NEWS!

Nintendo Labo E Os Kits Variedade E Robô

Nintendo Labo E Os Kits Variedade E Robô

Uma nova criação sempre é avaliada pelos consumidores de alguma forma, seja testando o produto ou simplesmente opinando a respeito com base nos conhecimentos adquiridos e experiência de vida. Entretanto, uma opinião mais consistente deve ser dada por quem realmente testou o produto ou serviço de alguma forma, pois não podemos esquecer que as aparências enganam… E foi justamente o que vivi quando tive a oportunidade de conhecer dois produtos recentes de uma mesma linha da Nintendo e que um ex-aluno do curso de Engenharia recebeu como mostruário para uma das funções que exerce em sua empresa. Infelizmente, não posso divulgar mais informações que não estejam no site destes produtos da gigante nipônica, mas posso colocar minha opinião a respeito. A linha a qual  me refiro é o Nintendo Labo e os produtos são os kits variedade e robô (em inglês como variety kit e robot kit, respectivamente).

Para quem ainda não sabe, os produtos da linha Nintendo Labo são acessórios desenvolvidos pela própria Nintendo para serem usados com a plataforma Nintendo Switch, que combina brinquedos de cartão (tipo papelão) com videojogos, e que foi lançado em abril deste ano. Os kits destes produtos incluem recortes de papelão e outros materiais que devem ser montados em combinação com o Switch e os controladores Joy-Con para criar Toy-Cons que podem interagir com o software do jogo e vice-versa.

A Nintendo criou-os como uma forma de ensinar princípios de ciências exatas e até engenharia!

nintendo labo - Nintendo Labo E Os Kits Variedade E Robô

Os princípios básicos deste brinquedo incluem FAZER, JOGAR e DESCOBRIR (APRENDER).

Sobre os kits variedade e robô

É muito fácil descartar a nova linha de brinquedos construídos pela Nintendo por serem apenas de papelão. Para os adultos, especialmente, construir os cinco brinquedos do Kit Variety ou o traje do Robot Kit e jogar seus jogos relacionados, pode parecer uma novidade de curta duração. Mas há uma quantidade surpreendente de profundidade com o que você pode fazer com as folhas de papelão e softwares delicados dos kits. Não podemos negar que é uma ferramenta educacional criativa e notável e uma ótima oportunidade de ver suas criações ganharem vida e isso é algo muito especial, principalmente para o desenvolvimento das crianças.

O Variety Kit (imagem a seguir) vem com cinco Toy-Cons diferentes para construir e depois brincar com: veículo, vara de pescar, casa, moto e piano. Nessa ordem, o processo de construção aumenta gradualmente na dificuldade, com os mais complicados expandindo os conceitos introduzidos nos mais fáceis. O veículo leva cerca de 10 minutos para montar e é prático para mostrar a importância de uma montagem precisa.

Após a parte chamada de make, você passa para play, onde poderá jogar games relacionados, como por exemplo, dirigir o veículo, pescar com a vara de pescar, tocar piano usando o piano, entre outras coisas. É mais gratificante ver como o papelão se traduz no software do que jogar qualquer um dos games. Mesmo o objeto mais básico possui uma função de auto direção e um modo de batalha multiplayer. No game da motocicleta, por exemplo, você pode projetar suas próprias trilhas apenas movendo um Joy-Con pelo ar. O menos interessante, pelo menos do ponto de vista de um adulto, é a casa, pois está relacionado apenas com um game para visualizar três partes ou ambientes que existem numa casa padrão.

O papelão em si é bastante resistente se você for razoavelmente cuidadoso(a)!

nintendo labo variety kit - Nintendo Labo E Os Kits Variedade E Robô

O Kit variedade e seus 5 brinquedos: veículo, vara de pescar, casa, moto e piano.

O piano é o componente mais impressionante neste kit, com um modo de reprodução regular e surpreendente. Tem apenas 13 teclas, mas há uma alavanca no lado que muda a oitava, dando acesso a uma gama maior de notas. Você pode “tocar” até músicas mais sofisticadas, alterar as notas antes de reproduzir o som e inserir cartões de diferentes formas na parte superior do piano para alterar os padrões da forma de onda sonora. Você também pode criar batidas de bateria usando um tipo de cartão perfurado que entra no slot da placa, onde a câmera infravermelha do Joy-Con detecta a forma do cartão e, em seguida, carrega os “dados” do cartão na interface do usuário do estúdio.

Uma experiência interessante pode ser encontrada no modo “discover“, onde três personagens o conduzem através da tecnologia por trás de cada Toy-Con, qualquer coisa extra que você pode fazer e como os jogos funcionam. Como com o processo de construção, muito do prazer vem de aprender como cada um dos Toy-Cons funciona e entender por que você teve que fazê-los de uma certa maneira. Para as crianças, há explicações diretas dos conceitos de física abstrata. Há também muitos recursos sobre como consertar o Toy-Cons, incluindo como reparar papelão entortado ou rasgado (o que é bom para todas as idades).

Há também um kit Robô (imagem a seguir). Em vez de cinco Toy-Cons diferentes, você constrói um tipo de traje robótico. O traje básico consiste de uma viseira e uma mochila com mecanismos de polia para cada uma de suas mãos e pés que controlam o robô no game. A parte da viseira utiliza o giroscópio da Joy-Con da esquerda, enquanto a mochila funciona usando a câmera infravermelha e a fita reflexiva da própria Joy-Con.

É um projeto que pode levar de três a quatro horas para ser construído, mas as instruções são tão fáceis de seguir quanto no kit variedade, e são divididas em oito etapas para que você possa seguir sozinho.

nintendo labo robot kit - Nintendo Labo E Os Kits Variedade E Robô

Os games do kit Robô são especialmente voltados para o jogo imaginativo das crianças. A principal atração é um modo de destruir a cidade, no qual você perfura prédios e acumula pontos. Além disso, há um modo versus onde dois robôs podem lutar e um modo de “estúdio”, onde você pode atribuir sons diferentes aos membros do robô. Você também pode personalizar seu robô no game e desbloquear habilidades melhores em um modo de desafio. Esses jogos mostram as diferentes aplicações do Toy-Con que você construiu, mas provavelmente não vão agarrar você por muito tempo, a menos que fingir ser um robô seja a sua grande diversão.

Nos dois kits, o grande destaque é o Toy-Con Garage, um modo em que você pode programar seus próprios jogos. Você pode escolher uma entrada, como “o Joy-Con ficar virado para cima” e conectá-lo à uma saída, como “vibrar o Joy-Con“, arrastando uma linha entre eles na tela sensível ao toque. Dependendo de quantas regras você contruir em seu programa, você pode fazer alguns jogos mais complexos, bem como modificar os Toy-Cons que você já fez anteriormente. É uma excelente ferramenta de aprendizagem no nível mais básico e uma oportunidade de se desafiar e aplicar tudo o que você conseguiu aprender.

É bom ter algo para consertar depois de construir, pois os jogos oficiais são mais como demonstrações para mostrar como tudo funciona. O único que provavelmente manterá sua atenção por mais período de tempo é o piano; pois o resto fará você se sentir mais limitado(a), a menos que tente criar alguma coisa diferente.

E é exatamente para isso que o produto  Nintendo Labo foi pensado e criado; ou seja, para ser uma ótima ferramenta para criação, e não apenas para jogar. O que você acha, caro leitor?

______________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Gamer desde o Atari 2600, Streamer, Blogueiro e Professor Universitário de profissão e paixão. Sempre informado sobre games, tecnologia, ciência e ensino. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas