NEWS!

Sobrevivendo A Marte Primeiro No Mundo Virtual

Sobrevivendo A Marte Primeiro No Mundo Virtual

Há muitos anos o ser humano sonha, imagina e tem pretensões de um dia conseguir não só chegar a Marte, mas também possuir tecnologias para habitar o inóspito planeta e gerar recursos para sua sobrevivência e evolução. Enquanto esse plano ainda não sai dos arquivos da NASA, temos que nos contentar em explorar o conhecido “Planeta Vermelho” virtualmente, mas com uma imersão interessante e que pode se tornar muito mais emocionante do que podemos imaginar. Esse é o objetivo principal do bonito game Surviving Mars e que vai muito além de suas similaridades com outros games do gênero, como SimCity, Tropico e até The Sims.

É dito que os games que se classificam como simuladores de cidades ou da vida humana são mais bem pensados do que outros gêneros, pois contém elementos que envolvem um grande estoque e fluxos constantes de itens no geral. Você possui diversas construções essenciais que fornecem recursos, que são distribuídos em um grande padrão de design normalmente. O seu sucesso então, depende de quão habilidoso e eficaz o jogador conseguirá criar este ambiente, de forma que funcione com harmonia.

Se essa é a medida central pela qual devemos julgar os simuladores de cidade, em nenhum outro lugar acredito que será mais curioso, temático e com um toque de desafio do que em Surviving Mars.

Surviving Mars figura1jpg - Sobrevivendo A Marte Primeiro No Mundo Virtual

O game possui elementos similares a outros games do gênero, mas com um toque desafiador por simular a humanidade em Marte.

Sobre Surviving Mars e seu diferencial

O espaço é difícil, pois Marte não é um ambiente estável para os seres humanos! Seu objetivo será comandar uma missão que possa suportar as condições punitivas do planeta. Você pode assumir os reinados de um consórcio internacional, uma grande empresa privada ou uma nação poderosa aqui na Terra. De lá, você escolhe como guiar sua colônia marciana. Na medida em que muitos simuladores permitem um certo grau de interpretação de funções, o seu tempo em Marte será importante (mas faça tudo no seu tempo e com vontade), pois seu progresso será constantemente avaliado por seu país ou organização patrocinadora, oferecendo alguns objetivos específicos, como “pegar colonos” ou “mantê-los vivos por um tempo”.

Suas primeiras incursões no planeta serão realizadas com drones; RC rovers e bots semi-autônomos que se tornarão suas ferramentas essenciais. Eles irão ajudar você a sondar a superfície de Marte e obter seus elementos básicos. E você terá várias opções para obter os recursos vitais, onde cada um irá criar um relacionamento um pouco diferente entre sua colônia e o planeta. Isso porque tudo se degrada como na Terra, mas com maior velocidade em função de um ambiente mais nocivo. Aterrado pelas tempestades de poeira “perpétuas”, muito frio e sob ataques de meteoros, nada irá durar muito tempo e lógico que tudo possui um custo. Seja extraindo da rocha ou sugando o pouco que pode ser da escassa atmosfera marciana, até mesmo algo tão básico quanto a forma como você obtém água, influenciará inúmeras outras decisões.

Agora escolha o extrator e em seguida, você precisará projetar seu posto mais avançado em torno do fato de que ele levantará poeira muito mais corrosiva no ar (além de outras considerações). O “primo” do extrator, o vaporizador, é uma opção mais ecologicamente correta, mas com um custo mais alto se comparado ao primeiro e exigindo amplo espaço entre as estruturas para ser eficaz.

O brilho do game está em forçar você a pensar sistemicamente. Cada escolha é um compromisso, uma declaração de como você acha melhor conduzir a excursão da humanidade à nova fronteira.

Surviving Mars figura2jpg - Sobrevivendo A Marte Primeiro No Mundo Virtual

Gerenciar os recursos será muito importantes para a sua colônia… Fique atento(a)!

