NEWS!

The Witness – Um Quebra-Cabeça Com Paciência

The Witness – Um Quebra-Cabeça Com Paciência

Se vocês estão na busca de um jogo de tiros, rápido e furioso… este não é bem para vocês (mas podem dar uma chance pra ele, vale a pena!), mas se gostam de quebra-cabeças (puzzles), visual caprichado, tranquilidade e desafios, acharam o jogo perfeito! “The Witness”, criado pela Thekla Inc., lançado no começo do 2016 para PlayStation 4 e no final do mesmo ano para Xbox One, afunda as suas raízes no famoso Myst e foi recebido pela crítica com notas bem altas e nominado para muitos prêmios.

O jogo nos leva há uma aventura que nos deixará sem palavras!

The Witness… De quebra-cabeça em quebra-cabeça

Ao iniciar a sua aventura, não saberá nada sobre “você”, onde está e o que precisa fazer. O máximo que vai conhecer de ti mesmo é a sombra projetada no chão do seu avatar e ninguém saberá quem você é… A única coisa que vai aprender no começo é que se não passar dos quebra-cabeças, não vai poder avançar no jogo.

De quebra-cabeça em quebra-cabeça, você precisará explorar uma ilha sem outros habitantes, nada de multiplayer ou NPC, só você, os enigmas, a natureza, a raiva que às vezes aparece quando não tiver ideia do que tem que ser feito e a consequente satisfação ao conseguir!

Ao todo são dez áreas, cada uma com as suas peculiaridades e biomas diferentes com vários tipos de quebra-cabeça, onde cada um lhe ensina um pouco do “quebra-cabeça” que vai encontrar na sua aventura, ficando cada vez mais complexo quando se aproxima do final, seja numa pequena série de quebra-cabeças, ao completar uma das áreas ou chegando ao ato final.

the witness puzzels - The Witness - Um Quebra-Cabeça Com Paciência

O jogo tem como cenário uma linda ilha cheia de quebra-cabeças que representam uma grande história.

A ilha é inteiramente explorável no começo com algumas áreas restritas por causa da dificuldade dos quebra-cabeça que se apresentam, dependendo de onde você chega na área. Não existe tutorial ou indicação nenhuma, mas sempre chegamos em lugares maravilhosos que precisam ser vistos.

Uma ilha dividida em dez setores diferentes que, ao final de cada um, libera um laser que aponta para o seu destino final, a montanha, onde tudo o que aprendeu andando na ilha será importante para quebra-cabeças mais complexos que juntam os conhecimento adquirido até aquele ponto e adicionando variáveis imprevistas.

Além dos quebra-cabeças com placares coloridos, a ilha esconde outros tipos de desafios… a forma da areia, a borda de um terreno ou a quebra em uma montanha, podem apresentar quebra-cabeças escondidos que vão completar um dos monólitos pretos espalhados nas áreas da ilha.

the witness island - The Witness - Um Quebra-Cabeça Com Paciência

Essa é a ilha de “The Witness”… Alguma semelhança com o famoso jogo “Myst”?

Com uma dinâmica simples que consiste ao máximo em caminhar/correr, não tem pulos ou respawns (não pode morrer e nem cair), é só apontar e apertar o botão “A” para começar a sua aventura em “The Witness”. Aprender a jogar é bem fácil, mas alguns quebra-cabeça são tão bem feitos e peculiares que você irá precisar de paciência e “espremer” bastante para entender o que deverá fazer!

Concluindo… Minha visão desta obra de arte!

The Witness é um jogo que vale a pena ser jogado (sem guias possivelmente), mesmo que goste ou não dos quebra-cabeças, pois as dinâmicas de um open-world deste gênero tem que ser conhecida e experimentada. O gráfico é bonito e polido, o som relaxante torna este jogo como uma boa opção para se jogar entre duas seções de um FPS… para descansar os nervos e relaxar um pouco. Agora, se depois de ter jogado 4 horas seguidas deste jogo, irá começar a ver “grelhas” a serem resolvidas em todos os lugares do mundo real…

… Seja bem vindo entre os que amaram este jogo!

Tudo o que vocês leram aqui neste artigo é somente a minha opinião, mas uma coisa é clara, não tem sentimento pior do que o preconceito. Então, experimente o jogo, e se não curtir, basta desinstalar! 😉

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Daigor Landi

É Autor/Colaborador do UniversoNERD.Net. Gringo trabalhando como desenvolvedor software, obcecado por videogames e tecnologia. Passo o tempo entre Xbox, trabalho e ouvir os xingamentos de quem revisa os meus artigos!