NEWS!

As Diferenças De Fortnite Battle Royale

As Diferenças De Fortnite Battle Royale

Que os games do gênero Battle Royale já tomaram conta de uma boa parte do mercado, acredito que ninguém tem mais dúvidas. Originado de um romance japonês de mesmo nome, este gênero envolve batalhas multiplayers entre muitos jogadores mistura elementos de exploração com sobrevivência e com a procura de armas e equipamentos. Este tipo de experiência desafia um grande número de jogadores, começando com um equipamento mínimo para procurar armas e novos itens e tentar eliminar os outros oponentes, enquanto todos evitam ficar presos fora de uma “área segura” que encolhe com o tempo, sendo que o vencedor será o último competidor a sobreviver na partida. Neste cenário da “moda”, um dos games que mais se destaca e que conquistou uma legião de jogadores em diversas plataformas se chama Fortnite.

Para um game que estava há muito tempo em desenvolvimento como um jogo de tiro cooperativo baseado em hordas, a adição rápida do modo Battle Royale a Fortnite parecia ser um movimento para capitalizar uma tendência. No entanto, seu sistema de construção aparentemente simples e sua mecânica de tiro, não apenas o diferenciam de outros jogos baseados na mesma premissa, mas também funcionam extremamente bem para criar uma experiência de deathmatch excepcionalmente caótica e surpreendentemente divertida.

fortinite arte premissa - As Diferenças De Fortnite Battle Royale

Arte conceitual que representa a premissa e diferencial do game Fortnite: Battlle Royale.

Sobre Fortnite Battle Royale

Tudo que está relacionado com o visual de Fortnite emite um tom alegre. Você começa uma partida pulando de um ônibus, que parece que está indo para uma festa, preso por balões que voam através do grande mapa do mundo aberto. Armas, munição e itens de saúde estão espalhados pelo cenário. Alguns itens valiosos são encontrados dentro de caixas que são lançadas pelos aviões. Os jogadores constroem estruturas a partir do nada e as armas de fogo expressam sua trajetória. Mas não deixe que a primeira impressão te engane, pois quanto mais você entrar nesta jogatina, mais você verá como as armas devem ser usadas de maneiras inteligentes e complexas para sair vitorioso, sem contar com o fator sorte.

O sistema de construção é exclusivo do game e composto por quatro componentes: paredes, rampas, pisos e telhados. Estes são construídos com três tipos diferentes de materiais que você pode extrair com uma picareta ou vasculhando o mapa: madeira, pedra e metal têm suas próprias propriedades em termos de durabilidade e velocidade de construção. Você pode modificar ainda mais estruturas para ter janelas e portas. Parece complicado, mas graças aos esquemas baseados em grades e ao esquema de controle intuitivo, não é um grande obstáculo pegar o jeito de construir. É importante ressaltar que os jogadores devem procurar obter total controle das estruturas elaboradas de modo que evitem receber dano durante quedas.

À primeira vista, Fortnite possui uma mecânica interessante e que funciona de maneira aleatória, na premissa de iniciar com 100 jogadores multiplayer e terminar com apenas um “vivo” e vitorioso. Mas esta é a base que contribui para uma infinidade de possibilidades táticas, como criar uma escadaria para subir uma montanha e chegar ao terreno mais alto ou fabricar rapidamente sua própria cobertura, enquanto você atravessa um campo aberto para se aproximar dos adversários. Literalmente, criar um “fosso” entre as montanhas pode transformar tiroteios de longo alcance em brigas de curta distância.

O sistema dinâmico de construção sempre lhe dá a oportunidade de improvisar, mesmo quando você pensa que suas costas estão literalmente contra a parede.

fortinite construcao - As Diferenças De Fortnite Battle Royale

O sistema de construção é exclusivo de Fortnite e um dos grandes diferenciais deste game no gênero.

Por exemplo, os jogadores muitas vezes se protegerão com estruturas que atuam como bunkers improvisados. Para modificar, você pode exercer pressão sobre eles, construindo seu próprio conjunto de rampas que levam ao território inimigo para forçar uma luta justa e eliminar oponentes de forma que você esteja mais protegido. Nestes momentos, a natureza única e interessante de Fortnite brilha, pois o conflito não é apenas aterrissar, avistar o inimigo primeiro ou dar um tiro preciso, mas sim ser inteligente e fazer improvisações rápidas com o conjunto de ferramentas para conseguir abrir seu próprio caminho para o sucesso. A vitória será muito merecida, especialmente porque normalmente, consiste em qual jogador ou esquadrão tem a melhor perspicácia arquitetônica nas zonas seguras em constante mudança.

Enquanto a construção é imperativa para a vitória, também é a destruição. Todo objeto no mundo de Fortnite pode ser destruído e mesmo quando os jogadores criam sua própria defesa, ninguém estará seguro por muito tempo na batalha se ficar mesmo local demasiadamente. Um foguete bem posicionado ou explosivo remoto pode rapidamente desmantelar um forte grande e complexo; se uma torre de vários andares não tiver uma fundação forte, derrubá-la por baixo trará todos de volta para o solo. Mesmo uma tática sútil, como quebrar uma única parede e lançar uma rampa para se infiltrar em um forte imponente, pode ser eficaz.

