NEWS!

Sea Of Thieves: Guia Básico Para Iniciantes

Sea Of Thieves: Guia Básico Para Iniciantes

Embora Sea of Thieves (ou SOT) possibilite a jogatina single player, é altamente recomendado que você jogue com no mínimo mais um amigo (em uma corveta). O jogo ficará mais dinâmico se você jogar com a tripulação completa (quatro pessoas). Para esse guia com dicas, vou considerar a partida comum pensando em um galeão de quatro tripulantes. Tenho jogado SOT desde suas sessões de testes e creio que eu possa dar uma visão geral para iniciantes, bem como algumas dicas para facilitar a jogatina.

Aviso, porém, que não pretendo explorar todos os aspectos do jogo.

Iniciando a partida em Sea of Thieves

1º Passo – Escale sua tripulação

Caso você não tenha muitos amigos que jogam SOT, você pode procurar grupos de jogadores nas redes sociais, como o Facebook, ou utilizar a ferramenta de post, no Hub do jogo na Xbox Live. Pelo fato de SOT ser um jogo fundamentalmente cooperativo, é muito importante que os componentes tenham headset/microfone para se comunicar. Há momentos do jogo que a sincronização e comunicação eficiente entre os jogadores será definitivo para vencer uma disputa com outros players, por exemplo.

2º Passo – Organize sua tripulação

Pensando na tripulação completa do galeão, para que a navegação flua bem é interessante que haja uma divisão de tarefas. Um jogador ficará responsável pela direção do galeão, controlando o leme, outro, dará a direção na bússola, conforme o destino definido nas missões, olhando o mapa. Os outros dois jogadores deverão controlar as velas (subir, descer e angular conforme a direção do vento).

Dica: quando dois jogadores controlam simultaneamente as velas, um de cada lado do convés, elas sobem, descem e viram de forma bem mais rápida. Com o leme centralizado e as a três velas completamente erguidas, será dispensável o uso da âncora, o que possibilitará maior agilidade para movimentar o navio no caso de necessidade de se defender de um ataque inimigo.

Reserve o uso da âncora para paradas emergenciais e realização de “drifts”!

3º Passo – Abasteça bem seu navio

É altamente recomendado que você esteja sempre bem abastecido. A capacidade máxima de armazenamento de recursos do galeão é: 100 bananas (HP); 100 pranchas de madeira (tampar os buracos no casco) e 300 bolas de canhão, para as batalhas navais. Além disso, cada jogador pode carregar em seu inventário pessoal um máximo de 5 bananas, 5 pranchas de madeira e 10 bolas de canhão.

Dica: crie o hábito de estar sempre com os slots de recursos vazios antes de descer do navio, pois os outposts e demais ilhas sempre contam com recursos para serem coletados. Dar uma parada em um forte abandonado será bem recompensador, pois estão recheados de recursos. Lembre-se de estocar barris de pólvora, eles são bastante úteis para a defesa e ataque, mas cuidado, prefira colocá-los no alto do mastro principal, para que não corra o risco de explodir seu próprio navio!

4º Passo – Defina qual missão será realizada

Os jogadores podem escolher o tipo e qual a sequência das missões que querem realizar. Em cada outpost, você poderá adquirir missões das três ordens de comércio disponíveis:

1 – Ordem mercante (coleta e venda de itens valiosos variados).

2 –  Ordem dos acumuladores de ouro (coleta e venda de baús de tesouro).

3 – Ordem das almas (coleta e venda de crânios de chefes esqueletos).

A venda desses itens serve para subir o nível de reputação em cada ordem de comércio, bem como para ganhar moedas para compra de itens estéticos (skins) para o navio, roupas, armas e utensílios.

Dica: identifique os níveis de reputação de cada integrante da tripulação, aquele que tiver o nível maior em cada ordem de comércio, poderá comprar e propor a missão na mesa da sala do capitão para os demais votarem, pois assim, o nível de dificuldade e lucratividade será maior. A cada 5 níveis de reputação, cada ordem de comércio debloqueia missões mais difíceis e lucrativas, bem como itens mais valiosos.

Os sets de skins também são liberados nas respectivas lojas nos outposts (de armas, roupas, navio e utensílios) também de acordo com determinados níveis de reputação.

sea of thieves outpost - Sea Of Thieves: Guia Básico Para Iniciantes

O conhecido “Outpost”, local essencial para liberar itens, trocar tesouros por moedas e aumentar sua reputação.

