NEWS!

O Brasileiro Que Induziu Caos No Laser Para A Internet Ficar Mais Segura

O Brasileiro Que Induziu Caos No Laser Para A Internet Ficar Mais Segura

Todos os dias, estamos conectados na internet de alguma forma com algum equipamento adequado e sempre estamos envolvidos com a questão da segurança na rede a qual tornou o mundo globalizado. Mas agora, podemos evoluir nesta questão, graças a um trabalho inédito de um grupo de pesquisadores brasileiros que estão usando o laser em cabos de fibras ópticas de modo que aumente a segurança dos dados.

Mas como fazem isso? Calma, parece muito complicado, mas na verdade é simples, criativo e original. Se tudo der certo, poderemos ver em poucos anos um avanço significativo na questão da segurança online e na evolução dos serviços digitais para as mais diversas finalidades. Com certeza é um assunto que gigantes como os grandes Bancos mundiais, Microsoft, Google, Apple, além de outros, se interessam de fato e que poderão abraçar para auxiliar o desenvolvimento da forma mais rápido, segura e estável possível.

Imagine acessar seu banco com mais segurança ou serviços digitais com senhas e cartões cadastrados!

O “caos” como segurança?

Alguns pesquisadores da USP em São Carlos (SP) idealizaram um mecanismo inédito e inacreditavelmente simples para dificultar o acesso não autorizado à informações que estão trafegando nas redes de fibras ópticas. Thiago Raddo e sua equipe (fonte da publicação original no final deste post) manipularam o laser comumente usado nas redes de telecomunicações para alterar o padrão de transmissão dos dados.

Normalmente, o sinal de luz emitido pelo laser percorre a fibra com um certo padrão. Então, a técnica consiste em tornar esse padrão completamente imprevisível, mas sem impedir que a mensagem seja compreendida quando chegar ao destino. E com essa ideia e trabalho em constante evolução, que Raddo destaca:

Quando um sinal de luz desordenado é usado para transmissão de dados, se torna muito mais difícil um usuário não autorizado ter acesso à informação que está sendo enviada ao destinatário.

O segredo é a força mecânica!

Na verdade, existem equipamentos geradores de “caos” para aplicações ópticas a um bom tempo, mas são grandes e extremamente caros, além de serem inadequados para aplicações no dia a dia da sociedade.

Assim, o que se destaca na solução proposta pelos pesquisadores é a simplicidade: para gerar desordem no sinal emitido, onde o laser receberá uma força mecânica externa (uma pressão) gerada por um suporte de alumínio (ver imagem abaixo). Thiago Raddo destaca a importância que esta solução é de baixo custo e pode ser facilmente implantada. E o melhor de tudo: este trabalho é inédito!

O laser atua sem nenhum aparato complexo ou qualquer tipo de realimentação óptica.

caos laser forca mecanica - O Brasileiro Que Induziu Caos No Laser Para A Internet Ficar Mais Segura

A imagem acima foi publicada na fonte que se encontra no final do post e retrata como o suporte de alumínio (material leve, barato e reutilizável) exerce pressão sobre o laser para alterar o formato das ondas de luz emitidas. Com isso, a imprevisibilidade gerada pelo laser equivale à criptografia da informação, oferecendo uma camada adicional de segurança na transmissão de dados e dificultando a violação..

Ainda não há previsão para a tecnologia entrar no mercado porque são necessários desenvolvimentos para sua aplicação prática em escala global. Mas Thiago Raddo e demais colaboradores já sabem que o próximo passo será estudar outras abordagens, aprimorar o que foi desenvolvido e aguardar o interesse da indústria. E cabe a nós divulgar, torcer e desejar um excelente trabalho a esses importantes pesquisadores!

_________________________________________________

Fonte: Strain induced polarization chaos in a solitary VCSEL. Thiago R. Raddo, K. Panajotov, Ben-Hur Viana Borges, M. Virte. Nature Scientific Reports. Vol.: 7, Article number: 14032. DOI: 10.1038/s41598-017-14436-3.

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Gamer desde o Atari 2600, Streamer, Blogueiro e Professor Universitário de profissão e paixão. Sempre informado sobre games, tecnologia, ciência e ensino. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas