NEWS!

A Emoção Com Life is Strange: Before The Storm

A Emoção Com Life is Strange: Before The Storm

O que significa ser ignorantemente feliz versus dolorosamente consciente? Em uma análise mais detalhada, esse é o tema principal do game Life is Strange: Before The Storm. Além de trabalhar como uma história de amor, a questão principal que Square Enix e Deck Nine Games apresentou é… se é melhor viver uma vida maravilhosa construída sobre mentiras ou na miséria sabendo a verdade. Você joga e decide!

Antes do episódio da Tempestade, o game empurra essa ideia para a frente ao longo de suas duas horas e meia (mais ou menos). E mesmo com alguns buracos de lógica aparentes durante a história de Chloe, possui um bom final para o que pode ser dito como um dos melhores games indies de 2017.

O game remete ao tema da “verdade contra a ficção” e alcança um final satisfatório…

life is strange before the storm 1 - A Emoção Com Life is Strange: Before The Storm

Assim como o primeiro game, Life is Strange: Before The Storm causa emoção com boa imersão ao jogador.

Mas em “Life is Strange“… O que é real?

O enredo é centrado em torno da amizade e relacionamento crescente entre Chloe e Rachel, mas depois de jogar “Brave New World”, a história de fato deste relacionamento parece estar acabada. O episódio final é mais sobre abordar a mãe biológica de Rachel, o crescente conflito com o traficante de drogas Damon Merrick e a crescente tensão entre Rachel e seu pai. Tentarei não fazer spoilers que comprometam a imersão!

A questão aqui é abordar o tema “verdade versus ficção” que permanece em grande parte do game e durante todo o final. É nas interações de Chloe com seu pai morto. É nas conversas reais de Chloe com Rachel e sua família. Também está em um momento crítico durante o clímax, embora um que involuntariamente criou uma lacuna. Eu gosto da forma como o game foi conduzido, particularmente no contexto deste mundo em que Chloe Price se considera ser o verdadeiro “cacique da verdade”. Em um mundo “perfeito”, é bom chamar todos de mentirosos e falsos. E durante a história, é possível que Chloe haja com impiedade, mas sempre ocorrerá consequências! Isso acaba sendo o ponto crucial da trama e há muitas conseqüências para quebrar qualquer ilusão em viver dentro de um mundo com pureza e sinceridade. Assim como nosso mundo real!

A única questão importante de mencionar com o final é que quase joga fora os outros elementos do game até este ponto. Não há cenas em Blackwell, então quase todas as histórias paralelas com os alunos foram apenas abordadas… mas para não estragar a graça, deixarei detalhes em aberto. A tensão familiar entre Chloe, sua mãe e David é tocada por talvez alguns minutos. E quase não há provas reais da peça da escola na noite anterior, além de algumas menções externas. Nem tudo está perfeito, mas…

… Mesmo assim, o game possui uma bela história e deve ser jogado por quem curte o gênero.

life is strange before the storm 3 - A Emoção Com Life is Strange: Before The Storm

É um dos poucos games que gostei quando o assunto é tratar de elementos que representem a vida humana.

Uma grande escolha

Deve-se notar que “Hell is Empty” é um tanto distante da fórmula original de Life is Strange, pois todos os episódios anteriores tiveram uma série de escolhas “chave”, juntamente com todas as suas demais escolhas (ou escolhas secundárias). O final, no entanto, tem apenas uma escolha chave! E como essa escolha influencia o desenrolar da história para o final do game, pode ser chamada de a “decisão-chave”.

O que faz com que essa decisão em particular funcione, porém, é que é uma escolha em que os três episódios do game foram todos construídos. Tudo envolvendo a mãe biológica de Rachel, sua vida familiar e até mesmo o relacionamento entre Chloe e Rachel ajudam a alimentar essa decisão crítica que Chloe precisa fazer.

A desvantagem de seguir nesse sentido é que as outras decisões do episódio se sentem triviais, em comparação. As interações com Joyce e David, com Drew e Steph, e todos os outros personagens menores quase não importam. Na verdade, a história principal mostrou-se tão convincente, que a vida habitual é um estranho tropo de ser interrompida durante uma revelação chave que começou a se sentir mais irritante à medida que o game prosseguia. Mas o game é bom e deve ser conferido por quem gosta de uma boa história.

E foi o que diferenciou de fato Before The Storm do primeiro game da franquia. 

life is strange before the storm 4 - A Emoção Com Life is Strange: Before The Storm

E não tem como deixar de se envolver emocionalmente com este game!

Juntando as “peças” para melhor compreensão

Com relação ao game em si e antes que a tempestade descubra onde que seu pão será amanteigado, é interessante em aprender sobre os personagens do mundo e tentar pensar nas situações como Chloe Price, abordando-as com sua personalidade impetuosa. Está disposto(a) a pensar nas situações?

De fato existem poucos cenários que se “sentem fora do lugar” ou não se relacionam completamente com as decisões-chaves que precisará tomar. O episódio “Hell is Empty” centra-se mais em torno de elementos de quebra-cabeça. Há uma sequência que envolve investigar o antigo caso em torno do chefe da droga Damon Merrick e tentar juntar certos elementos que serão importantes para o desenrolar da história.

A melhor característica de “Before The Storm” como um todo, na minha opinião, remete a Chloe mostrar realmente quem ela é de fato e como age com as pessoas! Pois tentar usar as palavras de outras pessoas contra elas mesmas é uma ideia criativa e que caiu bem neste game. Mas é lamentável que alguns personagens aparentemente foram retidos em decorrência do desfecho…

… Mas as situações que surgiram durante todo o game foram de uma experiência cheia de emoção!

life is strange before the storm 5 - A Emoção Com Life is Strange: Before The Storm

Chloe mostra de fato quem é… uma característica única e importante de Life is Strange: Before The Storm.

Uma “fantasia” adolescente

O game “Life is Strange: Before The Storm” é uma bela jornada pela adolescência de Chloe Price. É uma brilhante exploração do que acontece quando um adolescente sem rumo atende uma pessoa que muda o curso de sua vida para sempre. É uma jornada que explora os temas da perda, do amor, da autoconfiança… e se a “estrada” para a felicidade chega de fato na verdade. É uma ótima reflexão de vida!

Adicione a isso alguns elementos divertidos que fazem referência ao jogo original e reconhecemos que é um incrível esforço da Deck Nine Games. Mesmo com suas imperfeições, Chloe Price se transformou em alguém com quem os jogadores podem se relacionar e simpatizar. Isso lembra aos jogadores o que significa crescer como adolescente. É muita angústia, mas também é muita alegria.

E pela alegria, vale a pena suportar toda a angústia!

_________________________________________________

Este post é minha opinião pessoal e baseada em uma cópia digital da Steam (PC). Agora irei “rejogar” para tentar viver uma nova experiência no Xbox One. O game “Life is Strange: Before The Storm” está disponível também na PlayStation Store.

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Professor Universitário e gamer nas horas vagas. Sempre informado sobre ensino, ciência, tecnologia e games.