A dinâmica do mar de ladrões

O jogo propõe a atividade de “upar” a reputação, tendo foco a realização das missões. Subir de nível é o objetivo do jogo, pois a conquista do título de Pirata Lendário, altamente prestigiado, ocorre quando você atinge o nível 50 de reputação, em cada uma das ordens de comércio. A contagem do “XP” ocorre com a venda dos itens valiosos coletados, quanto maior o valor, maior o “XP” dado no ato de sua venda.

Isso significa que, ao invés de você realizar as missões de coleta, você pode optar por roubar e vender os itens dos outros players que estiverem no seu servidor.

Você e sua tripulação decidem a ênfase que darão na partida, se na cooperação, descontração, bate-papo ou algo mais agitado, como batalhas navais e incursões nos navios inimigos, além das lutas corpo a corpo.

Na viagem entre uma ilha e outra ou durante a navegação em procura de outros navios para roubar, você poderá avistar um bando de pássaros no horizonte. Isso indica a presença de navios naufragados que podem ser explorados à procura de recursos e itens valiosos diversos. Esses bandos de pássaros podem indicar também a presença de barris de recursos boiando em alto mar.

Nas ilhas, além dos objetivos específicos das missões, você poderá explorar em busca de recursos e itens valiosos aleatórios, tornando as missões ainda mais lucrativas.

Dicas para missões:

1 – Acumuladores de ouro: há dois tipos de missões para essa ordem de comércio, um fornece um mapa de dicas da localização do baú e o outro fornece um mapa com a localização exata do baú, marcado com “X” no desenho da ilha. Nos dois casos é sempre bom estar acompanhado para localizar, desenterrar os baús e matar os esqueletos que sempre emergem quando você acha os tesouros. Antes de descer do navio, visualize no mapa a posição do navio na ilha para usar o próprio navio como um ponto de referência.

2 – Ordem das Almas: nesse tipo de missão, você terá que matar ondas de esqueletos até que venham os chefes e ao matá-los, você coletará os valiosos crânios. Explore a ilha indicada na missão até que você localize os esqueletos. Assim que eles aparecerem, chame ao menos mais dois colegas. Em 3 pessoas, você matará os esqueletos mais rápido, já que sozinho, você se transformará em alvo fácil.

Lembre-se:

 – Esqueletos dourados: ficam mais fracos se estiveram na água, você pode jogar água com seu balde. Eles também morrem mais rápido com os tiros de pistola e bacamarte.

– Esqueletos negros: se for noite, um membro da equipe deve iluminá-los com a lanterna, enquanto os outros atacam com as espadas. Eles são mais resistentes no escuro.

– Esqueletos envoltos em algas: ficam mais resistentes na água (atraia-os para fora da água) e morrem mais rápido com ataques de espada.

3 – Ordem Mercante: enquanto você faz as missões das outras ordens, é possível ir acumulando gaiolas de galinha, barril de pólvora, ou outros itens requisitados nas missões da ordem mercante. Assim, quando você parar em um outpost para vender baús ou crânios, você poderá ativar uma missão da ordem mercante e já ter o item a ser vendido. O único problema é capturar e manter por muito tempo os porcos no navio, já que eles poderão consumir boa parte do seu estoque de bananas. Pense em uns porquinhos gulosos!

sea of thieves galinhas - Sea Of Thieves: Guia Básico Para Iniciantes

Você poderá capturar galinhas de diversas cores e também porquinhos extremamente gulosos!

Eventos intermitentes e itinerantes

Há, na versão inicial do jogo, dois eventos que ocorrem de tempos em tempos, de forma aleatória. São eles:

1 – ATAQUE DO KRAKEN – Ao perceber que a água do mar escurece a ponto de ficar totalmente negra, isso indica a iminência de um ataque do Kraken, um ser da mitologia nórdica, um polvo gigantesco de enormes tentáculos. Caso isso ocorra, mantenha a calma. Decidam se vão enfrentar, fazendo-o recuar, ou se vão fugir. Nos dois casos, vocês deverão se defender, atirando com o canhão ou com as próprias armas.

Dica: atire sempre nos tentáculos mais próximos, que estarão por todos os lados do navio.

2 – O FORTE DA CAVEIRA (“RAID”) talvez esse evento seja o mais aguardado por muitos jogadores. Ao avistar no horizonte a imagem de um enorme crânio de esqueleto com olhos reluzentes que ascendem e apagam, isso indica que um dos fortes das caveiras está ativo para o evento de maior adrenalina de SOT. A “raid” é o evento que possibilita a maior probabilidade do enfrentamento entre os players que se encontram no mesmo servidor. Isto ocorre porque a equipe que conseguir eliminar completamente as ondas de esqueletos, receberá grande quantidade de moedas e “XP” ao coletar e vender numerosos itens, entre eles os dois mais valiosos: o baú e a caveira da fortaleza. Esses itens ficam em uma espécie de porão, embaixo da torre do forte da caveira que, para ser aberta, precisa da chave que o boss esqueleto deixa cair quando é morto.

Lembre-se: a chave deve ser usada apenas no forte onde ocorreu a “raid”, não use em outro forte, pois o porão está vazio e você ficará literalmente “a ver navios” (Eu descobri isso da pior maneira possível).

Dicas para fazer a “raid”:

1 – Recursos suficientes: ao se dirigir para a “raid”, certifique-se que está com recursos suficientes em seu navio. Isso será determinante para conseguir resistir por tempo alongado, no caso de ataques consecutivos. Ter boa quantidade de recursos é importante também para eliminar as sucessivas ondas de esqueletos.

2 – Posição do navio: posicionar o navio bem próximo à ilha agilizará o carregamento dos itens ao final da “raid”. A posição dos canhões mirando no forte ajudará a acertar os esqueletos na praia. Mantenha sempre as velas e a âncora levantadas, pois girar o navio (para manter ângulo de tiro) ou movimentá-lo rápido poderá ser determinante para defender-se de um ataque inimigo.

3 – Fazendo a “raid” rápido: aproximar um grande grupo de esqueletos e explodir um barril de pólvora acelera o processo. Usar os canhões do navio para atirar nos grupos de esqueletos é também boa estratégia. Faça uso moderado das bolas de canhão, pois você pode ser atacado por outro galeão a qualquer momento. Prefira gastar bolas de canhão com os esqueletos armados. Subir ao alto da torre do forte para matar os esqueletos é uma boa ideia, já que de lá de cima você conseguirá ver se outros navios de aproximam, ao mesmo tempo que afunila os esqueletos, fazendo com que eles sejam eliminados mais rápido. A vantagem de fazer a “raid” rápido é diminuir a chance de ser atacado por outros navios.

sea of thieves raid - Sea Of Thieves: Guia Básico Para Iniciantes

A nuvem de caveira com olhos brilhantes indicam o início do “raid”. Você tem coragem de encarar?

sea of thieves kraken - Sea Of Thieves: Guia Básico Para Iniciantes

E a qualquer momento poderá encontrar o “Kraken”… Você irá encarar ou fugir?

Não se irrite, simplesmente, mude de servidor!

Sea of Thieves é um jogo muito singular e divertido. É, sem dúvida, um dos grandes jogos dessa geração. Entretanto, há alguns problemas técnicos flagrantes no jogo, sobretudo com relação ao PvP ( Player vs Player). Não existe a opção de definir que você quer jogar apenas com jogadores de Xbox. Como se trata de um título “play anywere”, os jogadores de Xbox poderão estar no mesmo servidor com jogadores de PC. É bastante conhecido o fato dos jogadores de PC terem vantagens com relação ao uso de mouse e teclado, o que permite uma jogabilidade mais ágil se comparada com os controles de console.

Esse é um problema que tem desestimulado os jogadores de Xbox a enfrentar embarcações inimigas. Há também relatos e suspeitas do uso de hacks e cheats, muito comuns na comunidade gamer de PC. No caso de você perceber que os jogadores inimigos se movimentam de forma muito rápida, que parecem ser imunes aos seus ataques, ou ainda, se em sucessivas tentativas de vencê-los, as diferentes estratégias parecem inúteis, provavelmente você está sendo vítima dessas desvantagens.

Saia da partida e recomece a jogatina em outro servidor.

O jogo receberá atualizações trimestrais, as quais adicionarão novos conteúdos. As possibilidades para novidades são imensas e este guia básico com dicas, logo ficará datado. De toda forma, espero ter ajudado você que está começando a navegar em Sea of Thieves. Nos vemos nos mares!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Fábio Pires Gavião

É Autor/Colaborador do UniversoNERD.Net. Professor de História e gamer na plataforma Xbox One nas horas vagas. GT: Gavian Gamer