NEWS!

Secret Of Mana Remake: O Retorno Do Clássico

Secret Of Mana Remake: O Retorno Do Clássico

Fala galera… No post de hoje, vou aproveitar a onda dos jogos remasterizados e falarei de um que joguei bastante na época do Super Nintendo (o chamado SNES) e, para quem já conhece a franquia, poderá matar as saudades neste Remake e, para os que ainda não tiveram a oportunidade ou desconhecem a franquia, ficarão sabendo aqui um pouco sobre Secret Of Mana e a nova versão que está chegando ao mercado.

E antes de falar do novo título, vamos voltar ao começo da franquia, quando o primeiro jogo “Mana” começou como um spin-off de Final Fantasy, porém logo tornou-se uma série própria, com as histórias geralmente envolvendo uma árvore em um mundo, associada à uma espada sagrada e a luta contra as forças que desejam roubar seu poder. A franquia é compostas por vários títulos, lançados desde 1991, onde se destacam “Secret of Mana” e “Seiken Densetsu 3” para o SNES, além de “Legend of Mana” para o PlayStation.

A história de Secret of Mana

O jogo se passa em um mundo de fantasia onde três jovens heróis (Randi, Primm e Popoi) tentam restaurar a lendária espada “Mana” (Sword) para impedir que o Império maligno comandado pelo sacerdote Thanatos ative a arma mais letal do mundo, a “Mana Fortress”, uma espécie de navio de guerra voador e assim, ao mesmo tempo, proteger a “Mana Tree” (árvore de mana, fonte de tudo que existe).

Vamos começar vendo o trailer do jogo em sua versão para o SNES. O vídeo “Secret Of Mana ReLived Trailer” (a seguir) foi retirado do criativo Canal Shinespark no Youtube e está em inglês.

x
Mas o que dizer sobre o Remake? Bem, a Square Enix (ou Square Enix Holdings Co. Ltd.) anunciou durante a Gamescom 2017, que Secret of Mana Remake mantém o charme da franquia e incorpora melhorias como gameplay modernizado para as plataformas atuais e uma nova versão da trilha sonora.

Agora vamos assistir o trailer de anúncio da versão Remake para PS4 e PS Vita. O vídeo “Secret Of Mana – Announcement Trailer” (a seguir) foi retirado do Canal PlayStation no YouTube e também está em inglês.

x
Pois bem, galera… O jogo será lançando para PS4, PS Vita e PC em 15 de Fevereiro de 2018, com bônus de pré-venda, onde a Square Enix oferece roupas de Moogle e Tigre para os três heróis, como DLC.

secret of mana remake bonus preorder - Secret Of Mana Remake: O Retorno Do Clássico

Do saudoso SNES para a geração atual

Quase 25 anos após a sua “libertação” inicial, o legado de imagens do jogo “Secret of Mana” está mais vivo do que nunca. A música foi uma das melhores da época e continuará se destacando nesta nova versão. Os heróis, Randi, Primm e Popoi, estão incorporados nas memórias de infância dos fãs da série, mas, mais importante ainda, remanescentes da jogabilidade vivem em títulos como a franquia moderna “Final Fantasy”.

Isso tudo é em parte o que o produtor Masaru Oyamada aprendeu durante o remake de “Secret of Mana”. Para a franquia continuar vida, a Square Enix trouxe o clássico do SNES para a atualidade. Desta vez, o jogo possui visual feito de polígonos, um rearranjado da trilha sonora original e uma história mais detalhada.

secret of mana snes - Secret Of Mana Remake: O Retorno Do Clássico

Você que era da época do SNES, deve se lembrar deste clássico!

O produtor Oyamada se pronunciou para a imprensa:

Quando estávamos abordando este projeto de remake, uma coisa em que nos ocupamos não é essencialmente arruinar a memória das pessoas do passado.

e ainda destacou com muita alegria…

Queremos ser verdadeiros com a experiência clássica. Dito isto, queremos que seja uma oportunidade para os novos jogadores experimentarem este clássico jogo.

Esse projeto é um grande ato com delicado equilíbrio para provocar nostalgia e também despertar o interesse de uma geração mais jovem. Os visuais desenharão um conjunto mais atual, mas o elemento que se traduz ao longo do tempo é sem dúvida a jogabilidade, pois “Secret of Mana” foi um dos primeiros jogos eletrônicos do gênero RPGs de ação que envolveram elementos baseados em turnos e ações com apertos de botões.

Com Randi, Primm ou Popoi, os jogadores atacarão com o botão X. Mas para conseguir golpes mais fortes, é melhor esperar que o medidor suba para 100% antes de pressionar o botão. Isso criará um ritmo mais deliberado em combates. Será bem legal reviver esta história neste momento que estamos.

Os desenvolvedores integraram ainda elementos de RPG baseados em comandos na forma de um sistema “mágico” e com inventário. Durante o combate, os jogadores podem pausar o jogo e escolher magia para ligar os heróis ou lançar feitiços (ou encantamentos) para causar danos.

Alguns dos encantamentos podem ser usados em enigmas para avançar através de um nível.

Embora a jogabilidade ainda seja a mesma, a equipe de Oyamada apresentou outros elementos para tornar o jogo mais moderno. Há uma trilha sonora reorganizada e uma outra que remete a original (os jogadores poderão escolher entre as duas!). O remake também possui voice-overs para personagens não jogáveis, mas não os heróis e contém mais elementos narrativos para concretizar e tornar a história mais imersiva.

As mudanças maiores podem ser observadas no sistema de salvamento automático, que não existia no original, e a capacidade de criar atalhos para que os jogadores possam facilmente trocar as armas ou lançar feitiços. Isso torna a jogabilidade mais interessante! Há também a opção de jogar com três jogadores localmente sem a necessidade de utilizar um adaptador para multiplayer.

Com todos esses ajustes, uma questão bem interessante é que “Secret of Mana” teve que se adaptar para determinados locais, pois o original saiu antes do estabelecimento do Entertainment Software Rating Board (conhecido como ESRB). Antes de os videojogos se tornarem mainstream e globais, os desenvolvedores não precisavam se concentrar em padrões culturais regionais. Mas agora, em pleno 2018, eles devem fazer pequenas mudanças por questões de sensibilidades culturais. Acreditem!!!

Ainda assim, o remake não parece se afastar muito do material de origem!

secret of mana remake figura1 - Secret Of Mana Remake: O Retorno Do Clássico

Espero que tenham gostado e até a próxima, galera!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Miguel Gonçalves

É Autor do UniversoNERD.Net. Analista de Rede e gamer veterano nas horas vagas. Um apaixonado por games e por viver de maneira tranquila.