NEWS!

Destruction Derby, Um Gênero Esquecido

Destruction Derby, Um Gênero Esquecido

Alguns de vocês com certeza lembrarão de jogos de corrida do gênero que está Destruction Derby onde, entre arenas para o last-car-standing e corridas onde era importante ganhar tanto quanto destruir os outros carros, a diversão em destruir carros era um prato cheio e acabava se destacando durante a corrida.

O nascimento do gênero

Destruction Derby para o PlayStation (o PS1) foi o meu primeiro jogo deste gênero que amei e do qual sinto muita falta. Até o momento, poucos são os jogos que conseguiram alcançar o nível de destruição de carros digitais que tinha até então e não era um Carmageddon splatter com atropelamentos e sangue e nem um Vigilante 8 com poderes e UFO’s com laser, mas era simplesmente uma corrida que precisava de um pouco de estratégia, técnica e desejo de destruição, lançados a toda velocidade contra o adversário, muitas vezes dando resultados contrários ao esperado e isso era muito divertido.

destruction derby figura1 - Destruction Derby, Um Gênero Esquecido

Chegando nas plataformas recentes

Nestes últimos anos, apareceram alguns jogos que merecem ser nomeados, como alguns da série FlatOut e Dirt Showdown. Este último vale muito a pena ser jogado, mas agora com toda esta tecnologia e poder computacional nas nossas caixas mágicas (sejam PCs ou consoles), precisa-se de alguma coisa a mais!

Neste espaço deixado livre dos verdadeiros “Destruction Derby” desde 2012 com o lançamento de Dirt Showdown, muitos jogadores usaram os jogos de corrida “normais” para isso, correndo contra mão ou chegando a toda velocidade na lateral dos carros nas curvas (infelizmente fiz tudo isso, desculpem) e, por isso, todos nós precisamos de um jogo de nova geração para fazer só isso, destruir tudo o que tiver perto, todos os adversários, até ver os pneus estourar e o motor tomar fogo…

Este jogo, teoricamente, deveria ser… rufem os tambores… Wreckfest!

destruction derby figura2 - Destruction Derby, Um Gênero Esquecido

Um pouco sobre Wreckfest

Alguém certamente o conhece, mas não todos conhecem a história dele!

Tudo começou em 2012 com Bugbear anunciando o “Next Car Game” com data de lançamento para 2014, mas como todos percebemos, isso não aconteceu! Problemas devido à renovação do motor soft-body, que está a base do jogo, fizeram retardar o desenvolvimento e agora, está com um atraso de quase 4 anos!

Quem comprou o Early Access na Steam, ou a pré-venda para Xbox One e PS4 está decepcionado!

Em 2013, a mesma Bugbear tentou uma campanha Kickstarter com um objetivo de arrecadar cerca de US$ 350.000, mas isso não deu certo, chegando somente em US$ 81.000, mas os desenvolvedores não queriam deixar este projeto ser cancelado e decidiram lançar uma demo técnica do motor soft-body do videogame chamada Sneak Peek v2.0. Com isso, as pessoas começaram a se animar por este jogo vendo realmente o que a tecnologia pode fazer e, pouco depois, o jogo foi renomeado como Wreackfest.

Enfim, preorders e early-access, que incluiu o Sneak Peek v2.0, foram um sucesso arrecadando mais de 1 milhão de dólares em apenas uma semana, mas com promessas de lançamentos para “os próximos meses” (desde 2016) de versões para Xbox One e PS4 até este ano. No momento, o jogo está em Early Access na Steam e com, aparentemente, pouca evolução para chegar a um lançamento completo e próximo.

Mas nós, amantes do gênero, não podemos nos desesperar, pois poucos passos para frente são sempre passos para ficar mais perto do objetivo!

Com um post publicado em 19 de Janeiro, os desenvolvedores estão mostrando o percurso que querem seguir com o jogo, com melhorias e novos conteúdos, além de ser ainda só para PC em Early Access, este jogo vai com certeza ajudar todos os “destruidores de carros“ a satisfazer a necessidade de esmagamento com uma boa dose de diversão sem precisar se preocupar com o médico, mecânico e polícia!

Infelizmente, este gênero não é muito “main-stream”, as alternativas são poucas e muitas vezes limitadas à uma só plataforma e, entre essas, não se destacam jogos que vão satisfazer a vontade de quem passa o tempo vendo vídeos de Monster Truck e Destruction Derby no YouTube com uma exceção, BeamNG, com motor soft-body, que virou jogo de simulação de acidentes e que ajuda muitos usuários do YouTube a ver toda a destruição que quiserem sem ter que pensar nas pessoas atrás do volante.

Se e quando Wreackfest vai virar realidade, ou melhor, vai ter lançamento oficial no PC e consoles desta geração, ainda não temos informações oficiais, mas fico muito ansioso de ver um dos jogos que mais espero rodar na melhor forma em todas as plataformas possíveis e achar outros fanáticos da destruição, como Eu!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Daigor Landi

É Colaborador do UniversoNERD.Net. Gringo trabalhando como desenvolvedor software, obcecado por videogames e tecnologia. Passo o tempo entre Xbox, trabalho e ouvir os xingamentos de quem revisa os meus artigos!