NEWS!

Visão NERD: Dia Do Quadrinho Nacional

Visão NERD: Dia Do Quadrinho Nacional

Hoje é um dia que não pode ser ignorado ou desprezado pelos amantes das Histórias em Quadrinhos (HQs), mas especificamente dos quadrinhos nacionais. É o chamado Dia do Quadrinho Nacional, confundido como “Dia Nacional dos Quadrinhos”. Neste post não irei tratar sobre as diferenças dos nomes, pois não é o objetivo!

A imagem de CAPA deste post é de Bira Dantas, um dos maiores defensores do quadrinho nacional, um dos organizadores do troféu Angelo Agostini, integrante da Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) e o qual trabalhou em diversos quadrinhos conhecidos, entre eles, Os Trapalhões.

E temos muito a comemorar, pois o salto de qualidade e de público que essa produção conseguiu principalmente na última década …  (Bira Dantas)

Como foi definida essa data?

A celebração foi criada em 1984 pela AQC-ESP e, desde então, a entidade organiza o Prêmio Angelo Agostini, para prestigiar os profissionais brasileiros das histórias em quadrinhos. O dia 30 de Janeiro foi escolhido pois, nesta data em 1869, Angelo Agostini publicou na revista Vida Fluminense, aquela que é considerada como a 1ª história em quadrinhos do Brasil: As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte. O personagem central era um caipira, hoje, um dos símbolos da cidade de Piracicaba (SP).

A data marca a produção nacional de histórias em quadrinhos, seus autores e obras.

Há quem considera que essa obra foi o primeiro exemplo mundial significativo de uma história em quadrinhos, com duração de vários números, embora haja registros anteriores da fusão ilustração-texto-sequência, que é o tripé fundamental para uma obra ser considerada como um quadrinho.

Ângelo Agostini (1833-1910) era italiano, mas viveu na França e chegou ao Brasil ainda adolescente. Seu trabalho foi essencial para a evolução da caricatura e do cartum como instrumentos políticos na imprensa nacional. É considerado o pai brasileiro das HQs e foi um dos fundadores da mais importante revista de história em quadrinhos do país no século passado, O Tico-Tico.

E no dia 14 de março de 1984, em comemoração aos 50 anos do Suplemento Juvenil de Adolfo Aizen, foi instituído pela Academia Brasileira de Letras e pela Associação Brasileira de Imprensa, que o dia 30 de Janeiro seria considerado como sendo o “Dia do Quadrinho Nacional“.

NÃO tem como NÃO gostar de algum quadrinho nacional … Não é mesmo?

O gênero, conhecido como 9ª arte, agrada tanto crianças quanto adultos. Uma pesquisa realizada com alunos de escolas públicas de São Paulo apontou que as histórias em quadrinhos são o tipo de leitura preferido dos pequenos. E, ainda, que ajudam os leitores a ter mais interesse em outros tipos de literatura.

No Brasil, a história em quadrinhos de mais sucesso é a Turma da Mônica. Criada por Mauricio de Sousa, em 1959, a produção abocanha perto de 86% do mercado nacional. Fora daqui, também possui presença em cerca de 40 países, escrita em 14 idiomas, onde a marca vende seus gibis e outros produtos licenciados.

Outro cartunista que ajudou a difundir a 9ª arte no Brasil foi, certamente, Ziraldo, pai do Menino Maluquinho e de outras dezenas de personagens. Em 1960, o desenhista lançou a primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor, A Turma do Pererê. E essa publicação trouxe outra novidade: foi a primeira história em quadrinhos à cores totalmente produzida no Brasil.

O Dia do Quadrinho Nacional possui diversas comemorações no Brasil. Capitais importantes como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Fortaleza são algumas das cidades que normalmente organizam atrações para este dia. Neste ano, as comemorações aconteceram no último sábado, 28 de Janeiro, com a premiação da 33º edição do Troféu Angelo Agostini, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

O Prêmio homenageou os destaques do quadrinho nacional do ano de 2016 e reuniu profissionais e amantes da arte sequencial para comemorar o Dia do Quadrinho Nacional. O evento sempre tem exposição de quadrinhos, vendas de HQs independentes, caricaturas ao vivo, debates e lançamentos de livros da editora Criativo. Para saber mais, visite a página da AQC-ESP!

____________________________________________

*Visão NERD é uma série de posts onde o autor explica as origens de datas e/ou temas específicos com curiosidades e sempre envolvendo uma abordagem NERD. ESTE É O TERCEIRO TEXTO!

O primeiro pode ser acessado através do seguinte link: A Origem Da Sexta-Feira 13!

O segundo pode ser acessado através do seguinte link: A Origem Do Réveillon

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do YouTube, acompanhar nossas publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e promoções!

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Professor Universitário e gamer nas horas vagas. Sempre informado sobre ensino, ciência, tecnologia e games.