NEWS!

Dragon Ball FighterZ: A Bela Mistura Luta E Anime

Dragon Ball FighterZ: A Bela Mistura Luta E Anime

Confesso que não sou apaixonado por games de luta, mas tenho momentos que gosto de sentar no sofá e descontrair um pouco com este gênero. Seja no divertido Killer Instinct, no ótimo Injustice 2 e até no consagrado Mortal Kombat X. Mas hoje venho abordar um pouco sobre um game de luta diferente dos que citei e um prato cheio para quem curte a mistura luta e anime: Dragon Ball FighterZ.

Os fãs de um dos maiores nomes de todos os animes foram pouco atendidos pelo mercado dos videojogos, em qualidade (que fique bem claro!), e não em quantidade. Mais ai, chega a Bandai Namco com Dragon Ball FighterZ e, em pouco tempo, já se torna um dos melhores games que este desenvolvedor já produziu.

É um game de luta que veio para dar uma renovada ao gênero de luta com anime.

dragon ball fighterz figura1 - Dragon Ball FighterZ: A Bela Mistura Luta E Anime

Sobre Dragon Ball FighterZ

O game chegou com tudo! É muito bonito e veio com uma mecânica mais fácil se comparado com outros jogos da série Dragon Ball. Os desenvolvedores da Arc System Works criaram um mecanismo que sustenta o que é, até agora, o game de luta mais bonito do mercado e com uma ambientação na forma de anime totalmente jogável. A genialidade dos desenvolvedores está no fato de que, apesar da visão lateral, temos personagens e cenários em 3D, o que significa que a “câmera pode ser desencadeada de suas amarras” em qualquer momento para enquadrar melhor um movimento poderoso ou super combo.

Esse espetáculo visual não é exatamente incomum no gênero de luta e mais particularmente em games com possibilidade de se jogar em equipe. Mas raramente essa devastação foi tão fácil de desencadear. Consciente do fato de que a licença de Dragon Ball FigthersZ trará uma audiência mais casual do que normalmente os games da série atraem, o estúdio Arc System Works amenizou na barreira de entrada e focou uma série de sistemas voltados para o jogador iniciante. Um ótimo trabalho!

O resultado é um game de aparência belíssima e consegue dar a impressão que a tela de sua TV ou monitor irá explodir em função da carnificina de um anime beirando a perfeição.

dragon ball fighterz figura2 - Dragon Ball FighterZ: A Bela Mistura Luta E Anime

E o visual do game está espetacular. Os desenvolvedores estão de parabéns por esta obra de arte!

Muitos movimentos são realizados de uma maneira simples. O mesmo se aplica aos “super movimentos”, embora com um pouco mais de dificuldade e envolvendo botões ou gatilhos. Cada movimento produzirá um resultado diferente em cada personagem, mas a ideia é que você possa utilizar todos os lutadores do game à vontade sem precisar exibir as listas de movimentos no menu de pausa. Outras concessões do sistema incluem combos automáticos, executados com pressões rápidas de ataque leve ou médio (o primeiro, incluindo um combo de ar e, o último, terminando em um super movimento); um “Super Dash”, que pode ser executado em seu oponente de qualquer lugar na tela; e o “Vanish”, que te teletransporta atrás d0 adversário.

Os projéteis são uma ferramenta essencial em games de luta, vitais para controlar o espaço à sua frente, forçando um oponente a ficar em desvantagem até cometer um erro. Aqui, eles se chamam “Ki Blasts”, e são executados com uma única tecla pressionada. Acione o botão e você irá brincar com uma longa corda. Depois, adicione um movimento de bola de fogo, e você irá preencher a metade da tela com um Kamehameha. E por fim, termine com um Shoryuken antiaéreo para fechar com chave de ouro.

Os jogadores novatos têm fácil acesso à todas as ferramentas fundamentais!

dragon ball fighterz figura3 - Dragon Ball FighterZ: A Bela Mistura Luta E Anime

Vale a pena dar uma conferida ou aguardar um bom desconto para colocar esta maravilha em sua coleção!

Agora, se a sua impressão de tudo isso é encontrar um game onde, e unicamente, as pessoas não irão se preocupar em dominar todos os comandos dos personagens, pense bem! Como você mesmo descobrirá, uma vez que termine o generoso “Story Mode” e resolver avançar para os níveis do “Arcade Mode”, irá descobrir um enorme grau de complexidade. Os movimentos podem ser fáceis, mas trabalhar em uma equipe com três e encontrar sinergia em assistências é complicado e requer muito tempo e treinamento. A competição online é rígida, mas o game faz um trabalho maravilhoso de relaxá-lo para tentar se descontrair ao máximo.

Se apenas o modo online tivesse sido lançado, no estado atual, as condições da rede poderiam não ser suficientes para o enorme acesso que os servidores estão recebendo nos últimos dias, tanto que problemas estão acontecendo em grande quantidade. Não há dúvida de que será corrigido! Talvez a Bandai Namco tenha sido pega de surpresa pelo sucesso, tanto que já é o game de luta mais popular na história da Steam.

Por fim… existe uma decepção, pois falta qualquer tipo de “ponte” entre o story mode mais fácil e a elevada complexidade do arcade mode. Todos sabemos que este é um problema de muitos games em diferentes gêneros, mas tanto a Arc System Works quanto a Bandai Namco nunca se preocuparam em resolver. A missão foi fazer um game de luta que fosse fiel à sua licença, e que tivesse apelo tanto para os iniciantes quanto os veteranos. Com esse objetivo, conseguiu e com muito estilo!

Dragon Ball FighterZ está disponível para Xbox One, PlayStation 4 e Microsoft Windows via Steam.

Para mais informações, visite a página do game Dragon Ball FighterZ no site da Bandai Namco.

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Gamer desde o Atari 2600, Streamer, Blogueiro e Professor Universitário de profissão e paixão. Sempre informado sobre games, tecnologia, ciência e ensino. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas