NEWS!

The Mooseman, Uma Viagem No Folclore Komi

The Mooseman, Uma Viagem No Folclore Komi

Se um jogo baseado no folclore não é o jogo pra você, pare de ser chato e comece esta viagem em um mundo de espíritos e lendas, no frio da Rússia. Deixando as brincadeiras de lado (você não é chato, tem o seus gostos e está certo!), The Mooseman é pura narrativa com gameplay básico e vale muito a pena ser jogado.

The Mooseman

Como sempre começamos com os “behind the scenes”, mostrando um pouco quem está por trás desta aventura. A Morteska, pequena empresa de Perm, na Rússia, se compõe de poucos elementos que gostam do folclore e dos mistérios que estão por trás dessas histórias. E qual poderia ser a melhor história a ser contada se não a do próprio povo? Assim nasce esta aventura em gráficos 2D com música sugestiva, histórias profundas e radicadas em um passado quase esquecido.

The Mooseman

As histórias que vocês vão viver, fazem parte dos contos do folclore dos povos Komi, Mansi e Saamic, povos que viviam e ainda vivem na República de Komi e na área do Perm. Estes mitos e histórias foram quase esquecidos, mas graças às pesquisas feitas durante a criação deste projeto com suporte de alguns pesquisadores e museus, o jogo começou a ter a própria narrativa baseada nos mitos do “Perm animal style”.

Ok, tudo isso foi sério demais, mas este jogo é bem assim, sério e bem curado para tratar um argumento tão delicado e tão poderoso no máximo respeito, trazendo os contos, os mitos e as histórias dos avós, desde as fogueiras nas casas, perto da tundra para o resto do mundo.

Não esperem dicas sobre as conquistas ou caminhos mais rápidos para acabar o jogo… Sente-se, coloque um fone de ouvido ou headset, desligue o mundo ao seu redor, não tem pressa, não precisa correr (nem pode), pare e escute a música, admire os desenhos e viva estas histórias, a cada totem…

… Leia tudo sobre o folclore e os mitos e não deixe ser esquecidos.

pu9b70e8fe62e40c570a322f1b0b659098 1530566781 4602069 screenshot original - The Mooseman, Uma Viagem No Folclore Komi

Os dois criadores, Vladimir Beletsky e Mikhail Shvachko, demonstram que arte e jogo podem ser uma coisa só, com comandos básicos (andar, agachar-se, ver os espíritos e pouco mais), esta pérola vai ser apreciada por poucos que querem mesmo viver uma aventura sem pressa, sem querer conquistas, sem correr… Para quem vive alguns jogos, no lugar de jogar simplesmente, este vai lhe dar o que está procurando e não deixe de aproveitar o conhecimento que um jogo como este pode lhe dar.

Neste último período, graças a filmes da Marvel sobre Thor ou jogos como God of War, entre outros, muitos entraram em contato com as mitologias mais famosas, Nórdica e Grega, mas graças a este jogo e outras pérolas indie (Never Alone é um deles), podemos conhecer mais por perto mitologias que foram quase esquecidas e isso, por sorte, está acontecendo sempre mais no mundo lúdico.

Não vai atirar, correr, gerenciar a stamina, inventário ou relações com outros personagens, vai viver uma aventura, a história de um sciamano do povo Komi que pode ver além do mundo dos mortais, vai viver a lenda do “Mooseman”, metade humano e metade deus e o percurso que leva as almas dos mortais até o além.

19 07 2018 14 36 15 - The Mooseman, Uma Viagem No Folclore Komi

Cada totem iluminado vai conseguir traduzir uma parte dos textos e assim ler toda a história passo por passo, acompanhado por músicas e cantos tradicionais criados do Colégio Regional de Artes e Cultura de Perm, e se vocês conhecem o idioma Komi, bem, poderão ler e ouvir o jogo inteiramente neste idioma, mas…

… Tem em outros idiomas também… não tem em português!

Bem, a minha história de abordar um pouco desta lenda se está terminando aqui. Espero que alguém goste e queira se aprofundar mais neste assunto, jogando o jogo e procurando os textos que tratem este folclore leste-europeu para ajudar a manter estas lendas vivas.

Veja o trailer de lançamento:

x

Acho que estão cansados de ler isso, mas esta foi só a minha opinião baseada na minha experiência, pois gostei muito do jogo e do folclore que esta história conta e como sempre, peço que deixem os preconceitos de lado e aproveitem todos os jogos, estilos e experiências!

Este jogo saiu no dia 18/07/2018 para Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch (loja USA), e no ano passado para PC/Steam. Clique no link da sua plataforma para ir na loja!

______________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Daigor Landi

É Autor/Colaborador do UniversoNERD.Net. Gringo trabalhando como desenvolvedor software, obcecado por videogames e tecnologia. Passo o tempo entre Xbox, trabalho e ouvir os xingamentos de quem revisa os meus artigos!