À medida que avança, estará sempre lutando contra elementos e forças da natureza. As estruturas irão se degradar e a ajuda poderá estar a meses de distância, o que significa que você terá que saber como controlar os suprimentos para poder continuar sobrevivendo e estar preparado para contornar os longos atrasos das missões de reabastecimentos da Terra. Como o desenvolvimento de sua colônia está conectado à essas escolhas, temos uma narrativa envolvente, não muito diferente da encontrada no game SimCity.
As decisões podem parecer mais simples como montar uma armadilha, mas o outro golpe de gênio de Surviving Mars é o quão permissivo pode ser. Em vez de prendê-lo a um determinado estilo de jogo, a ênfase está nas consequências e no ensino de como gerenciá-las. Sua colônia, em seu nível mais básico, é governada por um conjunto de regras. Se você tem uma construção qualquer, de vez em quando você precisará de um recurso específico para mantê-la e esse recurso pode estar em local mais afastado e complicado.
O destaque deste game está em como os sistemas funcionam e respondem à maneira como você joga. Toda escolha é importante, mas ninguém governa seu destino. Mesmo que você ainda não consiga o que precisa, pode encomendar da Terra. Cada uma dessas escolhas também tem consequências.

E isso significa que, em algum momento, você poderá falhar em encontrar uma condição e o sistema começará a se “desintegrar”, ou você continua e sobrevive.

Surviving Mars figura3 - Sobrevivendo A Marte Primeiro No Mundo Virtual

E o game de simulação possui um visual bonito e que cria uma ótima imersão da superfície marciana.

A questão de sobrevivência requer dedicação, mas não é um tipo de punição e sim porque as consequências do fracasso no jogo são um pouco extremas, como por exemplo, ver seus colonos sufocados, caso você não consiga manter o oxigênio fluindo. Mesmo assim, muitas vezes, você terá tempo de sobra para tentar corrigir os problemas. A maneira como você faz isso, mais uma vez, resume-se à quais consequências você quer assumir e por quanto tempo você pode continuar pagando esses custos, pelo menos, no nível mais básico.
Às vezes, Surviving Mars pode fazer com que você subestime algumas partes fundamentais, ou seja, quão importante é o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Entretanto, o game é atraente e elegante, encarregando-o com o suficiente gerenciamento e planejamento para manter seu papel principal de forma envolvente. Conforme você avança, os drones podem assumir algumas funções, deixando você atento para lidar com planos de maior escala para a sobrevivência e evolução da colônia.

Quase tudo que você fizer, estará relacionado com a administração das vidas dos colonos, seu relacionamento com a Terra, as tendências de suas cadeias de suprimentos e novas expansões e adições à sua colônia (que seguem seus próprios sistemas e conjuntos de regras). Isso é o que torna todo seu trabalho complexo, buscando sempre a precisão e que geralmente dá um ótimo feedback sobre o quão bem suas escolhas estão funcionando, dando a você metas progressivamente maiores para tentar alcançar.

O game possui um conjunto sólido de ideias básicas que mantêm a jogabilidade consistentemente envolvente e permite abrir novas frentes e enfrentar novos desafios. O game contém alguns mistérios!

Surviving Mars figura4 - Sobrevivendo A Marte Primeiro No Mundo Virtual

E o game ainda contém alguns mistérios!

E por fim, é interessante informar que este game criativo foi desenvolvido pelo estúdio Paradox Interactive da Haemimont Games, os mesmos desenvolvedores de Cities: Skylines. O game possui versões para Xbox One, PlayStation 4, Microsoft Windows, Mac OS Classic e Linux.

Você pode encontrar o Reinaldo, autor deste post, também no Twitter e no Facebook.

Aproveite para acompanhar o trabalho do autor na “Coluna Games e Tech com Reinaldo” no Portal XPGG … 🙂

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções. < x >

< x >

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Gamer desde o Atari 2600, Streamer, Blogueiro e Professor Universitário de profissão e paixão. Sempre informado sobre games, tecnologia, ciência e ensino. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas