespa comum. O veneno do “zangão” é mais tóxico e se a pessoa sentir dificuldade de respirar, é preciso procurar atendimento médico imediatamente.

Espero que este post tenha ensinado sobre a reação alérgica que algumas pessoas passam após uma picada de inseto, além de um pouco sobre os principais insetos que picam e o que podem causar além da picada. No próximo texto, estarei abordando sobre uma relação curiosa entre o desenho animado e o cinema.

Até a próxima curiosidade e um ótimo final de semana!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Professor Universitário e gamer nas horas vagas. Sempre informado sobre ensino, ciência, tecnologia e games.