As abordagens para combate também dependem das armas que você procura. Um arsenal típico composto de rifles, metralhadoras, espingardas e pistolas tem camadas coloridas para indicar níveis variados de poder e raridade. Cada arma foi desenvolvida para um uso sensato, no entanto, armadilhas e explosivos misturam um pouco as coisas. Este é outro aspecto em que Fortnite diverge de muitos outros jogos do gênero, pois atirar rápido e de maneira fluida, semelhante a um atirador de arena. Os combates de médio alcance e os combates mais próximos parecem mais uma dança fatal dentro e em volta das estruturas ou do ambiente.

Fortnite não é um shooter tático no sentido tradicional, mas oferece seu próprio conjunto de opções estratégicas para manter os jogadores atentos.

fortntie gun - As Diferenças De Fortnite Battle Royale

O game possui uma enorme variedade de armas, com vários níveis e que devem ser usadas com habilidade e inteligência.

O engajamento inimigo ainda carrega o risco que você normalmente espera dos games desse tipo, por natureza, de ter uma vida por partida e por ter um tempo relativamente rápido para “matar”. Mesmo depois de conseguir obter saúde e escudos completos, tiros bem posicionados de uma arma lendária ou épica dificultarão o trabalho de qualquer um. O ritmo acelerado deste game move uma tensão enervante para uma maior frequência de ação. No entanto, como em qualquer jogo de batalha “real”.

Os itens/recursos são distribuídos aleatoriamente no mapa e em alguns locais que possuem uma concentração maior de jogadores após descerem do ônibus, como, “Torres Tortas”, “Via do Varejo” e “Parque Agradável”, onde nesses locais existe uma probabilidade maior de encontrar itens de raridade mais alta (épicos/lendários/roxo/dourado), Acredito na tentativa de recompensar o/os jogador(es) que ficarem vivos depois de enfrentar muita gente. Isso não quer dizer que locais como “Cruzamento da Sucata”, “Fábrica de Descargas”, “Cabana Solitária”, não possuam bons itens (qualidade), mas as chances são menores. Quando o jogador conhece o mapa, a quantidade de recursos(munição/materiais) não será preocupante pois ele sabe onde “minerar” só de olhar, como árvores que valem mais a pena serem batidas, paredes que dão mais tijolos que outras, entre outras coisas adquiridas com a experiência.

O extenso mapa apresenta uma variedade de áreas temáticas: uma metrópole e os subúrbios contrastam com os pântanos e outros biomas. Independentemente disso, há um sentimento de que muitos dos pontos de referência do mapa não possuem sofisticação em layouts, mas para darmos crédito, a verticalidade do mapa traz o melhor de suas habilidades de construção, mas centros urbanos têm sempre um risco, principalmente quando dois esquadrões pousam na área. Uma cidade um pouco mais intricada é, por vezes, desprovida de itens úteis. Seria mais fácil ignorar isso se você não precisasse caminhar para uma área próxima a pé que provavelmente já tenha sido saqueada, mas isso ocorre com frequência.

Em apenas cerca de meio ano, a Epic Games demonstrou forte apoio com uma distribuição consistente de novos conteúdos. Aqueles que estiveram jogando “Fortinite: Battle Royale” estão cientes dos modos de tempo limitado que colocam uma leve reviravolta no modo padrão. Além disso, jogos somente com snipers ou apenas explosivos adicionaram um toque legal, mas modos anteriores como “50 vs 50” ou “Teams of 20” fazem muito mais para mudar o ritmo do Fortnite e abrir novas maneiras para experimentar o jogo.

Se isso é uma tendência, o game poderá ter muito mais a oferecer à medida que evoluir.

fortntie maps - As Diferenças De Fortnite Battle Royale

Atualizações constantes modificam o mapa (da esquerda para a direita).

Uma visão geral de Fortnite Battle Royale

Este é um game free-to-play, então você deve estar ciente de que ele se sustenta através de microtransações. Um passe de batalha de US$10 libera uma enorme quantidade de skins para você se caracterizar nas partidas. É um sistema razoável, pois esses objetivos lhe recompensam com itens cosméticos que visivelmente surgem dentro do estilo da arte colorida de Fortnite. Não há nada para infringir ou interferir na partida, felizmente. Se você deseja fazer sua picareta se parecer com um brinquedo, vestir roupas sazonais ou receber a mais recente dança viral como uma emoção, então o “passe de temporada” terá sentido nas suas jogatinas.

Embora existam várias partes móveis no ecossistema do jogo, a maior conquista está em como combinar perfeitamente uma série de mecânicas simples para criar um jogo de batalha realista e diferente da concorrência. O que parece ser um sistema simples de construção aumenta progressivamente para uma exibição elaborada de proezas táticas. Como diz o ditado: é fácil de aprender, mas difícil de dominar.

E embora existam algumas falhas no design do mapa e a fadiga que a rotina possa gerar, o game raramente falha em desafiá-lo de maneiras inesperadas, resultando em algo mais do que apenas outro típico shooter que temos no mercado de games atualmente.

Este texto de Fortnite: Battle Royale foi baseado na minha experiência no Xbox One X e teve a colaboração de Daigor Landi (membro da equipe) e Everton Boniek ou “Gamebilidade”  (amigo da Xbox Live).

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Gamer desde o Atari 2600, Streamer, Blogueiro e Professor Universitário de profissão e paixão. Sempre informado sobre games, tecnologia, ciência e ensino. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas