NEWS!

Orgulho Nerd … Geek … Nosso!

Orgulho Nerd … Geek … Nosso!

Olá, queridos leitores.

Hoje comemora-se, mundialmente, o “Dia do Orgulho Nerd & Geek” e, é claro, como nerds e geeks que somos, não podíamos deixar de falar sobre essa data, né? Sem passar “em branco” … Então, vamos começar!

Além de ser uma forma de promover a Cultura Nerd e Geek, a data foi escolhida para comemorar a première do primeiro filme da série Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança, que ocorreu em 25 de Maio de 1977.

Mas, além desse fato, o dia divide as comemorações com outras datas também importantes!

O primeiro título da Saga Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança.

Vamos saber quais são?

Exatamente em 25 de Maio, comemora-se também, o “Dia da Toalha“, para os fãs da chamada “trilogia de cinco” … O Guia do Mochileiro das Galáxias … em homenagem ao seu escritor Douglas Adams. Para quem não conhece, a trilogia conta a história de Arthur Dent e seus amigos, em uma aventura pela galáxia e através do tempo e do espaço. O detalhe importante dessa história é a importância da toalha para os viajantes e quais seriam as mais variadas situações em que ela poderia ser utilizada. Haja imaginação!

O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams.

Outra comemoração, nessa data, é o “Glorioso 25 de Maio“, em homenagem ao seu escritor Terry Pratchett, autor da série Discworld. A série conta que um mundo mágico é sustentado por quatro elefantes gigantes (Grande Typhon, Tubul, Berilia e Jerakeen), que estão em cima do casco de uma tartaruga gigante (Grande A’Tuin), vagando pelo espaço. Aqui, vemos a menção à mitologia hindu: algo que já existe para que alguém pegue e crie coisas novas. Nessa obra é feita uma menção aos sobreviventes da chamada “Revolução Gloriosa”, que se reúnem no Cemitério dos Deuses Menores para homenagear os mortos na batalha, com flores lilás. Por isso o nome Glorioso 25 de Maio! Além disso, os fãs da obra passaram a usar peças de roupas ou adereços de cor lilás, em homenagem ao autor que sofre de Mal de Alzheimer.

Discworld, de Terry Pratchett.

Na verdade, a iniciativa da origem dessa data se deu na Espanha, no ano de 2006, com o “Dia del Orgullo Friki” (Dia do Orgulho Geek) e se espalhou pelo mundo através da internet.

Por volta dos anos 1998 e 2000, o americano Tim McEachern organizou alguns eventos chamados de “Festival do Orgulho Geek“, em um bar em Albany, na Cidade de Nova York. Mas, somente em 2006, esse dia foi comemorado pela primeira vez em toda a Espanha e também na internet, chamando a atenção da mídia. A partir daí, essa data ganhou, cada vez mais, reconhecimento. Vejam só:

  • Em 2007, a comemoração foi ainda mais ampla e contou com a participação de instituições mais conhecidas, como o Circo Price, de Madri. Houve uma campanha de Doação de Sangue Nerd e a exibição do filme “Gritos no Corredor”. E tem mais …
  • Em 2008, O Dia do Orgulho Nerd atravessou o Oceano Atlântico e chegou aos Estados Unidos da América, onde foi divulgado por vários bloggers, unidos pelo lançamento do site GeekPrideDay.
  • Em 2009, a propagação dessa data foi tão intensa, que chegou ao Science Channel, com programação especial para celebrá-lo em Ottawa, lar do Museu de Ciência e Tecnologia do Canadá.
  • Em 2010, o festival se espalhou e ganhou espaço em cidades como: Halifax, Nova Scotia; Budapeste, Hungria; Tel Aviv, Israel; Timisoara, Romênia e San Diego, na Califórnia.

Dia do Orgulho Geek ou “Dia del Orgullo Friki”.

Não existe uma data específica de quando a homenagem começou a ser comemorada aqui no Brasil, mas o fato é que vem ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros. Uma prova disso é a lista que o site Amazon fez, das cidades mais nerds do Brasil, com base nas vendas de livros, HQs e Graphic Novels, que são mais associados à cultura nerd. Confiram abaixo:

Lista, publicada pelo site Amazon.com … Achou interessante?

Além disso, a lista faz menções à algumas lideranças em específico. Um exemplo é a “Cidade das Toalhas” no Brasil, Novo Hamburgo (RS), que tem a maior entrega per capita de livros do autor Douglas Adams.

A data é tão difundida e comemorada no mundo inteiro que, acreditem se quiser ou não, mas existem vários casamentos temáticos realizados mundo afora nesse dia.

E depois de tudo isso, não vou nem falar que achei todos muito interessantes, mas, infelizmente não consigo colocar todos aqui neste post para vocês, por isso, escolhi os que considero mais interessantes. Olhem só:

Alice no País das Maravilhas

A Pequena Sereia

Doctor Who

Game of Thrones

Harry Potter

Jogos Vorazes

Lego

Minecraft

O Senhor dos Anéis

Star Wars

Super Mario Brós

World of Warcraft

Na verdade, queridos leitores, as comemorações são as mais variadas possíveis. Cosplayers, piqueniques temáticos, desfiles, shows, entre outras, o importante não é como é comemorado. Nerd ou Geek, ou ambos, você não precisa se fantasiar mas, é claro que se você tiver uma fantasia de Stormtrooper, ou ainda de Hobbit, ou quem sabe de Lorde Woldemort, ou até mesmo de Batman, com certeza estará valendo (rs).

Ah, e não esqueça a toalha!

Até a próxima!

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e curtir nossa Página no Facebook, acompanhar nossas publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e promoções!

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net. Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.