NEWS!

Briga De Gigantes E Projeções Otimistas Para Os PCzistas em 2018

Briga De Gigantes E Projeções Otimistas Para Os PCzistas em 2018

Saudações, caros leitores nerds. É nesse clima gostoso de final do ano que trago a vocês algumas previsões bastante otimistas para todos aqueles que, assim como eu, são amantes de PCs gamers. E isso se deve ao fato da constante “guerra” entre as três maiores companhias da área: Intel, AMD e Nvidia.

Por muito tempo, tanto a Intel quanto a Nvidia dominaram o mercado de processadores e placas de vídeo, respectivamente. A AMD concorria paralelamente com as duas, mas sem sucesso algum, pois ficou estagnada no ramo de processadores com a linha FX e, no caso de chips gráficos, seus produtos eram inferiores aos da concorrência em termos de desempenho e temperatura.

Porém, de alguns anos para cá, a empresa “botou as manguinhas de fora”, investiu forte em pesquisas e passou a apresentar excelentes produtos em ambos os ramos. Fatalmente, isso abalou o mercado de hardware, pois o consumidor passou a ter opções equiparáveis de compra e melhores preços. Por isso, nobre nerd, nunca seja fanboy de marca alguma. Mesmo que tenha preferência por uma, torça para que as empresas rivais lancem produtos melhores ou tão bons quanto os que você prefere, porque isso fará com que sua marca preferida não se acomode com aquilo que já produziu, tampouco, com preço elevado.

Em vista disso, os duelos entre Intel Vs AMD e Nvidia Vs AMD prometem bastante. Rumores indicam que os novos processadores e placas de vídeo que serão lançados em 2018, terão desempenhos bem superiores aos produtos já existentes. Abaixo, aponto os principais, sem me ater às especificações, pois como tudo não passa de rumor, essas informações não são oficiais. Contemplai, “PCzistas”:

9ª Geração de Processadores da Intel: Ice Lake

icelake - Briga De Gigantes E Projeções Otimistas Para Os PCzistas em 2018

Se os processadores da 8ª geração possuem em média um desempenho superior de 15% em relação à anterior, o que esperar da linha Ice Lake que será feita em litografia de 10 nanômetros (contra 14 da linha Coffee Lake), seguindo o processo de fabricação da empresa? Certamente, não será o tão temido “gargalo”…

AMD Ryzen “Reflesh”

ryzen - Briga De Gigantes E Projeções Otimistas Para Os PCzistas em 2018

Prevista para o primeiro trimestre de 2018, a segunda geração de processadores Ryzen manterá o mesmo soquete da anterior (AM4) e funcionará em todas as placas-mãe com essa arquitetura, bastando apenas um update na bios para os modelos mais antigos. Em suma, são os mesmos Ryzen, só que com melhorias que prometem maior estabilidade em overclock, menores temperaturas e melhor desempenho em games.

Arquitetura de Chip Gráfico da AMD: Navi

amd navi 1024x468 - Briga De Gigantes E Projeções Otimistas Para Os PCzistas em 2018

Após o sucesso dos modelos baseados na tecnologia Polaris e a decepção causada pela chegada tardia dos modelos da linha Vega ao mercado, a AMD não quer perder a rival de vista e promete ainda em 2018 lançar os modelos baseados em uma nova arquitetura, denominada Navi. Tudo indica que a litografia utilizada nesses chips gráficos será a de 7 nanômetros (metade do que foi usado na geração passada), o que proporcionará menor consumo de energia e temperatura, além de mais espaço para transistores; ou seja: mais desempenho.

Arquitetura de Chip Gráfico da Nvidia: Volta ou Ampere

volta - Briga De Gigantes E Projeções Otimistas Para Os PCzistas em 2018

Quando todos achavam que a Nvidia estava sossegada por não ter a soberania de sua GTX 1080 Ti ameaçada, ela, no “fechar das cortinas” de 2017, lança a estrondosa Titan V, a placa de vídeo mais forte da atualidade. Sendo o primeiro modelo a utilizar a tecnologia Volta, a Titan V não é indicada para games, tendo em vista que sua aplicação é recomendada para inteligência artificial. Mesmo assim, em jogos, conseguiu desempenho igual ou superior a antiga rainha (1080 Ti), pois sua arquitetura lhe possibilita atingir um pico de teraflops cinco vezes maior do que os modelos baseados na arquitetura passada (Pascal) e até 15 vezes se comparada à arquitetura Maxwell (série 900). Imaginem só quando essas belezinhas forem utilizadas para construir a linha de placas de vídeo dedicada para games (série GTX)!

Então é isso, meus valorosos amigos nerds gamers. O jeito é torcer para que todo esses rumores se confirmem e que esses produtos sejam lançados e aqueçam ainda mais o mercado de hardware. Para aqueles que estão a fim de fazer um upgrade em suas máquinas ou mesmo montar uma nova, 2018 será um bom ano para isso. Um setup montado com um kit baseado em peças que farão parte dessas possíveis tecnologias aqui citadas, certamente será um PC Gamer capaz de rodar qualquer jogo da atualidade no talo.

Minhas dicas: desde já, vá economizando e fique de olho aqui no site!

Pretendo informa-los sobre todas essas novidades… 🙂

Abraço a todos!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Lukas Melo

É Editor e Autor do UniversoNERD.Net. Profissional da área de EaD, aficionado por RPG, hardware e cinema. Porém, não nega outras nerdices.